terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lançamento - Byron apaixonado




Byron apaixonado
de Edna O´Brien
Título Original: Byron in love


Tradutor: Mauro Gama

Páginas: 296


O LIVRO
Após o sucesso de críticas do romance Dezembros Selvagens, Edna O’Brien vai mais longe em Byron Apaixonado e traça um retrato do polêmico poeta inglês e de suas paixões. Um livro fantástico e único sobre um dos mais importantes artistas de todos os tempos.

Segundo O’Brien, a ideia desta biografia surgiu após ler um livro de memórias em que a autora dizia ser o poeta a pessoa mais extraordinária e terrível que conhecera. Ao analisar George Gordon Byron, conhecido por todos como Lorde Byron, Edna prova que a aptidão para a poesia é distinta e tem pouco a ver com a vida individual de seu criador.

O poeta sempre foi rebelde e adorava propagar notícias escandalosas. Em Byron Apaixonado, a autora mostra que esse comportamento foi fundamental para suas obras, sendo, talvez, a razão de seu estilo inigualável.

Este retrato intenso e detalhado segue as paixões do último Adônis europeu. Uma narrativa impiedosa sobre um poeta na condição de rebelde — imaginativo, sem-lei e provocantemente imortal.

O PERSONAGEM
George Gordon Byron, 6º Barão Byron (Londres, 22 de janeiro de 1788 — Missolonghi, 19 de abril de 1824), melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, célebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.

A fama de Byron não se deve somente aos seus escritos, mas também a sua vida — amplamente considerada extravagante — que inclui numerosas amantes, dívidas, separações e alegações de incesto.

Encontrou a morte em Missolonghi, onde estava lutando ao lado dos gregos pela sua independência da opressão turca. Segundo consta, a causa da morte parece ter sido uremia, complicada por febre reumática. Sua filha, Ada Lovelace, colaborou com Charles Babbage para o engenho analítico, um passo importante na história dos computadores.

A AUTORA
Edna O"Brien
nasceu em 1932, no Condado de Clare, Irlanda. Em 1959, mudou-se para Londres. Começou a carreira como poeta, passando logo à ficção. Frequentemente criticada em seu próprio país — cinco de seus romances foram banidos da Irlanda por retratar a sexualidade da mulher —, a autora conquistou público internacional: o San Francisco Chronicle a descreveu como uma “valiosa herança dos grandes antepassados da literatura irlandesa”, enquanto o Le Figaro a comparou a Faulkner. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, o Prêmio de Ficção do Writer"s Guild por Time and Tide. Escreveu, ainda, para a televisão, cinema e teatro. É autora, pela Bertrand Brasil, de Dezembro selvagens.




um lançamento







Nenhum comentário: