segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lançamento -As Origens Ocultas da Maçonaria de Mark Stavish










As Origens Ocultas da Maçonaria
de Mark Stavish

250 pag


O LIVRO
Quem nunca teve curiosidade em saber os segredos e mistérios da mais famosa e antiga sociedade secreta e espiritual do mundo? As Origens Ocultas da Maçonaria, da Editora Pensamento, chega ao Brasil e divulga a filosofia da Maçonaria e o código moral a que todos os maçons obedecem.

O autor da obra, Mark Stavish, nos traz um dos estudos mais abrangentes já escritos sobre os aspectos esotéricos da Maçonaria nos últimos cinquenta anos. O autor é um líder destacado no campo das tradições mágicas ocidentais e analisa a Maçonaria de um ponto de vista novo, não tradicional.

As Origens Ocultas da Maçonaria não se trata de uma história tipológica, mas de uma análise completa, que explora as organizações de perfil maçônico, os diferentes ritos, os símbolos e os ensinamentos éticos secretos em comparação com o contexto mais vasto dos movimentos afins.

Com ótimas referências, inúmeros exemplos históricos e um riquíssimo acervo de influências e correntes cruzadas, a obra é uma contribuição informativa ao campo dos estudos esotéricos e ocultistas, traçando um panorama bastante útil do profundo pluralismo que caracteriza a história maçônica.


Alguns trechos importantes do livro: “A Maçonaria tem intrigado o público desde o início por causa de sua reputação como sociedade cheia de segredos. Entretanto, além dos segredos ou de coisas só conhecidas pelos membros, a maçonaria é também uma organização que guarda inúmeros mistérios - sendo o maior deles as próprias origens do Ofício”. “Assim como os homens modificam a Maçonaria, a Maçonaria modifica os homens. Trata-se de uma organização cujos ideais são eternos e, hoje, mais necessários que nunca”. “A iniciação maçônica destina-se a modificar, em nível profundo, aqueles que vivenciam. Não torna os membros perfeitos nem promete salvação; apenas propicia, aos que a buscam e são aceitos, as ferramentas e a oportunidade de melhorar como criaturas humanas, cada qual à sua maneira”.


O Autor:

Mark Stavish é uma autoridade internacionalmente respeitada no estudo e aplicação prática da alquimia, da cabala e da astrologia. Publicou centenas de artigos, resenhas de livros e entrevistas sobre as tradições do esoterismo ocidental, que, em sua maioria, mereceram traduções em vários idiomas. Foi também consultor de mídia escrita e falada, colaborando com diversos documentários.

Em 1998, Stavish fundou o Institute for Hermetic Studies. Em 2001, para fomentar o progresso de abordagens não sectárias e acadêmicas ao esoterismo ocidental, criou o Louis Claude de Saint Martin Fund, dedicado ao incremento dos estudos e práticas do esoterismo ocidental. Stavish é formado em teologia e comunicações, e tem mestrado em consultoria.




UM LANÇAMENTO
***

Nenhum comentário: