segunda-feira, 30 de maio de 2011

EVENTOS - Música - Sinamantes e a banda paraibana de Chico Ribeiro




O trio brasileiro-argentino Sinamantes e a banda paraibana Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus são atrações musicais gratuitas no próximo mês de junho no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108). O trio Sinamantes se apresentará no próximo dia 8, e Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus no dia 9, ambos às 12 horas e 18 horas.

Nascido em meio ao escaldante verão paulistano de 2010, formado por dois brasileiros e uma argentina, o trio Sinamantes vem para estreitar os laços entre a música pop brasileira e a latino-americana. As diferentes bagagens de seus três integrantes realizam esta integração de maneira autêntica, visando a criatividade e a reflexão em torno das diferentes culturas do nosso continente e sua reverberação na música pop do cada país.

Natália Mallo (voz e cordas) e Mariá Portugal (voz e bateria) são fundadoras do Trash Pour 4, grupo conhecido pelas versões inusitadas de clássicos da música pop, com três discos lançados no Brasil e no exterior, e algumas turnês internacionais no currículo. Além disso, Natália encabeça o grupo de tango Gato Negro, enquanto Mariá Portugal acompanha Fernanda Takai em seu trabalho solo. Danilo Penteado (voz, cordas e piano) é multi-instrumentista, conhecido principalmente pelo seu trabalho no Quatro a Zero, grupo que realiza uma pesquisa inovadora sobre o choro.

Juntos lançaram o EP SINAMANTES, no qual interpretam músicas próprias e de outros autores. O grupo Sinamantes fez sua estreia em março numa turnê nos Estados Unidos, que incluiu o festival South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de música global do mundo. Atualmente, preparam seu lançamento no Brasil e produzem seu segundo EP e uma turnê de lançamento na Europa, com shows confirmados em Lisboa (Lisbon Unplugged), Sevilha e Londres (Park Plaza).

Os Sinamantes também se apresentarão, no SESC Crato, no Cariri cearense, no próximo dia 10 (sexta-feira), às 20 horas. No CCBNB-Sousa, na Paraíba, farão duas apresentações: no dia 11 (sábado), às 21 horas, e no dia 12 (domingo), às 19h30. Os shows são gratuitos.



Repertório do Show:

01. Azar (Natalia Mallo / Danilo Penteado / Mariá Portugal)

02. Cenizas en tu piel (Natalia Mallo / Ana Paula Gomes)

03. Dios y yo (Natalia Mallo / Mariá Portugal)

04. The frog (Natalia Mallo)

05. Polite dance song (The bird and the bee)

06. Chorando se foi (Hermoza/Ferreira/Monteiro)

07. Díme lo (Natalia Mallo / Danilo Penteado / Mariá Portugal)

08. Déjalo ser (Natalia Mallo / Danilo Penteado / Mariá Portugal)

09. Procuro (Mariá Portugal)

10. Corazón Partío (Alejandro Sanz)

11. Hay que venir al sur (Gianni Boncompagni/ Escolar/ L. Gomez/ Ormi/ Pace)

12. Tolas Melodias (Cursis Melodias - Natalia Lafourcade)



Ficha Técnica:

Natalia Mallo: voz, vocais, violão, guitarra

Mariá Portugal: voz, vocais, bateria

Danilo Penteado: voz, vocais, baixo



Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus

Apresentando uma nova face dos antigos trios pé de serra, ainda em voga em diversos rincões do Nordeste, Os Cabras de Mateus, criado em João Pessoa em meados de 2002, foi reformulado por Chico Ribeiro, que integrou o grupo onde divide composições e arranjos, acompanhado por sanfona, triângulo, zabumba e pandeiro.

O nome do grupo é uma referência ao bairro Alto do Mateus, João Pessoa-PB, também inspirado no "Mateus", personagem da cultura popular. Entre autorais e composições de outros nomes que muito bem divulgam o verdadeiro forró, o show é uma saudação às tradições, e reafirma o compromisso que esta música tem como arte popular e identidade quanto raiz de tudo que, no estilo, veio depois e modernizando-se, conservando a essência.

Em março de 2009, Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus gravaram seu primeiro CD intitulado "Porteira Aberta", com a participação de Biliu de Campina, Antônio Barros e Cecéu, Adeildo Vieira, Jaqueline Alves e Gláucia Lima.

O grupo também se apresentará no CCBNB-Sousa, na Paraíba, no próximo dia 7 (terça-feira), às 19h30. O show é gratuito.



Programa

1. Por Amor Ao Forró (Pinto Do Acordeom)

2. Mistura De Raças (Pinto Do Acordeom)

3. Melhor Que O Forró É O Amor (Kennedy Costa)

4. Proposta De Paz (Chico Ribeiro)

5. Passarinho Cantor (Antonio Barros / Cecéu)

6. Quanto Mais Quente Melhor (Joca Do Acordeom / Zé Da Ema)

7. Numa Sala De Reboco (Luiz Gonzaga / Zé Marcolino)

8. Dois Apenas Um (Livardo Alves / Junior Targino)

9. Gozo Da Mente (Marcos Maia / Bebe De Natercio)

10. Porteira Aberta (Junior Targino)

11. Minha Viola (Junior Targino)

12. Vem Viver Essa Paixão (Pinto Do Acordeom)

13. Tô Querendo Teu Chamego (Kennedy Costa /Pádua Belmont)

14. Vitória (Chico Ribeiro)

15. Roseiral (Fernando Mouro)

16. Vida Boa Aperriada (Pinto Do Acordeom)

17. Abra O Olho (Chico Ribeiro)



Ficha Técnica

Voz e Triângulo - Chico Ribeiro

Acordeom - José Joabe Dantas

Contrabaixo - Kleber

Percussão - Gabriel Soprino Silva

Nenhum comentário: