terça-feira, 10 de maio de 2011

Notícia - Mais de 600 projetos culturais estão inscritos

Mais de 600 projetos culturais

estão inscritos no Mecenato

A Fundação Cultural de Curitiba recebeu inscrições de 633 projetos culturais de artistas profissionais e iniciantes interessados em receber recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, por meio do Mecenato Subsidiado. A maior parte dos projetos é das áreas de música (31%), audiovisual (21%) e artes cênicas (21%). Os projetos recebidos já foram encaminhados às comissões que farão a análise de mérito.

Do total de projetos apresentados, 489 são de artistas não iniciantes, enquanto 144 são propostas apresentadas por iniciantes. Entre os empreendedores iniciantes, as áreas mais procuradas são de audiovisual (33%) e música (29%). Entre os mais experientes, além desses dois segmentos, é também significativo o percentual de projetos de artes cênicas. As outras áreas contempladas são artes visuais, literatura, patrimônio histórico, artístico e cultural, e folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais.

O valor máximo dos projetos aprovados pelo Mecenato será de R$ 88 mil para os não iniciantes e de R$ 44 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social, conforme prevê a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Os recursos devem ser captados junto a empresas que, mediante renúncia fiscal do município, podem destinar até 20% do imposto devido ao projeto cultural. A previsão é que até julho sejam divulgados os resultados dos julgamentos de mérito pelas comissões, quando então os proponentes poderão iniciar a captação de recursos.

O número de projetos apresentados no Mecenato se mantém estável em relação aos três últimos anos. De acordo com a diretora de Incentivo Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Maria Hladczuk, o volume de propostas, embora se mantenha no mesmo patamar, é bastante significativo e representa a produção cultural da cidade. O que deve ser destacado, segundo Ana Maria, é a qualidade dos produtos culturais. “É possível perceber a seriedade com que os projetos são desenvolvidos, fazendo com que eles se superem, a cada ano, em termos de qualidade”, diz.

Para Beto Lanza, assessor de Planejamento e Inovação da Fundação Cultural de Curitiba, o volume de projetos inscritos reflete o profissionalismo da produção cultural da cidade. “A produção na área cultural requer um gerenciamento de processos que não é simples, mas que a classe artística curitibana faz com muita competência”, afirma.

Na avaliação de Beto Lanza, a maior incidência de projetos na área de audiovisual entre os iniciantes (foram 48 projetos inscritos) decorre do atual momento de crescimento do uso do suporte digital, e da presença na cidade de centros de formação nesse setor. O número significativo de propostas do segmento da música, entre profissionais e iniciantes, demonstra que Curitiba é de fato uma cidade musical, enquanto o teatro possui uma produção consolidada que requer, inclusive, a adoção de novos parâmetros por parte das fontes oficiais de incentivo.

“Vimos crescer nos últimos anos o número de companhias teatrais gestoras de espaços culturais, que estão num nível mais elevado de gerenciamento de sua produção. As reformas que venham a ser feitas nas leis de incentivo certamente devem levar em consideração esse novo parâmetro para as artes cênicas, oferecendo a elas possibilidades de fomento de médio e longo prazo”, explica Beto.

Nenhum comentário: