sexta-feira, 6 de maio de 2011

Evento - Novas criações de Sergius Erdelyi


Novas criações de Sergius Erdelyi em exposição no Memorial de Curitiba

Artista plástico, engenheiro e empresário, Sergius Erdelyi apresenta uma nova série de esculturas na exposição “Ars Eaterna”, que será inaugurada nesta quinta-feira (5), às 18h, no Memorial de Curitiba. A exposição reúne uma sequência de trabalhos da sua atual fase de esculturas em metal, feitas com um tipo de material resultante da liga de diversos metais, principalmente bronze e cobre. A mostra estará aberta ao público a partir de sexta-feira (6).

Aos 92 anos, o artista, que já trabalhou com diversas técnicas, optou por um material que pudesse eternizar a sua obra, como propõe o título da exposição. A maior parte das 332 esculturas são peças do jogo de xadrez. Sergius expõe oito jogos com peças pequenas e um com peças em grandes dimensões, sendo que a maior (o rei) tem 2,10 m de altura. Também fazem parte do conjunto outras 64 esculturas que remetem a seres imaginários e mitológicos, na forma de objetos como castiçais, copos, jóias e sinos.

Austríaco de nascimento e vivendo no Brasil desde 1953, Sergius Erdelyi atuou em diversas áreas, desenvolvendo trabalhos científicos em foto e termoeletricidade. Também constam de seu currículo invenções importantes como o aquecedor de carter do Panzer Tiger e Panther – veículos do exército, na época da guerra – e o aquecedor domiciliar a óleo mineral cru, que salvou milhares de lares, em Viena, dos invernos congelados da década de 1940. É fundador da fábrica de máquinas de costura elétricas ETINA (Viena – 1947) e de vários empreendimentos industriais e de reflorestamento no Brasil.

No campo das artes, Sergius Erdelyi fez desenhos, pinturas, gravuras e mosaicos. São de sua autoria os vitrais que ornamentam a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Igreja Santo Antônio e a Capela São Francisco de Tijucas do Sul, onde mantém o seu ateliê e um museu contendo pelo menos 4 mil obras de sua autoria. Foi ele também quem produziu os 150m² de mosaicos em vidro da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.

Sergius Erdelyi participou de diversos salões pelo Brasil e realizou importantes exposições individuais em galerias de arte e museus de Curitiba, São Paulo, Áustria e Estados Unidos. Em 1973 integrou a XII Bienal Internacional de São Paulo. Desenvolveu uma carreira de sucesso, mas ficou muitos anos sem mostrar suas obras, até que retornou em 2009 com uma retrospectiva da Universidade Católica do Paraná e, no ano passado, com a exposição de anjos em metal, no Museu de Arte Sacra.

Serviço:

Exposição “Ars Eaterna”, de Sergius Erdelyi

Local: Memorial de Curitiba – Salão Brasil – 3º andar (R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Data: Abertura dia 5 de maio de 2011 (quinta-feira), às 18h.

Horário de visitação: a partir de 6 de maio (sexta-feira) até 29 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.

Entrada franca

Nenhum comentário: