segunda-feira, 30 de maio de 2011

Evento - Projeto literário no palco do Teatro da Caixa






Italo Calvino, Julio Cortázar e “As Mil e Uma Noites” serão lidos para o público







A quarta edição do projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” volta ao Teatro da Caixa para apresentar textos de dois escritores contemporâneos e de uma obra clássica de autor desconhecido. Trata-se de “As Mil e Uma Noites”, que estará ao lado do italiano Italo Calvino e do argentino Julio Cortázar no dia 1º de junho, quarta-feira, às 20h.



Quem comanda a leitura dessa vez é a diretora Olga Nenevê, que selecionou contos dos livros indicados pelo curador Flávio Stein. Além do livro “As Mil e Uma Noites”, compilação árabe do século 9, serão lidos textos de obras contemporâneas, como “Os Amores Difíceis”, de Italo Calvino, e “História de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar.



Encontrar similaridades em textos escritos em épocas e lugares tão diferentes foi uma tarefa nada fácil para a diretora. “No início, a gente pensou em tentar encontrar um ponto em comum. Depois, passamos a trabalhar a qualidade individual de cada um, sem querer misturar ou fazer um esforço para ligá-los”, explica Olga, que fará a leitura ao lado do ator Eduardo Giacomini.



No fim das contas, entretanto, as obras revelam, cada uma ao seu modo, tratar da busca pelo encontro. “A ideia de afetividade é trabalhada literariamente bem diferente em cada um, a vontade e a dificuldade do encontro, a vontade que existe entre os seres. Todos eles falam desse lugar interno e de como concretizar esse desejo interior”, completou.



Durante a leitura, a apresentação contará com a participação do músico Rogério Gulin, que complementará o ambiente com intervenções sonoras de uma viola caipira. Quem comparecer ao evento, ainda terá a oportunidade de participar de um debate mediado pelo escritor Luís Henrique Pellanda. O público poderá conversar e trocar ideias com a equipe responsável pela apresentação.



Sobre os autores



Considerado um dos maiores escritores europeus do século 20, Italo Calvino nasceu em Cuba, em 1923, mas logo foi para a Itália. Seu primeiro livro, “A Trilha dos Ninhos de Aranha” foi lançado em 1947. Começando com o neo-realismo, passou a explorar a fábula e o fantástico, sendo “As Cidades Invisíveis” e “Se um Viajante Numa Noite de Inverno” suas obras mais representativas.



Julio Cortázar nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1914, mas mudou-se para a Argentina. Foi lá que estudou letras e trabalhou como professor. Em 1951, fixou residência em Paris e seguiu carreira literária. Considerado um dos pais do realismo fantástico, lançou entre muitas obras “O Jogo da Amarelinha”. O livro pode ser lido tradicionalmente do início ao fim ou seguindo indicações de rodapé e caindo em capítulos aleatórios.



Narrados por Sherazade, esposa do rei Shariar, os contos de “As Mil e Uma Noites” foram reunidos em língua árabe no século 9. O livro passou a ser amplamente conhecido no ocidente com a tradução feita por Antoine Galland para o francês em 1704. Na obra, Xerazade livra-se da punição do rei – que matava uma esposa a cada noite – ao contar histórias que sempre continuavam no dia seguinte.



EntreMundos



Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, neste ano serão dez edições mensais de “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Enquanto nas iniciativas anteriores focou-se na literatura de um determinado período ou de um espaço, a nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.



Nas primeiras edições, realizada em março e abril, foram lidos trechos de Giovanni Bocaccio, Lima Barreto, Mia Couto, Luís Henrique Pellanda, Paulo Venturelli e Assionara Souza. Durante o ano, ainda serão visitados Miguel de Cervantes, Milan Kundera, Lygia Fagundes Telles, entre muitos outros.



Ficha técnica:

Direção: Olga Nenevê

Leitores: Olga Nenevê, Eduardo Giacomini

Mediação: Luís Henrique Pellanda

Músico convidado: Rogério Gullin – viola caipira

Curadoria: Flávio Stein

Direção executiva: Leandro Daniel Colombo

Obras selecionadas: “As Mil e Uma Noites”, autor desconhecido; “Os Amores Difícies”, de Italo Calvino; e “História de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar



Serviço



Literatura: EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo

Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba/PR

Data: 01 de junho

Horário: quarta 20h

Ingressos: Um livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: