quinta-feira, 16 de junho de 2011

midianews - Conheça os fakes do Twitter que enganaram a imprensa



Que as mensagens de perfis fakes no Twitter podem até ser engraçadas ninguém dúvida, mas já deram muita dor de cabeça para alguns jornalistas. Perfis falsos de Hebe, Nair Belo, Defederico, Ana Paula Padrão e até mesmo o Bope, do Capitão Nascimento, já criaram barrigadas na imprensa.

No começo de 2010, uma repórter da Rádio Jovem Pan noticiou que a apresentadora Hebe Camargo, na época internada para tratamento de um câncer, corria de cadeira de rodas pelo hospital, no entanto, era o que dizia o perfil falso da apresentadora no microblog (@hebecamargo).

Segundo Gustavo Braun, autor do perfil @nairbello, uma repórter da Globo chegou a perguntar se o perfil era verdadeiro. “Não vou citar nomes, mas depois disso fiquei sabendo que ela foi demitida”, contou.

Na metade de 2010, o perfil @matidefederico causou alvoroço entre a imprensa esportiva. Alguns portais como Lance!Net e GloboEsporte.com caíram na armadilha em que o falso perfil do jogador do Corithians, Matias Defederico, atualmente emprestado para o time argentino Independiente, não iria se encontrar com o técnico do River Plate, Angel Cappa, além de ter negado propostas de empréstimos para o Botafogo e Vitória.

Após a publicação das notícias, um estudante de história, autor do perfi, esclareceu o caso. "Bom, primeiramente perdão a todos, é q a coisa se tornou algo tão grande que foi difícil não continuar. (...) Só pra esclarecer, nunca quis tirar proveito desse twitter...apenas o usei para aumentar o carinho que todos vocês sentem pelo Defederico”.

No final do ano passado, foi a vez da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que confirmou à imprensa a veracidade do perfil @Bope_RJ, que criticava a cobertura da Globo e Record nos conflitos entre traficantes e policiais na Vila Cruzeiro, em novembro de 2010. Na realidade, o perfil era falso, e foi desmentido pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Este mês, o UOL caiu no fake da apresentadora Ana Paula Padrão (@anapauIapadrao), após a jornalista confundir seu telejornal, o Jornal da Record, com o Jornal Nacional, da concorrente TV Globo. No perfil falso, a apresentadora dizia que colegas da Record riram de sua gafe.

Nenhum comentário: