quinta-feira, 28 de julho de 2011

evento -Cervantes e Bolaño

Cervantes e Bolaño sobem ao palco da CAIXA Cultural

Os autores de língua espanhola são a atração do projeto EntreMundos em Curitiba

A CAIXA Cultural apresenta, na próxima quarta (3), às 20h, a sexta edição do projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”, com obras de dois autores de língua espanhola: o espanhol Miguel de Cervantes e o chileno Roberto Bolaño. Os textos serão lidos por Débora Vecchi e por Marcelo Munhoz, que também assina a direção desta edição do projeto. As palavras dos dois escritores serão acompanhadas pelo som dos alaúdes de Silvana Scarinci e Roger Burmester e a mediação do bate-papo fica a cargo de Isabel Jasinski.

De acordo com o diretor Marcelo Munhoz, os dois autores serão, de certa forma, confrontados. “Optei por assumir a contextualização do Bolaño e a descontextualização de Cervantes”, explica ao citar as diferenças temporais entre os dois e a proximidade histórica com o escritor chileno. “Enquanto o primeiro faz questão de afirmar que está de acordo com as convenções da sua época, Bolaño deixa que o ímpeto siga seu caminho, literariamente falando”, completou.

Munhoz também lembrou o fato de que os dois autores exigem uma leitura atenciosa. “Cada um, por ir muito a fundo no que se propõe, exige uma dicção muito própria, muito precisa”, destacou o diretor.

De Bolaño, serão lidos trechos de “Putas Assassinas”, uma coletânea de 13 contos publicada em 2001. Uma das características mais visíveis desta obra é o confronto entre os limites da realidade e da imaginação, sendo que o exílio foi tema de grande parte destes contos. O autor passou parte da adolescência no México e retornou ao Chile na época do golpe militar e foi preso por um breve período por estar ligado à revolução socialista. Conseguiu voltar ao México e, posteriormente, foi para a Espanha. Foi em Barcelona que passou a publicar as obras que renderam prestígio internacional como, por exemplo, “Los Detectives Selvajes” (Prêmio Rómulo Gallegos em 1998).

Já Cervantes, conhecido pelo clássico “Dom Quixote”, aparece nesta sessão com a obra “Novelas Exemplares”. A primeira incursão do autor na literatura foi em 1585, mas o espanhol não obteve sucesso. A publicação da primeira parte de "Dom Quixote", muitos anos depois, foi que o consagrou como escritor. Em 1613 lançou a série de 12 contos intitulada "Novelas Exemplares". O livro é um dos grandes clássicos da literatura, com histórias que expõem as virtudes e fraquezas humanas servindo de exemplo para o que se deve e não deve fazer.

EntreMundos

Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, neste ano serão dez edições mensais de “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Enquanto nas iniciativas anteriores focou-se na literatura de um determinado período, ou de um espaço geográfico, a nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.

Já passaram pelo projeto trechos de obras de Giovanni Boccaccio, Lima Barreto, Paulo Venturelli, Voltaire, David Foster Wallace, Italo Calvino, Julio Cortázar, entre outros. Durante o ano, ainda estão previstos Milan Kundera e Lygia Fagundes Telles, apenas para citar alguns.

Ficha técnica

Direção: Marcelo Munhoz

Leitores: Débora Vecchi e Marcelo Munhoz

Mediação: Isabel Jasinski.

Músicos convidados: Silvana Scarinci e Roger Burmester

Curadoria: Flávio Stein

Direção executiva: Leandro Daniel Colombo

Serviço

EntreMundos Mundo da leitura, leitura do mundo – 6ª edição

Local: CAIXA Cultural Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 03 de agosto

Hora: quarta 20h

Ingressos: um livro não-didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural


Nenhum comentário: