quarta-feira, 24 de agosto de 2011

evento - musica - TURNÊ DA PIANISTA SIMONE LEITÃO NO BRASIL


CLIQUE PARA AMPLIAR

Com carreira marcada por concertos nas Américas, Europa e Ásia, a pianista realiza, entre 10/08 e 03/09/2011, oito recitais de piano solo em diferentes cidades brasileiras e lança seu primeiro CD solo.

Recitalista, camerista e solista de orquestras, Simone Leitão é conhecida por sua vitalidade intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e temperamento. Sua carreira fez da artista um dos mais importantes nomes brasileiros de sua geração no cenário mundial da música erudita. “Busco, acima de tudo, uma intensa e fecunda comunicação da música de concerto com a sociedade atual” – diz ela – e com esse objetivo a pianista, que reside nos EUA, estará no Brasil entre 10 de agosto e 3 de setembro paraoito recitais em São Paulo, Rio, Curitiba, Ipatinga, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Paulínia. Na bagagem, obras de Bach, Barber, Ginastera, Mehmari e Rachmaninoff. A turnê brasileira será também a plataforma de lançamento no nosso País de seu primeiro CD solo pelo selo MSR Classics e promoverá o repertório para piano solo de compositores das Américas no Brasil.

A artista
Simone Leitão até o fim do ano tambémserá solista com a Miami Symphony no Knight Hall em Miami, com a Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal de São Paulo e com a Amazonas Filarmonica no Theatro Amazonas. Suas apresentações já a levaram a teatros como Knight Concert Hall, Gusman Hall, Sala São Paulo, Linderman Saal, Gewandhaus zu Leipzig, Sala Cecília Meireles, entre outros. Seu debut no Carnegie Hall está marcado para Março de 2012, no Weill Recital Hall, onde se apresentará com seu trio.
Simone possui o prestigiado Doctor of Musical Arts em Piano Performance e Musicology pela University of Miami; Mestrado pela Norges Musikkhögskole, a Academia de Música da Noruega; e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. Especialista nas obras para piano e orquestra de Villa-Lobos, teve como professores Ivan Davis (aluno de Vladimir Horowitz), Geir Braaten e Linda Bustani. Premiada em vários concursos nacionais e internacionais, Simone é reconhecida como excelente intérprete de Bach, Prokofiev, Scriabin e compositores sul-americanos. Suas reflexões sobre os rumos da música clássica no Brasil e no mundo já se tornaram artigos publicados em vários jornais brasileiros.
Vale notar que recitais de piano solo são raros no Brasil, principalmente fora do eixo Rio-São Paulo. A carência é ainda maior se levarmos em conta a produção musical do vasto repertório americano.

Brasil Classical
A pianista é fundadora e diretora artística do Brasil Classical, entidade voltada para a divulgação da música sinfônica brasileira nos Estados Unidos e para doação de instrumentos musicais a projetos que buscam a inclusão social no Brasil através da prática orquestral. Desde 2009, o Brasil Classical acontece anualmente no Knight Hall do Arsht Center em Miami, com a Miami Symphony Orchestra; e em Nova York no Americas Society e agora no Carnegie Hall. Os instrumentos, adquiridos com recursos da venda de ingressos, são doados para o projeto Neojibá em Salvador, BA.

South Floria Classical Review
Lawrence Budmen, do South Florida Classical Review, escreveu sobre o Brasil Classic: “Baseado na alta qualidade artística da primeira edição do Brasil Classical, a série se coloca como uma importante peça no cenário cultural do sul da Florida.” Sobre a pianista, o mesmo crítico disse que “Leitão was the capable, note-perfect solist in this elaborate work, a concerto in everything but name. She was most convincing in the dreamy, rhapsodic sections in which she displayed stirring lyrical sweep.”
A turnê de Simone Leitão no Brasil tem o patrocínio da Braskem e direção e produção da Arte Matriz.

PROGRAMA
J.S. Bach (1685-1750) - Suite Inglesa no. 3 em Sol menor
S. Barber (1910-1981 - 30 anos de morte) - Excursions op. 20 no. 2 e 3
A. Ginastera (1916-1983) - Sonata no. 1 op. 22
A. Mehmari (1977 - ) - Grande Baião de Concerto (2011)
S. Rachmaninoff (1873-1943)– Sonata no. 2 Op. 36 (versão 1931)

SERVIÇO

Concerto Curitiba
Data: 25/08/2011
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Capela Santa Maria - Espaço Cultural - Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro - (41) 3321-2840
Horário: 20h00
Duração: Aproximadamente 80 minutos
Valor do Ingresso: R$ 5,00 (meia) R$ 10,00 (inteira)

Nenhum comentário: