sábado, 9 de julho de 2011

34 Leituras Íntimas_#7 edição especial FLIP




com o escritor português valter hugo mãe
sabatina de Raquel Cozer

A sétima edição do projeto 34 Leituras Íntimas leva ao palco da Casa de Francisca, no dia 12 de julho, às 21 horas, o escritor, editor, artista plástico e músico português valter hugo mãe. O autor de o remorso de baltazar serapião (Editora 34, 2011), título que levou o prêmio José Saramago em 2007 e que marcou a estreia do romancista no Brasil, está no país para a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty. Para quem não puder estar na FLIP, a Editora 34 promove única oportunidade de conhecer um pouco da obra da maior promessa da literatura lusa contemporânea comentada por ele mesmo. hugo mãe, que assina seu nome em minúsculas, será sabatinado ao vivo pela jornalista Raquel Cozer, repórter especializada em literatura e colunista do caderno Sab ático, suplemento do jornal O Estado de S. Paulo.

Considerado pelo Nobel português José Saramago um "tsunami literário", hugo mãe promete ler trechos de seus livros, comentar sua produção literária e artística e citar autores que fazem parte de sua biblioteca pessoal e de sua construção como autor e leitor. Raquel Cozer promete extrair o melhor de hugo mãe ao vivo, para a pequena plateia da Casa de Francisca. Reserve já o seu lugar.

Sobre os convidados:

Raquel Cozer nasceu em 1978, em Petrópolis (RJ) e vive em São Paulo desde 2001. Formada em jornalismo pela UFRJ e especializada na cobertura de literatura e de mercado editorial, é repórter e colunista do â?oSabático", no jornal O Estado de S. Paulo, e também escreve para o "Caderno 2, do mesmo veículo, desde dezembro de 2009. Em janeiro de 2010 passou a escrever sobre curiosidades do mundo literário e editorial no blog "A Biblioteca de Raquel" (blogs.estadao.com.br/a-biblioteca-de-raquel). Foi repórter da â?oIlustrada", na Folha de S.Paulo (2006-2009), e editora-assistente do "Show", no jornal Agora, além de ter passagens pelas editoras Record, Globo e Abril.

valter hugo mãe nasceu na cidade de Saurimo (antiga Henrique de Carvalho), em Angola, em 25 de setembro de 1971. Além de escritor, é editor, artista plástico, cantor e DJ. Passou a infância em Paços de Ferreira, no norte de Portugal, e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e cursou pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Universidade do Porto. Em 1999 fundou, com Jorge Reis-Sá, a Quasi Edições, que publicou obras de Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar e Adolfo Luxúria Canibal, entre outros. Nesse ano venceu o Prêmio Almeida Garrett com o livro de poesia egon schiele, auto-retrato de dupla encarnação. Em 2001, ainda na Quasi, dirigiu a "revista de atitudes liter& aacute;rias" Apeadeiro, e em 2006 fundou uma nova editora, a Objecto Cardíaco. Em 2007 obteve o reconhecimento público com a atribuição do Prêmio Literário José Saramago a seu romance o remorso de baltazar serapião, considerado pelo próprio Saramago um verdadeiro "tsunami literário". Nessa época começou a escrever letras de música e em 2008 fundou, com Miguel Pedro e António Rafael, a banda Governo, na qual é vocalista. O grupo lançou em 2009, pelo selo Optimus, de Lisboa, o álbum Propaganda sentimental. Como poeta, publicou silencioso corpo de fuga (Coimbra, A Mar Arte, 1996); o sol pôs-se calmo sem me acordar (A Mar Arte, 1997); entorno a casa sobre a cabeça (Vila do Conde, Silêncio da Gaveta Edições, 1999); egon schiele, auto-retrato de dupla encarna&c cedil;ão (Porto, Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, 1999); estou escondido na cor amarga do fim da tarde (Porto, Campo das Letras, 2000); três minutos antes de a maré encher (Vila Nova de Famalicão, Quasi, 2000); a cobrição das filhas (Quasi, 2001); útero (Quasi, 2003); o resto da minha alegria seguido de a remoção das almas (Porto, Cadernos do Campo Alegre, 2003); livro de maldições (Vila do Conde, Objecto Cardíaco, 2006); pornografia erudita (Maia, Cosmorama, 2007); bruno (Villanueva de la Serena, Littera Libros, 2007); a antologia publicada no Brasil mil e setenta e um poemas (Brasília, Thesaurus, 2008); e uma reunião de seus poemas em folclore íntimo (Cosmorama, 2008, que inclui a natureza revolucionária da felicidade e metamorfos e para romeo castellucci). Mais recentemente, lançou uma nova coletânea de sua produção no volume contabilidade, poesia 1996-2010, que inclui o inédito o inimigo cá dentro (Lisboa, Alfaguara, 2010). É autor dos romances o nosso reino (Lisboa, Temas e Debates, 2004); o remorso de baltazar serapião (Matosinhos/Lisboa, Quid-Novi, 2006); o apocalipse dos trabalhadores (QuidNovi, 2008); e a máquina de fazer espanhóis (Alfaguara, 2010); além dos livros infantis e juvenis a verdadeira história dos pássaros, a história do homem calado (QuidNovi, 2009), as mais belas coisas do mundo e o rosto (Alfaguara, 2010).

Serviço:
34 Leituras Íntimas_#7_edição especial FLIP
com o escritor português valter hugo mãe
sabatina de Raquel Cozer

Data: 12 de julho, terça-feira, às 21h
Local: Casa de Francisca (Rua José Maria Lisboa 190. Tel. 11 3052 0547)
Ingressos R$ 19,00

RESERVAS SOMENTE ATRAVÉS DO SITE casadefrancisca.art.br

Nenhum comentário: