quinta-feira, 28 de julho de 2011

AGENDA | 27 a 31 de Julho

27 a 31 de Julho

:: Dia 27 | quarta-feira

Piano bar, 22h00

“Cantos d’Alma”



Fátima Araújo, voz

Helena Guerra, declamação

Tertúlia de Poesia e Canto a Capella

:: Dia 28 | quinta-feira

Auditório, 21h30

Tertúlia mensal da UMAR

Tema: Corpo e publicidade (cosmetização do corpo)

:: Dia 29 | sexta-feira

Auditório, 21h30

Apresentação do livro “Créme de la Creme”, de Nuno Brito

Apresentação a cargo de Manuel António Pina

Descrição: cid:image001.jpg@01CC4631.081D9500

Nuno Brito ganhou o Prémio JovensCriadores de 2009 e outros e é reconhecido pelos meios literários como o novo caso literário a ter em atenção no futuro próximo.

Trecho de um conto do livro:

«Foram dar banho a Patrícia, mesmo assim não descobriram o seu sexo, desinfectaram os seus eczemas, cortaram-lhe o cabelo. Puseram-lhe uma fita azul no cabelo curto, limparam-lhe as crostas de sangue nas curvas das orelhas; subia pelas fontes a febre de Ana, anestesiada pelos calmantes. Fumou um cigarro no jardim do Hospital Psiquiátrico. Ficou sentada muito tempo. Num banco de mármore, à sombra de um carvalho.

Não lhe descobriram o sexo as enfermeiras: Mas era Patrícia, um ser humano múltiplo: Todos nós – No fundo de um lago dois sósias jogavam pólo aquático – estavam sempre empatados. O jogo demorou muito tempo; Patrícia disse que tinha um lago na cabeça. Apagou o cigarro que o médico calcou.»

...

In:“Patrícia”

Piano bar, 22h30

Zita Silva, harpa

Neste recital, a jovem harpista Zita Silva, recebedora do prémio Casa da Música 2010 e Bolsa BPI 2010, entre outros, apresentará música erudita de várias épocas, desde o barroco ao jazz.

Programa

Chaconne em Dó Maior

G. F. Händel

Sonata em Ré menor

I. Allegro

II. Allegro Disperato

III. Allegretto Elegante

F. J. Naderman

La Melancolie

Felix Godefroid

La Source

Alph. Hasselmans

Canção na Noite

Carlos Salzedo

Sonata

I. Moderato

II. Vivo

III. Lento

Paul Hindemith

Duke

B. Andrès

Variations Pastorales sur un Vieux Noel

M. Samuel-Rousseau

Zita Silva nasceu a 10 de Maio de 1993. Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Academia de Música de Paredes. Aos oito anos, iniciou os seus estudos de harpa no Conservatório de Música do Porto na classe da professora Áurea Guerner, com quem continua os seus estudos.

Participou em Masterclasses sob orientação dos professores Gabriella Bosio (em 2005), Mário Falcão (em 2006/2007 e 2008) e Maria Rosa Calvo-Manzano (em 2009). Participou na V International Harp Academy sob orientação das professoras Milda Agazarian e Skaila Kanga, onde também assistiu a Masterclasses orientadas por Marielle Nordmann e Elinor Bennett.

Obteve vários primeiros prémios em vários concursos a nível nacional e internacional.

Integrou a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – Oj.com em 2008 e em 2011 sob a direcção dos maestros Nicholas Kok e Eduardo García-Barrios, respectivamente.

Apresentou-se como solista com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto em 2009 e em 2011.

Integrou o Ensemble do Porto para Concerto Aberto para a Antena2, sob a direcção do maestro Jan Wierzba e a Banda Sinfónica Portuguesa para um concerto na Casa da Música sob a direcção do maestro Eugene Corporon.

Foi vencedora, em 2010 do prémio Bolsa BPI.

Em 2010 tocou a solo, em recital na Casa da Música.

Apresentou-se em concertos na Academia de Música de Vilar do Paraíso, Casa Museu Guerra Junqueiro, Museu Nacional Soares dos Reis, Igreja das Carmelitas, Igreja da Trindade, Hospital Pedro Hispano, Palácio da Bolsa, Hotel Novotel, Casa da Música, Alfândega do Porto, Cine-Teatro Eduardo Brazão e Centro Cultural de Belém.

Concorreu e foi aceite nas seguintes universidades inglesas: Royal Northern College of Music, Royal College of Music e Royal Academy of Music, premiada com Bolsa de Entrada, onde prosseguirá os seus estudos.

:: Dia 30 | sábado

Auditório, 20h30-22h30

Conferência: Você já teve a sensação de estar fora-do-corpo?

Orador: André Shataloff, graduado em Eng.ª Mecânica e Formação Pedagógia, pós graduado em Eng.ª de Segurança do Trabalho, mestrando em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança, possui curso de Bioenergia na Prevenção de Acidentes. Professor e pesquisador de Projeciologia e Conscienciologia, desde 1992 e voluntário da IAC Lisboa.

Sobre o tema: A sensação de estar fora do corpo físico é uma experiência também conhecida como Experiência Fora do Corpo (EFC) ou Projecção da Consciência. Entendemos que CONSCIÊNCIA, seja o próprio Ego, a personalidade, a individualidade. Esta consciência, portanto, que é eu, você, todos nós, deixa o corpo físico pelo menos uma vez a cada noite e age na dimensão extrafísica (além da dimensão física). O objectivo da Projeciologia é oferecer técnicas para se conseguirem projecções lúcidas, conscientes ou seja, que o projector saiba que está fora da dimensão física e do estado de onirismo (sonhos) e que pode exercer actividades e actuar ali. É uma ciência cujo objecto de estudo é a consciência e sua manifestação em três estados; físico, extrafísico e projectado, dando maior enfoque ao fenómeno da projecção consciente como auto-revelação científica. Todas as implicações que esta saída da consciência tem são analisadas na teoria e na prática.
Org.: IAC (Academia Internacional da Consciência)


Piano bar, 22h00

Concurso de Música CLP // 2011
Concerto 7/10

Trio A Piacere

Joana Oliveira, flauta transversal
Tiago Oliveira, oboé
Rute Cancela, fagote

Neste concerto vamos fazer uma viagem por dois períodos distintos: o período barroco, que deriva de uma palavra portuguesa que significa irregular, que tem como característica principal a utilização do baixo contínuo; e o período clássico, onde a forma sonata aparece como a concepção mais importante.

Programa

Parte I
Concerto em sol menor
I. Allegro ma cantabile
II. Largo
III. Allegro non molto
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

Trio Sonata em dó menor
I. Andante moderato
II. Allegro
III. Larghetto
IV. Presto
Johann Joachim Quantz (1697 – 1773)

Parte II
Trio n.º 4 em fá maior
I. Adágio
II. Menuetto
III. Trio
IV. Presto
Franz Joseph Haydn (1732 – 1809)

Serenade
I. Allegro
II. Larghetto
III. Menuetto
IV. Adágio
V. Rondo
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Joana Oliveira iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma. Em 2001 inicia estudos no Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia, na classe do professor Adriano Sabença. Em 2006 é admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe do professor Jorge Correia. Frequentou cursos e masterclasses com Gil Magalhães, Félix Renggli, Ana Maria Ribeiro, Vasco Gouveia, Pedro Couto Soares, Cátia Guerreiro, Nuno Inácio, Jorge Caryevschi e Massimo Merceli. Integrou estágios de orquestra de sopros e orquestra sinfónica sob a direcção de maestros como Mário Mateus, Saúl Silva, Lino Pinto, Cesário Costa, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Dominique Debart, Armando Saldarini, Jouke Hoeskstra, Délio Gonçalves, Carlos Amarelinho, Hugo Vieira, Paulo Martins, André Granjo, Luís Carvalho, Luís Cardoso e Ernst Schelle. Obteve o 3º lugar na categoria C no “I Concurso Luso-Galaico Albertino Lucas”. Participou em eventos como “Serralves em Festa”, “FIME – Festival Internacional de Música de Espinho”, “FIMU – Festival Internacional de Música Universitário (França)”, “Concertos Promenade”, “Flautamente – I Festival de Flauta Transversal”. Actualmente frequenta o 2º ano de Licenciatrura no curso de Música (Performance) na Universidade de Aveiro, na classe da professora Angelina Rodrigues.

Tiago Oliveira iniciou os seus estudos musicais na Escola de Musica da Sociedade Filarmónica de Crestuma. Em 2005 inicia estudos no Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia, na classe da professora Ana Madalena Silva e do professor Saúl Silva, onde frequenta o 7º grau. Participou em diversos estágios, nos quais trabalhou com maestros como Mário Mateus, Saúl Silva, Lino Pinto, André Granjo, Paulo Martins, Armando Saldarini, Jouke Hoeskstra, Carlos Amarelinho, Hugo Vieira, Paulo Martins e Teodoro Aparicio Barberan. Obteve o 3º lugar na categoria júnior no “III Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette” e representou a Fundação Conservatório Regional de V. N. de Gaia nos “Dias da Música” no Centro Cultural de Belém. Participou no “Encontro Nacional de Palhetas Duplas” na ESMAE e no “II Curso de Aperfeiçoamento Técnico-Interpretativo” na Academia de Música de Paredes com o professor Nélson Alves. Desde Outubro de 2009 é membro da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Rute Cancela iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma. Em 2005 inicia estudos no Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia, na classe do professor Arnaldo Costa, onde frequenta o 7º grau. Participou em diversos estágios, nos quais trabalhou com maestros como Mário Mateus, Saúl Silva, Lino Pinto, André Granjo. Frequentou cursos e masterclasses com Rui Lopes, Hugges Kestman e Pierre Olivier.

:: Dia 31 | domingo

Galeria da Cave, 17h00


(De 31 de Julho a 15 de Agosto)

Inauguração

Exposição de pintura “p [artes] do corpo…”, de Jorge Vilaça


Arte,

poderão existir enumeras definições de Arte..

todas elas com a sua razão e palavra,

mas para mim, Arte é o exteriorizar de todos os desejos... paixões.. viagens.. cores..

..é o exteriorizar da alma.

Tudo pode ser considerado Arte.

E como em tudo,

a Arte apenas tem o valor que nós lhe damos.

Por mais definições que se tentem dar, ou por mais explicações que se tentem procurar..

..a Arte vai continuar a ser algo que surge do interior do Artista para ser exposto ao mundo.

E nada mais belo que doar a alma ao mundo e servi-lo, dando-lhe cor, formas, sons ou palavras.

Jorge Humberto Machado Vilaça, nasceu em Santo Tirso - Portugal, a 1 de Fevereiro de 1968.

Artista, que desde já muito cedo se relaciona com a arte, pois a sua profissão principal é Mestre de Cabeleireiro, tem salão próprio e administra aulas de formação profissional, nas telas é dedicado a todas as técnicas, com um gosto especial para a pintura, fotografia e escultura erótica.

Descrição: Descrição: Descrição: logotipo_CLP.jpg

Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

BLOGUE: http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/

Nenhum comentário: