segunda-feira, 5 de setembro de 2011

evento cinema - Cine Clube será espaço para apreciação e debate


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) está lançando um Cine Clube, com os objetivos de fomentar o debate e congregar a comunidade em torno da cultura do audiovisual.

A primeira mostra acontece no decorrer de setembro, com o tema "A Filosofia no Cinema". Serão exibidos e debatidos quatro filmes de cunho reflexivo-filosófico, a saber: "A Criação", de Jon Amiel, no dia 8 (quinta-feira), às 17h; "A guerra do fogo", de Jean-Jacques Nanaud, dia 14 (quarta-feira), às 18h; "2001: uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick, dia 24 (sábado), às 14h; e "Wall-E", de Andrew Staton, no dia 29 (quinta-feira), às 17h. O ingresso no Cine Clube é gratuito.

Veja a seguir uma sinopse dos filmes e o nome dos respectivos debatedores:



"A Criação"

Dia 8, quinta-feira, 17h

O drama do naturalista Charles Darwin à época em que escrevia "A origem das espécies" e os extremos conflitos pessoais que surgem de suas reflexões e conclusões. Direção: Jon Amiel. Cor. Drama. 10 anos. 108 min. Após a exibição, haverá debate.

Debatedor: Emiliano Aquino, professor-doutor em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).



"A guerra do fogo"

Dia 14, quarta-feira, 17h

Representação profunda e delicada sobre a descoberta do fogo na pré-história, através da saga de uma tribo e seu líder, que tenta recuperar o fogo recém-descoberto e já roubado. Três outras tribos, cada uma num estágio diferente de evolução, surgem em seu caminho. Direção: Jean-Jacques Nanaud. Colorido. Aventura. 14 anos. 100 min. Após a exibição, haverá debate.

Debatedor: Emanuel Rocha Fragoso, professor-doutor em Filosofia na UECE.



"2001: uma odisseia no espaço"

Dia 24, sábado, 14h

Desde a pré-história, um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito. Direção Stanley Kubrick. Cor. Ficção científica. 14 anos. 141 min. Após a exibição, haverá debate.

Debatedor: Emanuel Rocha Fragoso, professor-doutor em Filosofia na UECE.



"Wall-E"

Dia 29, quinta-feira, 17h

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs. Direção: Andrew Staton. Livre. 98 min. Após a exibição, haverá debate.

Debatedor: Pedro Martins Freire (jornalista de cinema do Diário do Nordeste e licenciado em Filosofia pela UECE).

Nenhum comentário: