segunda-feira, 15 de agosto de 2011

evento - teatro - Grupo Ronda leva “Socorro” à CAIXA Cultural






Espetáculo de dança contemporânea de grupo catarinense traz a improvisação como principal característica





A CAIXA Cultural apresenta, de 19 a 21 de agosto, “Socorro”, espetáculo de dança contemporânea do Ronda Grupo de Dança e Teatro, baseado na obra do austríaco Peter Handke, autor de “Gritos de Socorro” (Hilferufe). A montagem faz um intercâmbio da dança contemporânea com o Teatro de Formas Animadas, promovendo um encontro entre as linguagens. A concepção e direção da peça ficaram a cargo de Zilá Muniz, em colaboração com os intérpretes-criadores: Egon Seidler, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz.



Nesta montagem, o corpo está sempre no limiar da necessidade de ajuda, e o conflito surge como uma condição humana. A ambientação e o figurino remetem a um “conto de fadas”, por meio de elementos lúdicos e poéticos. Os atores trabalham, simultaneamente, com a dança, o texto e a manipulação dos bonecos, que possuem o tamanho natural de um ser humano. Compõe o cenário ainda, a trilha sonora, com músicas de Steve Reich, compositor americano do movimento minimalista, completando a obra, que trata da degeneração e da fragilidade das relações humanas, onde as sensações e o tempo se distanciam do real.



“Acreditamos que pesquisas, dessa natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem, para o espectador, um olhar crítico a novas experiências estéticas”, afirma a diretora.



Após as apresentações, o Ronda Grupo promove um bate-papo com o público sobre o processo de criação e pesquisa do grupo. A conversa aborda os elementos da cena e os modos de composição e trabalho, para aproximar o público dos artistas e promover um melhor entendimento da obra.



Sobre o grupo:



O Ronda Grupo foi fundado em 1993, em Florianópolis (SC), por iniciativa de Diana Gilardengui e Diana Solari. Desde 2002, sob a direção de Zilá Muniz, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea, com a improvisação como principal elemento.



Ficha Técnica:



Direção/Concepção: Zilá Muniz

Intérpretes-criadores: Egon Seidler, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz

Consultoria em Formas Animadas: Valmor Níni Beltrame

Bonecos: Marcos Oliveira



Serviço: Dança: Socorro Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: de 19 a 21 de agosto de 2011 Hora: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: