terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agenda CLP Agosto’11


Agosto’11





Exposições





Galeria piso, 2
(Até 22 de Agosto)



Exposição de pintura "|Polis|semia", de Arnaldo Macedo




De volta à Polis. À invicta. A Maçã convida para uma orgia de tintas e palavras. Observo. Sou um espectador. Da paleta escorregam cores irreais. O pincel conduz as minhas mãos que se entregam à tela. Calados, perplexos, hipnotizados, os meus olhos dançam acompanhando o ritmo atordoante. Será amor, ódio, raiva, alegria, tristeza, medo? Serão homens, mulheres crianças, astros, animais, cidades, natureza, vento, mar, sonhos? ...

Será real ou surreal? Mas, afinal, o que é real? E o surreal?





Nota Biográfica: Arnaldo Macedo. Com um percurso essencialmente autodidacta e uma obra que atravessou vários estilos, a sua pintura fixou-se na corrente surrealista resultante da influência do pintor surrealista Salvador Dali e do escritor Mário Cesariny. O seu imaginário deambula entre a força simbólica das imagens e a subtileza das palavras. Ganhou um segundo e terceiro prémio num concurso em Vizela. Tem participado regularmente em exposições colectivas e individuais.



MPB4 solta a voz na CAIXA Cultural



O grupo vocal carioca lança “Antologia de Boleros” em cinco apresentações na capital paranaense





O consagrado grupo MPB4 realiza cinco apresentações na CAIXA Cultural, de 11 a 14 de agosto. Os shows marcam o lançamento do álbum “Antologia de Boleros", que conta com canções versadas para o português e músicas importantes na história do grupo vocal, faixas inéditas ou rearranjadas para a apresentação.



Grandes compositores foram convidados pelo MPB4 para atualizar grandes clássicos do bolero como: Zélia Duncan, Fernando Brant, Caetano Veloso e Paulo César Pinheiro, entre outros. Os arranjos vocais estão modernos, calçados em harmonias atualizadas e requintadas, privilegiando a sonoridade presente nos diversos tipos de violões, como o de 7 cordas, o requinto e a viola de 12 cordas.



O público poderá curtir canções como “Cálice” (Chico Buarque e Gilberto Gil); “Conversa com o Coração” (Guinga e Paulo César Pinheiro); “Todos os Palcos” (Miltinho e Magro); “Labirinto” (Guilherme Arantes); e “Festa da Firma” (Dalmo Medeiros), além das músicas, o show conta com a adaptação de um texto de Luis Fernando Veríssimo, que trata da ressaca do exagero de bebidas.


MPB4


Criado em 1962, o MPB4 iniciou com a formação do trio: Ruy, Aquiles e Miltinho, se tornando um quarteto com a chegada de Magro Waghabi, atualmente conta com a presença de Dalmo Medeiros no lugar de Ruy.



Com quase 45 anos de carreira, o grupo possui mais de trinta álbuns gravados com músicas de novos compositores e de grandes nomes, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Ivan Lins, Djavan, Noel Rosa, Aldir Blanc, Edu Lobo e muitos outros. O MPB4 foi contemplado, três vezes, com o Prêmio Sharp na categoria de melhor conjunto (1987, 1989 e 1995).



O trabalho do grupo fez parte de toda uma geração, transformando algumas de suas interpretações em marcos da música brasileira contemporânea. Desde os anos 1960, o quarteto esteve presente em todos os movimentos culturais e políticos, enfrentando com sua voz a censura e a repressão política.



A presença de textos no show faz parte da história do MPB4, sendo que alguns deles não puderam ser exibidos para o público, devido à censura. O show "MPB4 na República do Peru", escrito em parceria com Chico Buarque e Antônio Pedro, e "MPB4 no País das Maravilhas", com texto de Carlos Eduardo Novaes, foram vetados, sendo este último proibido na íntegra, pela Censura Federal. O show "Amigo É Pra Essas Coisas" em 1989, contou com um texto de Luís Fernando Veríssimo, assim como as apresentações da CAIXA Cultural.



Ficha Técnica



MPB4

· Dalmo (voz e percussão)

· Miltinho (voz e violão)

· Aquiles (voz e percussão)

· Magro Waghabi (diretor musical, arranjador, voz, teclado e percussão)

Músicos

· Marcos Feijão (bateria e percussão)

· Pedro Reis (violão, guitarra e bandolim)

· João Márcio Macedo (baixo)



Serviço



Música: MPB4 com o show “Antologia de Boleros”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 11 a 14 de agosto

Hora: de quinta-feira a sábado, às 21h e domingo, às 19h e 21h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural



Nova janela
Imprimir tudo
Pedro Martinelli/13 de agosto/lançamento do livro





Galeria da Cave


(Até 15 de Agosto)



Exposição de pintura “p [artes] do corpo…”, de Jorge Vilaça



Descrição: cid:image085.jpg@01CC3427.9DD91400


Arte,

poderão existir enumeras definições de Arte..

todas elas com a sua razão e palavra,

mas para mim, Arte é o exteriorizar de todos os desejos... paixões.. viagens.. cores..

..é o exteriorizar da alma.

Tudo pode ser considerado Arte.



E como em tudo,

a Arte apenas tem o valor que nós lhe damos.



Por mais definições que se tentem dar, ou por mais explicações que se tentem procurar..

..a Arte vai continuar a ser algo que surge do interior do Artista para ser exposto ao mundo.

E nada mais belo que doar a alma ao mundo e servi-lo, dando-lhe cor, formas, sons ou palavras.





Jorge Humberto Machado Vilaça, nasceu em Santo Tirso - Portugal, a 1 de Fevereiro de 1968.

Artista, que desde já muito cedo se relaciona com a arte, pois a sua profissão principal é Mestre de Cabeleireiro, tem salão próprio e administra aulas de formação profissional, nas telas é dedicado a todas as técnicas, com um gosto especial para a pintura, fotografia e escultura erótica.









:: Dia 2 | terça-feira

Piano bar, 21h30

Porto, lugar de escrita



Tertúlia literária com Miguel Miranda e Inês Botelho, no âmbito do curso aPorto



Descrição da sessão:

- Breve apresentação biográfica dos autores por Filipa Fava

- Conversa sobre o que é escrever sobre o Porto (de que forma a cidade se torna presente nas obras) e no Porto (como é ser escritor nesta cidade)

- Leitura de excertos das obras dos autores pelos formandos









:: Dia 5 | sexta-feira

Piano bar, 22h30

Bruno Carneiro, contrabaixo

Pedro Gomes, piano









:: Dia 6 | sábado

Auditório, 21h30



Lançamento do livro “Dono do Vento”, de António Pinheiro

Sobre a obra: Haverá melhor sensação que sentir o vento no rosto? Que outro sentimento nos desperta se não a intensa força da liberdade? Uma visão da possível convivência entre culturas e tradições diferentes e de como estas são inevitavelmente alteradas pelas gerações.
(Ana Paula Reis)

Sobre o autor: António Pinheiro prima pela versatilidade, toco viola, cavaquinho (acordes minhotos) e harmónica. Já fez rádio, teatro de revista, escreve poesia (em 2000 venceu o 1º Prémio do Concurso de Poesia – Associação da Mariadeira, na Póvoa de Varzim). A pintura é outro dos seus grandes interesses. Depois de várias exposições, em 2007 participou no 1º Salão Artes Plásticas Portugal e ainda no Encontro Anual dos Artistas Plásticos de Sintra. E, depois disso, participou em diversas colectivas. Entre as muitas actividades em que divide o seu tempo salienta-se ainda a edição do livro “Deus já não vai à Igreja” (2010) e agora “Dono do Vento”. Já este ano participou no livro “Textos Soltos”, comemoração do Dia Internacional do Livro pela Euedito Print On Demand e na Revista Euedito Mag, nº1.







Piano bar, 22h00

Ciclo de recitais “Conservatório de Música do Porto” | Recital 8/12











:: Dia 7 | domingo

Piano bar, 18h00-20h00



Musicalidade Poética

Org.: José M. Silva







:: Dia 9 | terça-feira

Piano bar, 21h30

Porto, lugar de escrita



Tertúlia literária com Miguel Miranda e Inês Botelho, no âmbito do curso aPorto



Descrição da sessão:

- Breve apresentação biográfica dos autores por Filipa Fava

- Conversa sobre o que é escrever sobre o Porto (de que forma a cidade se torna presente nas obras) e no Porto (como é ser escritor nesta cidade)

- Leitura de excertos das obras dos autores pelos formandos







:: Dia 12 | sexta-feira

Auditório, 21h30

Apresentação do livro “Gente de pouca letra”, de Tito Pinto




Sobre a obra: "Gente de Pouca Letra" é um livro que tem como base o twitter do assinante "che_hnvd" dessa rede social. Nestas páginas encontram-se assuntos de extrema importância mas outros também de importância extrema - vidas, política, pensamentos, labuta, economia e coisas parecidas, desporto, bebedeiras, cinema e ainda um super-extra são alguns dos temas abordados. O prefácio do João Quadros (autor de “O último a sair”, “Herman Enciclopédia”, etc.) só prova que como o autor do livro ele também tem problemas de ordem neurológica.









:: Dia 13 | sábado

Auditório, 22h00


Lançamento do livro de poesia "por eu me lembrar de ti" do Eng. Nuno Guimarães, Escritor e Adido Cultural na Embaixada de Portugal na Lituânia



Apresentação da obra a cargo de Pedro Baptista



Declamação por Angelo Vaz





Nuno Guimarães nasceu em Moçambique em 1960. Aos 10 anos mudou-se para a cidade do Porto onde fez todo o seu percurso académico tendo obtido a licenciatura em Engenharia Civil na universidade daquela cidade.

Ainda na cidade do Porto esteve ligado a alguns projectos culturais tendo também colaborado com o jornal Primeiro de Janeiro e com a Rádio Clube de Matosinhos.



Em 1998 publica, em edição de autor, o seu primeiro livro “Encontros, Desencontros e Contradições”.



Em 2006 abandona por completo a engenharia e passa a exercer funções de leitor de Português na Universidades de Vilnius e Vytautas Magnus de Kaunas, ambas na Lituânia. Simultaneamente assessoria a Embaixada de Portugal na Lituânia, sendo o responsável pela programação cultural portuguesa naquele país e curador de várias exposições ali realizadas.

O seu afastamento de Portugal provoca em Nuno Guimarães uma grande necessidade de escrever, colocando na sua poesia a saudade, os conflitos de alma, e as vivências dalguém que vive sempre entre viagens.



Depois de um grande interregno de publicações, em Novembro de 2009 surge o livro “ rio que corre indiferente” (Temas Originais). Também neste ano de 2009 foi convidado a representar Portugal no Festival Internacional de Poesia da Primavera, na Lituânia. Este Festival produziu uma antologia, “Poezijos Pavasaris 2010”, com 176 poemas de vários autores da Lituânia e um autor de cada um dos seguintes países: Rússia, Síria, Geórgia, Polónia, Letónia, República Checa e Portugal, com três poemas de Nuno Guimarães traduzidos para lituano.



Em Março de 2010 publica o livro “chei(r)os de palavras” (Corpos Editora).



Em Novembro de 2010 é publicado o primeiro livro de poesia bilingue Português – Lituano, da história da literatura dos dois países. Com o titulo “vieniš(um)as - solidão“ (Naujoji Romuva), este livro resulta de um projecto desenvolvido em colaboração com duas estudantes lituanas de Português, Giedre Šadeikaite e Irma Vitukynaite, que interpretaram e traduziram 30 dos seus poemas para lituano.



Para além do lituano, possui também poemas traduzidos para inglês, francês, russo, polaco e bielorrusso.



Em Maio de 2011 é editado o seu último livro “por eu me lembrar de ti” (Corpos Editora).



Nuno Guimarães é também o responsável pelo projecto “Poezijos Signalai”, iniciado em 2010, uma actividade que leva à Lituânia a tradição das tertúlias de poesia portuguesas e através do qual se pretende divulgar a poesia dos dois países. Este programa possibilitou a um número significativo de poetas dos dois países ter já poemas traduzidos nas duas línguas.









:: Dia 16 | terça-feira

Piano bar, 21h30

Sessão de Poesia

Participação de actores portuenses

Org.: aPorto









:: Dia 19 | sexta-feira

Piano bar, 23h00



Jazz no Clube

Fátima Serro, voz











:: Dia 20 | sábado

Piano bar, 21h30



Melodias de Sempre

José Veloso Rito, piano



Descrição: Descrição: image020.png@01CC340C.0EB470A0

Neste recital de piano, José Veloso Rito, presença habitual no piano-bar do CLP, interpretará músicas de sua autoria, bem como algumas obras do repertório clássico e standards do jazz. Um bom argumento para uma noite descontraída, na companhia de um amigo, saboreando o seu café ao som de melodias que tão bem reconhecerá.











:: Dia 23 | terça-feira

Piano bar, 21h30

Sessão de Poesia

Participação de actores portuenses

Org.: aPorto









Galeria piso 2 (até 31 de Agosto)

Exposição de pintura "Subtilezas" de Antonieta Castro


Inauguração, 20h00


Nas obras de Antonieta Mariz de Castro…

As cores chegam-nos num suave silêncio… que se vai esbatendo à medida que nos deixamos velejar por uma doce brisa até às profundezas da “serenata” de Shubert … Águas serenas que se unem ao céu numa cumplicidade intemporal. Reflexos de uma alma de luz esboçam a paz branca que envolve embarcações de sonhos… imaginários de cores suaves… vestígios de vida! Apontamentos de quem navega ao encontro de alguma claridade… ou de si próprio… à velocidade dos sentimentos, quem sabe rumo a um novo amanhecer ou ao (re)encontro de um espaço e de um tempo por viver. Subtilezas… da arte sublime… de quem pinta com a água a água de onde emerge o próprio Ser.

(ana homem de albergaria)









:: Dia 26 | sexta-feira

Piano bar, 22h30

Concurso de Música CLP // 2011

Concerto 1/10











:: Dia 27 | sábado

Piano bar, 22h30

Concurso de Música CLP // 2011

Concerto 8/10

Filipa Cardoso, piano









Descrição: Descrição: Descrição: logotipo_CLP.jpg



Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

BLOGUE: http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/

Nenhum comentário: