sexta-feira, 15 de abril de 2011

Resenha - lançamento - O PARAÍSO TERRESTRE por Milad Doueihi



O PARAÍSO TERRESTRE
por Milad Doueihi



Número de Paginas : 240

Vamos rever mitos e filosofias. Podemos analisar o que disse Stendhal sobre a beleza, o Paraíso não passa de promessa de felicidade. E o paraíso biblico, seria apenas o Eden da Utopia? O autor segue na busca e reve as figuras possíveis do Paraíso por olhos de Santo Agostinho ou Nitzsche.

Milad Doueihi, em O Paraíso Terrestre, apresenta uma proposta inovadora a respeito do Paraíso, reexaminando o tema antigo como utopia e permitindo compreender de que forma, na Idade Moderna, essa utopia sustenta uma ética universal. Nesse ensaio, Milad Doueihi argumenta que, ao mesmo tempo em que o Paraíso Terrestre é considerado um mito, a sua história tornou-se o pilar da Modernidade. E essa, enquanto propaga a contestação dos preceitos bíblicos, herda e depende dos mesmos conceitos que ela tenta arruinar. Doueihi narra os momentos chaves no uso filosófico do conceito de Paraíso. Para isso, segue os rastros das transformações da figura do Paraíso, de Santo Agostinho a Nietzsche, passando pelos escritos de Lutero, Bayle, Leibniz, Spinoza, Kant. Por exemplo: Kant dizia ser o Paraíso o primeiro momento do uso da razão e do progresso na história do Homem. Já Nietzsche descreve o conceito mais sombriamente, como a personificação do conflito entre a Humanidade e suas crenças. Como os debates modernos a respeito da natureza do mal, do livre-arbítrio e da origem da linguagem estão relacionados às interpretações filosóficas do conceito de Paraíso? Será o Paraíso a origem do erro humano e o reflexo utópico da própria Humanidade? São os pensamentos do autor que irão mostrar que o completo entendimento do Paraíso responderá questões fundamentais à sociedade, ao mesmo tempo em que muitas crenças da Humanidade podem estar com os dias contados.


O AUTOR
Professor Milad Doueihi é professor pesquisador honorário na seção francesa da Escola de Línguas Modernas e Culturas ( French Section of the School of Modern Languages and Cultures).








Extrait de la conférence Labo BnF - Que sera la lecture numérique? - Milad Doueihi, janvier 2011.

um lançamento da



Nenhum comentário: