segunda-feira, 26 de setembro de 2011

evento -Programa literário debate homossexualismo no livro Bom-Crioulo

Programa literário debate homossexualismo no livro Bom-Crioulo, do escritor cearense Adolfo Caminha



O Literatura em Revista, programa de apreciação e difusão literária do Centro Cultural Banco do Nordeste, debaterá a temática do homossexualismo no livro Bom-Crioulo, publicado em 1887 pelo escritor cearense Adolfo Caminha.

Com entrada franca, o tema será apresentado pela pesquisadora paraibana Cícera Araújo de Sousa, na próxima terça-feira, 27, às 18 horas, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108).

Nesta edição, Cícera Araújo de Sousa revisitará as crítica que Adolfo Caminha teceu em "Bom-Crioulo", um livro inovador que evidenciou a temática homossexual em uma das instituições mais elevadas do País - a Marinha - em pleno século XIX.

Com sua escrita naturalista, o autor mostrou os desconcertos de uma nação jovem, juntamente com a hipocrisia de uma sociedade baseada nas relações de poderes centralizadores.

Tendo estado a bordo das viagens na época em que prestou serviço para a Marinha, Adolfo Caminha revelou ficcionalmente as humilhações físicas e psicológicas a que eram submetidos os marinheiros.

Em meio à tripulação, os leitores encontrarão personagens não-convencionais, expostos ao preconceito homossexual e à discriminação racial, questões tão atuais em pleno século XXI, que serão levantadas e debatidas com o público presente ao Literatura em Revista.

Nenhum comentário: