segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lançamento- A guerra mundial de Michel Serres




A guerra mundial

de Michel Serres

Páginas: 176


Em geral, as pessoas empregam o termo “guerra mundial” para designar os conflitos de 1914-1918 e de 1939-1945. Mas, segundo Michel Serres, é possível compreender o adjetivo “mundial” em outro sentido: o de uma guerra contra o mundo. Após quatro livros de sucesso, chega ao Brasil A Guerra Mundial.

Com extrema habilidade narrativa, Serres mostra que a guerra é uma instituição de direito por causas históricas, mas, também, pela existência de uma “declaração de guerra”, de um direito de “cessar-fogo” ou mesmo de tratados determinando o fim das hostilidades. Também, de acordo com o autor, a guerra é uma instituição regulamentada, ao contrário do terrorismo, que não é, por definição, declarado, não tem identidade nem tempo fixo.

O AUTOR

Michel Serres nasceu na França, em 1930. Filósofo e historiador das ciências, desenvolve uma visão do mundo baseada no duplo conhecimento das ciências e das humanidades. Foi aluno da Escola Naval, que abandonou em 1949 – segundo ele próprio, devido em grande parte à leitura de A Gravidade e a Graça, de Simone Weil, “a primeira filósofa que falou da violência em todas as suas dimensões: antropológica, política, religiosa e mesmo científica”. Cursou a École Normale Supérieure, de Paris, licenciando-se em Matemática, Letras Clássicas e Filosofia, mas se considera autodidata. Professor da Universidade de Stanford e membro da Academia Francesa, é autor de inúmeros ensaios filosóficos e de história das ciências, entre os quais Os cinco sentidos, Notícias do mundo, Variações sobre o corpo, O incandescente, Hominescências e Júlio Verne: A ciência e o homem contemporâneo. Todos estes títulos são publicações da Bertrand Brasil.














lançamento da

Nenhum comentário: