terça-feira, 14 de junho de 2011

Evento - Cinema - Porto7 encerrou a sua quarta edição



Porto7 – Festival Internacional de curtas-metragens encerrou a sua quarta edição com filmes vencedores de Espanha, Alemanha, Austrália e Portugal.

Numa edição que bateu o recorde de estreias tanto na secção competitiva como não competitiva (cerca de 52), a organização salienta o reconhecimento internacional que o Festival tem vindo a merecer por parte dos realizadores que apostam neste certame para estrearem as suas obras.

De um lote de 45 curtas-metragens em competição nas várias categorias a decisão do júri recaiu na curta-metragem “Picnic” do realizador espanhol Gerardo Herrero, na categoria Ficção Internacional.

O vencedor da categoria de Competição Nacional foi a curta-metragem “A Parideira” de José Miguel Moreira, que conta com Diogo Morgado como principal actor.

Destaque para o filme de animação “O conto do vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, que arrecadou o prémio de melhor animação comprovando a qualidade do cinema de animação português.

O Porto7 teve também a componente de competição Videoclip que teve lugar todas as noites no Hard Club, tendo como vencedores os Videoclips “Demolition Disco” dos Big Mama e “Lose Child” dos Eat Lease.

Salienta-se a menção honrosa para o Videoclip de Hip-Hop “Quero a liberdade Jah” dos portugueses Barrako27, que actuaram na sexta feira no Hard Club para uma sala cheia, contagiando o publico com a energia da sua música e mensagem social.

Numa edição que contou com a presença do realizador nomeado para os Óscares da Academia em 2011, Tanel Toom, o publico teve a oportunidade de assistir ao seu filme “The Confession” e participar numa masterclass com o realizador.

Tanel Toom de uma forma brilhante desvendou ao publico muitos aspectos da realização deste filme, que é sem dúvida uma curta-metragem a não perder.

O balanço desta edição do Porto7 é muito positivo. Num cenário que à partida parece árduo para a cultura, ficou demonstrado que a criatividade e a vontade de fazer acontecer um evento com projecção internacional é possível quando se aposta forte nas capacidades individuais e se põe ao serviço de um projecto comum.

Nenhum comentário: