sexta-feira, 6 de maio de 2011

EVENTOS - Música - A música popular russa no acordeom de Oleg Fateev







Músico participa da Série Solo Música





O Teatro da CAIXA traz para Curitiba o jeito russo de tocar acordeom. No dia 10 de maio, o moldaviano Oleg Fateev apresenta um concerto solo de bayan, uma espécie de acordeom russo. O repertório é formado pela música popular da Rússia e da Bulgária, além de composições do próprio músico.



Oleg Fateev nasceu em 1967 em Bendere, na Moldávia (ex- União Soviética). Começou a estudar música aos 5 anos de idade, em sua cidade natal. Em 1993, se formou em regência e bayan na Academia de Música Gnesin, em Moscou. Em 1996 passou a residir em Tilburg, Holanda, onde se apresenta em concertos solos, faz direção musical de montagens teatrais e balés. O músico participa de projetos de música tradicional e experimental por toda Europa, além de participar de festivais e projetos de música experimental, como o projeto Truckstop, em 2008, idealizado pelo Quarteto de Cordas Ethel.



Desenvolveu sua linguagem musical com raízes na música da Rússia e Moldávia, com influências do jazz, música erudita e do mundo. Em 98 formou seu próprio trio, onde começou seu trabalho de compositor e arranjador. Acompanha importantes artistas da música holandesa: Eric van der Wurff, Nard Reijinders, Jeroen Pek Band, Leoni Jansen, e muitos outros. Em 2009, lançou seu primeiro álbum, “Dreams”. Em 2010 esteve pela primeira vez no Brasil, em shows com o Quarteto Mundano, de Carlinhos Antunes, e a percussionista Simone Soul.


Bayan


O bayan é um acordeom cromático desenvolvido na Rússia no século XX, cujas caracteristicas en sua construção o fazem ter uma tonalidade diferente do acordeom tradicional, além de um som de baixo mais profundo. Na Rússia é instrumento para virtuosos e utilizado até na música erudita contemporänea.

Série Solo Música



Criada especialmente para o Teatro da Caixa em Curitiba, a Série Solo Música é, possivelmente, a única no gênero no país. A Série consiste em concertos solo de artistas das mais variadas vertentes. A programação musical passeia entre o erudito, o popular e a world music, sem uma lógica prévia ou histórica. Nas duas temporadas anteriores, já aconteceram apresentações raras de sitar, sarod, viola pomposa, violino elétrico, eufônio, kora e de música indígena. Nesta temporada, a programação conta com samba, choro, jazz, música contemporânea erudita e antiga, além de músicas russa e francesa, com os concertos abaixo:



Serviço Música: Série Solo Música – Oleg Fateev (bayan – acordeom russo) Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: 10 de maio Hora: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: