terça-feira, 14 de junho de 2011

EVENTOS - Música - Rosy Greca lança livro de música para crianças na CAIXA Cultural






“A canção para crianças – uma contribuição ao reencantamento da infância” é uma compilação de 35 anos de carreira







A CAIXA Cultural convida para o lançamento da obra “A canção para crianças – uma contribuição ao reencantamento da infância”, da produtora cultural Rosy Greca, no dia 15 de junho às 20h. O livro, que conta com incentivo da CAIXA pela lei municipal de incentivo a cultura, é um registro dos trinta e cinco anos de carreira, todos dedicados à canção para crianças. O evento conta ainda com um show, com canções compostas pela artista, no teatro da CAIXA Cultural.



No livro, Rosy Greca mergulha no universo da canção para crianças, lançando um olhar conceitual e histórico, além de versar sobre seus elementos artísticos, seus valores essenciais, sua aplicação na escola e sua difusão e distribuição no mercado fonográfico brasileiro. Ela propõe uma reflexão sobre os desafios da infância contemporânea frente aos excessos dos meios de comunicação, da publicidade e dos recursos tecnológicos. Nesse contexto, apresenta a arte em geral e, em particular a canção, como contribuição ao reencantamento da infância.



A obra é pioneira, sendo o primeiro livro sobre canção autoral pra crianças no Brasil. “A canção para crianças é diferente da música infantil e tem uma história recente no país. A canção traz uma maior preocupação com a questão cultural educativa e artística”, conta Rosy. “A canção prima pela qualidade melódica, do arranjo, da letra, da interpretação e da performance. É uma forma diferenciada de tratar o material sonoro”, completa a artista.



Para Rosy a música infantil presente na mídia, em programas infantis, é movida por interesses comerciais. “Não há preocupação com a formação estética e cultural de nossas crianças”, afirma Rosy. A conseqüência é o fenômeno, segundo o crítico social Neil Postman, denominado “desaparecimento da infância”. O lado positivo é que um contingente cada vez maior de compositores dedica seu tempo à composição artística e de caráter educativo.



“A idéia do cancioneiro para crianças é criar entretenimento, diversão e cultura com qualidade. É sensibilizar os sentidos das crianças”, conclui Rosy. O show, também criado pela produtora, mistura música e poesia para crianças. É inspirado em poemas escritos especialmente para a infância por Cecília Meireles, Sidônio Muralha, Roseana Murray, José Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Manoel Bandeira e Mario Quintana. As canções são interpretadas por Rosy Greca, Ervin Fast (teclado) e Larissa Novo (flauta), sendo algumas em parceria com Enéas Lour. A intenção é oferecer às crianças momentos de pura música, poesia e encantamento, alimentando o mundo sensível da criança com fantasia, emoção e imaginação.



Rosy Greca



Rosy Greca é artista, compositora, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural. Compôs sua primeira trilha sonora para o teatro com apenas dezesseis anos de idade, para a peça “Hoje é dia de Rock”, com direção de Antonio Carlos Kraide e adaptação de Denise Stoklos.



Hoje conta com sessenta trilhas musicais compostas, principalmente, para o teatro infantil. Rosy se dedica à canção para crianças, tanto na área artística quanto na área pedagógica, e já produziu onze álbuns, em que atua como compositora e intérprete.



Após trinta e cinco anos de carreira, Rosy resolveu registrar sua experiência no livro “A canção para crianças” – uma contribuição ao reencantamento da infância.



Colecionadora de troféus



Rosy Greca foi premiada diversas vezes com o Troféu Gralha Azul: “A história de muitos amores (1986), “O Menino Maluquinho” (1987/88/94/95), “Flicts” (1994/95), “A História de Pã” (1994/95), “A Fada que tinha idéias” (1997), “O Conto da Ilha Desconhecida” (2002), “Os Alegres Fanstasmas do Clube” (2006), além de sete outras indicações. Recebeu o Troféu Poty Lazarotto por “As Loucas e os Lazarentos” (2001) e por “O Conto da Ilha Desconhecida” (2002), foi premiada no Festival Nacional de Teatro Isnard de Azevedo e no Festival de Teatro do Vale dos Sinos, com “Ari Areia”, entre muitas outras premiações.



Serviço:



Livro: Lançamento do livro de música “A canção para crianças – uma contribuição ao reencantamento da infância”, de Rosy Greca

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Curitiba/PR

Show: teatro da CAIXA Cultural – 20h – Retirar os ingressos na bilheteria a partir das 19h

Data: 15 de junho

Horário: Quarta 20h

Ingressos: Entrada franca.

Informações: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural
******

Nenhum comentário: