terça-feira, 28 de junho de 2011

evento CINEMA COMUNITÁRIO AO AR LIVRE

AMPLIARTE DA COMPANHIA DE ACTORES PROMOVE CINEMA COMUNITÁRIO AO AR LIVRE


Documentário nomeado para os Óscares “Lixo Extraordinário” será exibido sábado 2 de Julho, ao ar livre e com entradas gratuitas, pelas 22h00,

no Parque Urbano dos Navegadores (ao lado do espaço AMPLIARTE, em Porto Salvo).


O projecto AMPLIARTE da Companhia de Actores está a desenvolver um trabalho de intervenção social pela arte, activamente desde Abril, no Bairro Municipal dos Navegadores, em Porto Salvo. Inserido nesta programação, o próximo sábado será de Cinema ao Ar Livre. “Lixo Extraordinário” foi o documentário escolhido. Além de se tratar de um filme imperdível, a sua essência toca profundamente o trabalho desenvolvido pelo projecto AMPLIARTE – cultura e intervenção social.

“Lixo Extraordinário” com uma nomeação para os Óscares, tem conquistado o público em todos os festivais onde foi exibido, pela forma sensível e digna como retrata o trabalho de Vik Muniz, um dos maiores artistas brasileiros contemporâneos e um grupo de pessoas que trabalham numa lixeira. O artista brasileiro Vik Muniz cria fotografias usando pessoas e materiais dos locais onde elas vivem e trabalham. Quando os realizadores Lucy Walker e João Jardim começam a seguir o trabalho de Muniz, o fotógrafo estava a desenvolver a ideia para o seu próximo projecto. Muniz sabia que queria trabalhar com o lixo, mas ainda não tinha decidido o local. É então que decide ir até ao Jardim Gramacho, a maior lixeira do mundo, localizada no Rio de Janeiro.
No Jardim Gramacho, Muniz conhece os catadores do lixo, homens e mulheres que separam o lixo que se pode reciclar de todo o restante. Serão eles os protagonistas do seu novo trabalho e com isso ganharão também uma força e uma dignidade que mostra que a arte tem também um poder transformador.

PROGRAMA:

11h00 – “Barulho pelo Lixo” (acção de sensibilização ecológica pelas ruas do Bairro Municipal dos Navegadores).

21h00 – Inauguração da exposição de artes plásticas, resultado dos ateliers desenvolvidos com crianças e jovens dos Navegadores, a partir da utilização de materiais reciclados recolhidos ao longo da semana e na acção “Barulho pelo Lixo”, em parceria com a Escola Básica 1º Ciclo / Jardim de Infância Pedro Álvares Cabral e Creche Rainha D. Leonor – Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

22h00 – Exibição do filme “Lixo Extraordinário”, ao ar livre e com entradas gratuitas, no Parque Urbano dos Navegadores (ao lado do espaço AMPLIARTE).

O projecto AMPLIARTE nos Navegadores é uma iniciativa Companhia de Actores, financiada pela Merck Sharp & Dohme e pela Câmara Municipal de Oeiras. Esta acção de Cinema Comunitário conta ainda, com o apoio e participação de um grupo de voluntários do Grupo Auchan | Immochan, da Sumol Compal, MIDAS FILMES, Junta de Freguesia de Porto Salvo e da rede de parceiros do AMPLIARTE Navegadores.




Trailer "Lixo Extraordinário": clique aqui

Nenhum comentário: