segunda-feira, 26 de setembro de 2011

evento - FESTIVAL “CURTA 8” TRAZ CINEMA MUNDIAL PARA CURITIBA






O evento é o único do gênero na América Latina e traz nesta edição uma retrospectiva de cineasta belga e

mostra de cinema pernambucano





A CAIXA Cultural apresenta de 29 de setembro a 02 de outubro o 7º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8. O evento, único do gênero na América Latina, apresenta quatro dias de programação gratuita em uma mostra competitiva e mostras paralelas, com mais de 60 filmes produzidos em Super 8 de países como a Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda e Portugal.



O festival exibe filmes produzidos em Super 8, formato criado em 1965 pela Kodak, inspirado na proposta, “aperte o botão que nós cuidamos do resto” e que culminou em uma revolução cinematográfica no mundo. “Existe um amplo uso do formato Super 8 como proposta estética, mas o recurso está à disposição para ser usado de acordo com a criatividade do realizador”, conta Leandro Bossy, idealizador e coordenador do festival. “Costumo dizer que o Super 8 é mais uma caneta à disposição para você escrever, mas o que vai escrever com ela, você escolhe”, completa. Criado em 2005, o festival se consolidou como evento mundial do gênero. “Em 2008, com o apoio da CAIXA, consegui alguns parceiros fora do país, tornando possível que o festival se tornasse uma das maiores iniciativas do gênero já realizadas no país”, afirma Leandro. O festival é referência internacional na “bitola estreita” e o único do gênero na América Latina.



Durante a programação serão exibidos filmes em dois formatos: em película e em digital. Dentre as exibições em película, serão exibidos filmes em “tomada única”, a maioria deles produzidos a partir da Oficina de Super 8 em que cada diretor recebeu um cartucho de Super 8 para filmar um roteiro de sua escolha, editando o material diretamente no gatilho da câmera. Os cartuchos são revelados pela organização do festival e, portanto, o cinegrafista e o público assistem ao filme juntos pela primeira vez. Só nos últimos quatro anos, o Curta 8 apoiou a realização de mais de 60 filmes no formato. Dentre eles pequenas joias, como o curta “Iaia et Leni”, de Eugenia Castello, vencedor do festival do ano passado.



“Esta edição conta com a criação de um prêmio surpresa, em que o júri elege uma característica peculiar que queira destacar entre os filmes apresentados, revelada somente na cerimônia de premiação”, adianta Leandro. Os filmes serão julgados nas categorias de Melhor Atuação, Melhor Sonorização, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Direção, Melhor Filme - Finalizado em Digital, Prêmio Surpresa, Melhor Filme - Tomada Única, Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Filme - Estrangeiro e Melhor Filme – Brasileiro. O júri deste ano é formado por Cristian Borges, doutor em Cinema e professor da ECA-USP; Michael Wahrmann, diretor do curta “Avós”, que estreou no Curta 8 em 2009 e em seguida foi exibido no Festival de Berlim; e William Hinestrosa, coordenador dos programas brasileiros do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.



Mostras Paralelas



As mostras paralelas começam na quinta, exibindo pela primeira vez em 32 anos, na abertura do festival, o conjunto de filmes em Super 8, “Hu”, “Vitrines”, “Escura Maravilha” e “Aluminosa Espera do Apocalipse”, realizados pelo Grupo Experimental de Cinema Primeiro Plano, formado, à época, pelo trio Fernando Severo, Peter Lorenzo e Rui Vezzaro. A sessão foi apresentada originalmente na Cinemateca do Museu Guido Viaro, em 1979. “Aluminosa”, a estrela da mostra, foi definido pelo crítico Jairo Ferreira, em texto na Folha de São Paulo, como um dos melhores curtas brasileiros da época. “‘Aluminosa’ é um estilhaço de bom cinema: pequena aula de panorâmica, personagem visionário, cinema caminhado para ser música”, escreveu.



Na sexta é a vez do cinema pernambucano, com a mostra “O Super 8 em Pernambuco”. Serão apresentados dez filmes pernambucanos realizados de 1974 a 1982 por cineastas como Paulo Bruscky (hoje um artista plástico reconhecido) e Geneton Moraes Neto (renomado jornalista, que já ocupou as funções de editor-executivo do Jornal Nacional e editor-chefe do Fantástico).



A belga Isabelle Wuilmart fará a estreia mundial de seu longa-metragem “A Odisseia”, um work-in-progress, no sábado. Isabelle apresenta também uma sessão com uma retrospectiva de seus curtas. Um dos filmes da sessão, “Lola de Valence”, será sonorizado ao vivo, com a participação dos músicos Carla Zago (violino); Davi Sartori (teclado) e Edith de Camargo (voz).



O público também pode participar do “Curta 8” Desde o primeiro dia do festival as pessoas são convidadas a trazer filmes pessoais em Super 8 e Single 8, para avaliação da condição técnica e exibição no 2o Home Movie Day Curitiba – o Dia do Filme Caseiro, no domingo. A ideia é exibir de tudo: batizados, casamentos, férias frustradas de verão, primeiros passos de Joaninha, etc. O 2º Home Movie Day acontece no domingo. No dia ainda serão exibidos quatro filmes Leonardo Crescenti, realizados durante a década de 1980, seguidos pela premiação.



Programação:



QUINTA – DIA 29

- 19h - Sessão de abertura do festival: Cinema Transcendental - Exibição de filmes em Super 8 em película, seguida de debate com Fernando Severo, Peter Lorenzo e Rui Vezzaro – o trio criador do Grupo Experimental de Cinema Primeiro Plano.

- 21h - Sessão Competitiva: filmes em tomada-única



SEXTA – DIA 30

- 14h - Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.

- 19h - O Cinema Super 8 de Pernambuco - Exibição de filmes em DVD seguida de debate com o curador da sessão, Alexandre Figueirôa

- 21h - Sessão Competitiva: filmes finalizados em DVD e Sessão Competitiva: filmes em tomada-única



SÁBADO – 01 DE OUTUBRO

- 14h - Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.

- 17h - Pré-estreia mundial do filme “A Odisseia”, primeiro longa-metragem da belga Isabelle Wuilmart, exibido como “work-in-progress”. Exibição em formato digital.

- 19h - Cinema e encantamento: os curtas de Isabelle Wuilmart - Sessão retrospectiva com curtas de Wuilmart exibidos em formato digital, seguidos de debate com a diretora. “Lola de Valence”, um dos filmes, será sonorizado ao vivo pela realizadora em conjunto com os músicos Carla Zago (violino), Davi Sartori (teclado) e Edith de Camargo (voz).

- 21h - Sessão Competitiva: filmes finalizados em DVD E Sessão Competitiva: filmes em tomada-única



DOMINGO – 02 DE OUTUBRO

- 14h - Debate com os realizadores dos filmes em competição exibidos na noite anterior. Mediação: Ilana Feldman.

- 15h - O Dia do Filme Caseiro (Home Movie Day) - Realizado pela segunda vez em Curitiba, abre a oportunidade para que indivíduos e famílias dividam com o público do festival seus próprios filmes caseiros rodados nos formatos Super 8 e Single 8. São aceitos de batizados a casamentos e férias frustradas de verão. Coordenação: Lila Foster.

- 19h - O cinema de Leonardo Crescenti e Carlos Porto - Exibição em formato digital de quatro filmes da dupla seguidos de debate com Leonardo Crescenti. Um dos filmes é o único captado em formato digital a ser exibido no festival, abrindo espaço pra conversa.

- 21h - Premiação - Entrega dos troféus e prêmios oferecidos por parceiros do evento. Filmes vencedores são exibidos novamente.

- 23h - Festa de encerramento - Confraternização no Original Beto Batata (R. Professor Brandão 678, Alto da XV)



Currículos dos convidados



Dia 29

Fernando Severo (Caçador/SC, 1957) é graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UFPR, e pós-graduado em Comunicação e Cultura pela UTFPR. Realizador de filmes de longa, curta e média-metragem como diretor, roteirista e montador, trabalhos vencedores de mais de sessenta prêmios nacionais e internacionais. Seu longa-metragem "Corpos Celestes" (2009), protagonizado por Dalton Vigh e codirigido por Marcos Jorge, recebeu oito prêmios em festivais brasileiros, além de ser selecionado para festivais e mostras na Europa, Ásia e América do Norte. Ministra aulas na Pós-graduação em Comunicação Audiovisual da PUC-PR e nos cursos de Jornalismo e de Publicidade da Universidade Positivo. Atualmente é o diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná, órgão da Secretaria de Estado da Cultura.



Peter Lorenzo (Centenário do Sul/PR, 1958), é formado em Comunicação Visual – Design pela UFPR (1980). A partir de 2001, foi professor das disciplinas Produção I, Fotografia e depois, entre 2002 e 2007, supervisor do curso de Cinema e Vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Realizou diversos trabalhos como diretor de fotografia, dentre eles “O Mundo perdido de Kozák” (1988), de Fernando Severo, e “Estado de resistência” (2007), de Berenice Mendes. Como fotógrafo, realizou várias exposições individuais e expôs seu trabalho na Primeira Quadrienal de Fotografia, de 1985, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Atualmente reside em Florianópolis, Santa Catarina.



Rui Vezzaro (Videira/SC, 1956) foi professor do Curso Permanente de Teatro, no Teatro Guaíra, onde criou e ministrou a disciplina “Estética da Luz”, e realizou diversas montagens entre 1981 e 1987. De 1982 a 1986, foi diretor e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (atual UTFPR). Nesse período produziu mais de 60 filmes técnicos e científicos. Atualmente, o realizador atua na Fulltime – agência de comunicação interativa – e administra portais de cultura e entretenimento de Curitiba, como o “Boca a Boca” e o “Guia Fulltime Curitiba”. Além do destaque pelos trabalhos que desenvolveu em Super 8, foi premiado em concursos pelos roteiros de “Quingingoo” e “Noturno”.



Dia 30

Ilana Feldman (Rio de Janeiro, 1978) é pesquisadora, crítica, realizadora e curadora. Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Comunicação e Imagem também pela UFF, é, atualmente, doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Colabora para a Revista Cinética e para a revista eletrônica Trópico (UOL). Foi curadora da retrospectiva "David Perlov: epifanias do cotidiano" (2011) e organizadora, com Patrícia Mourão, de publicação de mesmo nome (Centro da Cultura Judaica de São Paulo, 2011). Atualmente pesquisa o documentário brasileiro contemporâneo, a partir da questão do ensaio, das práticas confessionais e da autoficção.



Alexandre Figueirôa (Recife, 1955) é professor adjunto e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Sua tese de mestrado em Cinema na ECA-USP resultou no livro O Super 8 em Pernambuco (Fundarpe, 1992). Escreveu também Cinema Pernambucano: uma História em Ciclos (FCCR, 2000) e Cinema Novo, a Onda do Jovem Cinema e sua Recepção na França (Papirus, 2004) – este resultante da tese de doutorado em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais na Universidade de Paris III. Foi crítico de cinema e teatro do Jornal do Commercio, do Diário de Pernambuco e atualmente colabora para a Revista Continente.



Dia 01

Isabelle Wuilmart (Tel Aviv, 1977) é formada em Pintura pela Academia de Belas Artes de Bruxelas e em Música pela Academia de Música de Uccle, ambas na Bélgica. Em conjunto com Antone Israel, o projecionista, Lola Bonfanti, a cantora, e Martin Daniel, o pianista, forma o grupo Les Films à Rayures. Desde 1999 dedica-se à produção de filmes em Super 8, tendo realizado mais de 30 trabalhos, exibidos em diversos festivais e espaços culturais, como o Centro Pompidou, em Paris. “Justine’s Dream” e “6 poemas” levaram os troféus de Melhor Filme Estrangeiro nas edições 2008 e 2010 do Curta 8 – e compõem a sessão retrospectiva apresentada nesta edição. Entre 2004 e 2008 foi assistente de direção e edição do cineasta belga Boris Lehman, que viria a atuar em vários de seus filmes.



Dia 02

Lila Foster (Nova Iorque, 1980) é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar com trabalho dedicado ao acervo de filmes domésticos da Cinemateca Brasileira. Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005), nos últimos anos tem dedicado especial atenção ao universo da preservação audiovisual e à história do cinema amador. Edita o blog Nitrato, Acetato & Poliéster.



Leonardo Crescenti (São Paulo, 1954) é artista e arquiteto pela FAU/USP (1978). Atua no mercado publicitário como fotógrafo desde 1980 e como diretor de fotografia em comerciais e curtas-metragens desde 1984. Tem como especialidade a fotografia e filmagem de produtos e produção de efeitos especiais em fotografia e cinema. Como artista investiga e desenvolve projetos em várias mídias e suportes. Como diretor realizou 13 curtas-metragens, obtendo 21 premiações nacionais e 14 internacionais, 28 participações hors-concours, três delas na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.



Jurados



Cristian Borges (São Paulo, 1974) é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP e do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Doutor em Cinema pela Universidade de Paris III, sua série de curtas em Super 8 filmados na Inglaterra, República Tcheca, Portugal e Grécia, como parte prática do mestrado na Universidade de Bristol, foi apresentada na abertura do Curta 8 em 2009. Formado em cinema pela UFF, onde também foi professor, codirigiu durante vários anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Foi cocurador das mostras “Agnès Varda – o movimento perpétuo do olhar” (2006), “Alain Resnais – a revolução discreta da memória” (2008), “Novo Cinema Independente Alemão” (2009) e “Harun Farocki – por uma politização do olhar” (2010).



Michael Wahrmann (Montevidéu, 1979) é diretor, roteirista e editor. Fundou em 2009 a Sancho Filmes, sua produtora. “Avós”, seu primeiro curta-metragem, teve sua estreia no Curta 8, em 2009, seguindo para uma trajetória de sucesso no Brasil e exterior, estreando internacionalmente no festival de Berlim, em 2010. O filme amealhou mais de 40 prêmios. “Oma”, seu curta recém-lançado, foi vencedor da Semana Paulistana do Curta-Metragem 2011. Atualmente finaliza seu novo filme, “Esperando Gatti”, que recebeu o Prêmio Estímulo de Curta-Metragem (SP). O trabalho conta com a atuação do pesquisador Andre Gatti e do cineasta Carlos Reichenbach. Em paralelo, desenvolve seu primeiro longa-metragem como diretor, “Rosa F.C”.



William Hinestrosa (Manaus, 1974) é coordenador dos programas brasileiros do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo desde 2005. Também coordena a pesquisa de conteúdo do Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, publicação anual da Associação Cultural Kinoforum. Iniciou sua carreira cinematográfica no Núcleo de Cinema Tela em Transe, no qual realizou curtas em Super 8 e organizou o Festival de Cinema em Super 8 de São Paulo, de 1999 a 2002. É sócio da produtora Vidioás, pela qual organizou, entre 2003 e 2004, o Curta Aliança, projeto de exibição mensal de curtas. Graduado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (SP), atualmente cursa o mestrado em Filosofia Política na mesma instituição.



Serviço

Cinema: 7º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: 29 de setembro a 02 de outubro

Horário: Consultar a programação nos sites www.caixa.gov.br/caixacultural e www.curta8.com.br

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir de uma hora antes do início da exibição.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

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