quarta-feira, 21 de setembro de 2011

evento - musica - Coro da Camerata apresenta-se com os Canarinhos de Campo Largo



A música vinda de vários países e de épocas distintas é a atração do concerto que o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba leva ao palco da Capela Santa Maria, neste fim de semana. Tendo como regente convidado o norte-americano Paul Crabb e participações especiais do clarinetista Jairo Wilkens e do grupo Canarinhos de Campo Largo, comandado por Théo de Petrus, o espetáculo “Many Nations, One World” será apresentado às 20h de sexta-feira (23) e às 18h30 de sábado (24), dentro da temporada 2011 patrocinada pela Volvo.

A variedade de composições reunidas no repertório coloca o público em contato com as tradições de diferentes culturas e nações, numa viagem sonora que conta com obras de 13 autores, entre eles o alemão Heinrich Schütz (1585 – 1672), o irlandês Sir Charles Villers Stanford (1852 – 1924), o italiano Claudio Monteverdi (1567 – 1643), o búlgaro Kiril Hristov (1875 – 1941), o tcheco Jaroslav Krcek (1939) e os norte-americanos Carol Barnett (1949) e Aaron Rosenthal (1975).

O maestro convidado para este concerto do Coro da Camerata Antiqua, Paul Crabb, é diretor do Coral da Universidade do Missouri (EUA), depois de ter respondido pela regência de grupos musicais que se apresentaram por toda a Europa, além da Austrália e México. Com intensa atuação em festivais internacionais, Paul Crabb lecionou na Academia de Música Liszt, em Budapeste (Hungria), e na Universidade de Música de Viena (Áustria). Com importantes premiações no currículo, foi escolhido como “Professor do Ano” pela Universidade Estadual Truman, em 1997, repetindo o título no ano seguinte pelo Missouri.

Participações – O programa preparado pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba conta, ainda, com a participação do grupo Canarinhos de Campo Largo, que desde 1989 revela jovens talentos. O coral foi criado pelo compositor e arranjador Théo de Petrus, que continua na regência do grupo e prepara os cantores com aulas de teoria e técnica vocal e flauta doce.

O espetáculo completa-se com a performance do clarinetista Jairo Wilkens, instrumentista formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná que desenvolve carreira internacional. Com várias premiações, o músico aperfeiçoou seus estudos nos Estados Unidos, onde foi selecionado como principal clarinete da “9th Street Philharmonic Orchestra” (Missouri), em 2009.

Serviço:

Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regêcia do norte-americano Paul Crabb e participações especiais do clarinetista Jairo Wilkens e do grupo Canarinhos de Campo Largo, comandado por Théo de Petrus. O espetáculo integra a temporada 2011 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 23 (sexta-feira), às 20h; e dia 24 de setembro de 2011 (sábado), às 18h30.

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 15 ou R$ 7,50 (meia-entrada)

Nenhum comentário: