quinta-feira, 11 de agosto de 2011

evento -Couve-flor e convidados em espetáculos no Cleon Jacques





A arte da dança toma conta do Teatro Cleon Jacques, no Parque São Lourenço, com as apresentações do grupo curitibano Couve-flor e seus convidados, o paulistano Eduardo Fukushima e o carioca Bernardo Stumpf, artistas selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural de Dança 2009/10. Com espetáculos diferentes a cada noite, de quarta a sexta-feira (10, 11 e 12), sempre às 20h, o público conhecerá trabalhos que resultaram de intensas pesquisas sobre o movimento corporal.

O grupo Couve-flor Minicomunidade Artística Mundial leva ao palco a segunda edição da Mostra de Repertório, patrocinada pela Petrobras, com seus componentes retomando quatro produções realizadas há alguns anos. Na quarta-feira, apresentam-se Gustavo Bitencourt e Neto Machado. Na noite seguinte, será a vez de Cristine Bourger e Michelle Moura. Finalmente, na sexta-feira, acontecem as performances dos convidados Eduardo Fukushima e Bernardo Stumpf, seguidas de uma mostra de videodança para encerrar as atividades.

Gustavo Bitencourt resgata uma produção de 2004, que surgiu da proposta de mapear o corpo. Já Neto Machado escolheu um trabalho que marcou o início de sua trajetória como diretor e coreógrafo. “Foi minha primeira experiência como autor e a primeira vez que assinei um trabalho. E, anos depois, ele ainda fala muito de minha poética. Quero conversar com as referências pessoais de cada um do público”, afirma.

Michelle Moura recria um trabalho feito há quatro anos, quando se interessou pela relação movimento e espaço. Ela diz que o jeito de fazer mudou, mas as questões presentes naquela época ainda permeiam a montagem. “O repertório é a história, o percurso do artista”, ressalta a coreógrafa. Cristiane Bouger, que vive e trabalha em Nova Iorque (EUA), retoma uma produção densa, abordando ausência e morte. "Entrar em cena para realizar este trabalho é como entrar em um rito e em uma guerra", compara a artista, que mostrou o mesmo trabalho em Nova Iorque e Bucareste (Romênia).



Os convidados – Na sexta-feira (12), o público terá a oportunidade de acompanhar o trabalho de dois artistas selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural de Dança 2009/10. Convidados pelo grupo Couve-flor, o paulistano Eduardo Fukushima apresenta “Como superar o grande cansaço?”, e o carioca Bernardo Stumpf mostra “Jimmy, the jungle beast”.

Na peça de Fukushima, o cansaço foi estudado por seis meses e, a partir da pesquisa, gestos e intenções criaram uma linguagem corporal sobre o tema. Em sua montagem, Bernardo Stumpf aborda o estudo do movimento, com base em experiências corporais e intelectuais. A programação encerra com uma mostra de videodança, igualmente premiada pelo programa Rumos Itaú Cultural de Dança 2009/10.



Serviço:

Mostra de Repertório do grupo curitibano Couve-flor e apresentações de convidados

Data e horário: dias 10, 11 e 12 de agosto de 2011 (quarta, quinta e sexta-feira), sempre às 20h

Local: Teatro Cleon Jacques (Parque São Lourenço – Rua Mateus Leme, 4.700)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Assessoria de Imprensa: Eduardo Simões – (41) 9943-9131



Programação:



Dia 11 de agosto (quinta-feira): “WALK EAST — Poemas eróticos de Norma Kluster / Capítulo I – Notas sobre a ausência”, de Cristiane Bouger; e “Linhas de pensamento #2 ou a tarefa de dizer coisas importantes para pessoas românticas”, de Michelle Moura



Dia 12 de agosto (sexta-feira) – Eventos selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural de Dança 2009/10: “Como superar o grande cansaço?”, de Eduardo Fukushima; e “Jimmy, the Jungle Beast”, de Bernardo Stumpf. Depois das performances, acontece uma mostra de videodança.

Nenhum comentário: