quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lançamento - César: A vida de um soberano




César: A vida de um soberano
Título Original: Caesar: the life of a
colossus
de Adrian Goldsworthy

Tradutor: Ana Maria Mandim

Páginas: 766


A César o que é de César. Fama, mulheres, conquistas militares. O mais famoso e carismático romano que já viveu continua despertando paixões. Literárias e intelectuais. Homem culto, político brilhante, estrategista genial, saiu vitorioso de algumas das batalhas mais espetaculares da História. No completo e definitivo CÉSAR – AVIDA DE UM SOBERANO — agraciado pela Society for Military History com o Distinguished Book Award para biografia e memórias de guerra —, o prestigiado historiador Adrian Goldsworthy coloca César no seu tempo e na vasta tela do mundo mediterrâneo, descrevendo a rica e turbulenta sociedade da época.

A história de Júlio César foi profundamente dramática. Fascinou geração após geração e atraiu a atenção de mestres como Shakespeare e Shaw. Político e chefe de Estado que assumiu o poder supremo na República Romana, fez-se monarca para todos os aspectos. Mas jamais se intitulou rei. César não era um governante cruel e exibia clemência aos inimigos. Até por que queria que aceitassem pacificamente o jugo de Roma. Mas morreu apunhalado em conseqüência de uma conspiração liderada por dois homens que havia perdoado.

Difícil de decifrar, em seus 56 anos, César foi muitas coisas, inclusive fugitivo, prisioneiro, político em ascensão, líder de exércitos, advogado militante, rebelde, ditador — talvez até um deus — bem como marido, pai, amante e adúltero. Poucos heróis fictícios fizeram tanto quanto Caio Júlio César. Desde o início, a carreira de César foi excepcional. No fim da adolescência escapou por pouco da execução por contrariar o ditador militar Sulla. Foi condecorado por bravura em combate e quase se arruinou encenando espetáculos para as massas.

Na política, rapidamente ganhou a reputação de homem independente perigosamente ambicioso, e, no início de seus 30 anos, já começara a dominar o Senado. Seus casos com mulheres aristocratas eram frequentes e escandalosos: o magnetismo pessoal era tanto que ele atraiu muitas mulheres de seus opositores políticos e cativou incontáveis outras, entre as quais a bonita e enigmática Cleópatra.

Uma biografia empolgante do político, do general e do homem, CÉSAR – AVIDA DE UM SOBERANO, examina a vida de César em seus próprios termos. E o situa firmemente no contexto da sociedade romana. Goldsworthy une os aspectos pessoais e públicos de César neste livro, e o explica não apenas tendo em vista o que se sabe sobre ele. Mas como se sabe. Um retrato fidedigno e estimulante não apenas de César, mas também do mundo em que viveu.


O AUTOR
ADRIAN GOLDSWORTHY estudou na St John’s College Oxford e lecionou em diversas universidades. Seus trabalhos publicados incluem The Roman Army at War, Roman Warfare, The Punic Wars, Cannae e In the Name of Rome. Ele agora é escritor em tempo integral.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: