segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lançamento - A Ideia Que Se Esquecia


A Ideia Que Se Esquecia



de Jorge Miguel Marinho
e Mateus Rios
20x26 cm.
32 páginas









Você sabe o que acontece com uma ideia que é esquecida por todos? Ela pode desaparecer! E como será que uma ideia se sente quando nota que a cada dia some um pedacinho seu?

O AUTOR
Jorge Miguel Marinho nasceu por acaso no Rio de Janeiro e logo foi morar em São Paulo para sempre, cidade que ele acredita ser sua paisagem interior e onde ele sente viver e escrever mais humanamente. Jorge diz que a Literatura é a expressão mais generosa que existe porque ela “sonha nas palavras o sonho de todos” e, mesmo quando ela fala da dor mais aguda de existir, nunca deixa de ser uma promessa de felicidade.

Ele fez Letras e mestrado na Universidade de São Paulo, é professor de Literatura, coordenador de oficinas de criação literária, roteirista, ator e locutor. Roteirizou o vídeo Mário, um homem desinfeliz em comemoração ao centenário de nascimento de Mário de Andrade e protagonizou também o poeta no filme. Escreveu peças e adaptações para teatro.

Tem vários livros publicados, entre eles: A visitação do amor, prêmio FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) de Melhor Livro para Jovens, Na curva das emoções, prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Te dou a lua amanhã, prêmio Jabuti e Lis no peito: um livro que pede perdão, prêmio Jabuti, prêmio Orígenes Lessa da FNLIJ de melhor livro juvenil, White Ravens (Biblioteca de Munique) e altamente recomendável da FNLIJ.

Tem contos publicados nos Estados Unidos e na França. Publicou também O cavaleiro da tristíssima figura, uma paródia sobre os heróis das histórias em quadrinhos e romances policiais, e recebeu o Troféu HQ MIX de 1996. Gosta de ler, cultivar os amigos, fazer bobagens – muitas –, viver e revelar o sentido da vida nas coisas mais banais.

E escrever histórias possíveis e impossíveis.


O ILUSTRADOR Mateus Rios nasceu no Rio de Janeiro e morou em um bocado de cidades pelo país inteiro antes de parar em São Paulo, onde trabalha com ilustração de livros e em projetos de cinema de animação.

Estudou cinema na faculdade e logo depois começou a ilustrar, logo no primeiro veio uma indicação para o Prêmio Jabuti, depois disso não parou mais: vieram vários outros livros, outra indicação, participações em catálogos e exposições.

Para ilustrar a história da ideia que se esquecia, teve que procurar a danada da ideia por vários cantos do ateliê: no meio das folhas de papel, dentro dos tubos de tinta, embaixo da caixa dos pincéis. Quando finalmente encontrou ficou tudo mais fácil porque a ideia era... ela era... qual era mesmo?

*

um lançamento


Nenhum comentário: