segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Notícia - Editora Biruta tem três livros indicados ao Prêmio Jabuti


A Editora Biruta emplacou três títulos, em duas categorias, entre os finalistas ao Prêmio Jabuti deste ano.



O Casamento de Monalisa e o Aleijadinho, de Elias José, ilustrado por Taisa Borges, foi indicado na categoria “Ilustração de Livro Infantil e Juvenil”; A Espada Turca, de Luiz Antonio Aguiar, e Histórias Mal-Assombradas de Portugal e Espanha, de Adriano Messias, ilustrado por Alexandre Teles; na categoria “Livro Juvenil”.

Seguem abaixo informações sobre os livros, a ilustradora e os autores, e no anexo as imagens das capas.

O Casamento de Monalisa e o Aleijadinho, de Elias José, ilustrado por Taisa Borges.

Quando os irmãos Daniel e Aninha entraram no carro com os pais e a avó para visitar Congonhas, Ouro Preto, Mariana e outras antigas cidades mineiras, mal sabiam que iriam encontrar um outro Aleijadinho e aprender não só sobre história e arte brasileiras, mas sobre encontros e desencontros, amor, conflitos e negociação. Essa é a história de uma viagem que, como a vida, tem suas surpresas. Uma história que nos ensina como reagir a elas.

32 pp. / 20 X 26 cm /

Taisa Borges tem formação em artes plásticas e estilismo. Ilustrou para a Folha de São Paulo, Vogue, entre outros. É autora do livro de imagem O Rouxinol e o imperador, inspirado no conto de Andersen do mesmo nome, lançado em 2005, obra selecionada para o PNBE 2005 e para o PNLD SP/2006, merecedor do Prêmio de Melhor Livro de Imagens de 2005 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2006, publicou na mesma coleção João e Maria, inspirado em um conto dos irmãos Grimm, também selecionado para o PNBE 2006 e para o PNLD SP/2007. E pela Biruta ilustrou O florista e a gata.



A Espada Turca, de Luiz Antonio Aguiar

Este livro é uma aventura de mistérios e encantamentos. Romance do gênero Realismo Fantástico começa na antiga Esmirna, atual Turquia, há mais de cinco mil anos. Percorre guerras, história de reinos que se tornaram impérios, para depois serem destruídos. Países e povos que ainda hoje nos parecem existir somente nas lendas. Passa por descobertas arqueológicas, livros secretos e bibliotecas... até chegar ao presente, envolvendo uma garota, tomada de saudades do avô e tentando ainda descobrir seus caminhos na vida.

92 pp. / 16 X 23 /

Luiz Antonio Aguiar é autor de cerca de 90 títulos e ganhou diversos prêmios pelo mundo. O Jabuti em 1994, várias menções do Prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ, Inscrito na lista de honra do IBBY (2007), o White Ravens (2008) e a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ, colabora em jornais e ministra oficinas de leitura e criação literária por todo o país. Pela Editora Biruta já publicou Brincos de ouro e sentimentos pingentes e Meu amigo indiozinho.



Histórias Mal-Assombradas de Portugal e Espanha, de Adriano Messias, ilustrado por Alexandre Teles.

Livro da série Contos para não dormir, que conta para o jovem leitor muitas histórias mal-assombradas. Neste livro o personagem André faz uma visita ao sítio de suas três tias tricoteiras, e se envolve na investigação de um misterioso cômodo da casa, em que foi guardada uma máquina antiga de tear. Neste quarto o menino conversa com a “Velha de um Olho Só, a fiandeira de roca”. Paralela a essa história o menino ouve outras mal-assombradas, contadas pelas suas tias, pelo padre da cidade e pela empregada da casa.

192 pp. / 13,5 X 18 cm /

Adriano Messias é jornalista, bacharel em Letras, mestre em Comunicação Social e doutorando em Comunicação e Semiótica. A vontade de ser escritor veio aos doze anos de idade, quando passava horas criando histórias de aventuras, contos de assombração e poesia. Pela Editora Biruta publicou os livros da série Contos Pra não Dormir. O volume Histórias mal-assombradas em Volta do Fogão de Lenha foi selecionado para a Feira de Bolonha em 2005 e PNLD 2006.


*
um lançamento

Nenhum comentário: