sexta-feira, 7 de outubro de 2011

AGENDA - PROGRAMAÇÃO CLP

Dias 5, 7, 8, 9, 10 e 11

:: Dia 5 | quarta-feira

Piano bar 22h00


Quartas Mal’Didas

Descrição: cid:image017.jpg@01CC7BE5.EC465020


Tema: Poesia & Pintura

Convidado especial: Fernando Gaspar

Participação musical de Rui Paulino David

:: Dia 7 | sexta-feira

Piano bar, 22h30

Concurso de Música CLP // 2011

Concerto 2/10

A Canção e a Ópera

Marina Pacheco, soprano

Olga Amaro, piano

:: Dia 8 | sábado


Piano bar, 16h00-18h00

Palestra “Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império”

Orador: Jacinto Alves

Descrição: cid:image015.jpg@01CC7BCE.22FA4C10

"Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império" pretende apresentar uma nova doutrina espiritista e espiritualista, racional e científica de base cristã que na História da Humanidade e pela primeira vez se apresenta como única, sendo completamente diferente de quaisquer correntes ou movimentos filosóficos ou religiosos então surgidos ou existentes estando naturalmente vocacionada para vir a ser um novo movimento idealista fundamentado nos princípios científicos do Evolucionismo e mobilizador de uma nova missão dos Portugueses no mundo".

Piano bar, 21h30


Lançamento do livro “As linhas não existem”, de Joana Espain

Apresentação: Ana Luísa Amaral e Luísa Marinho

Leitura dos textos: Valdemar Santos

Descrição: cid:image019.jpg@01CC7BE5.EC465020

Sobre a autora: Joana Espain nasceu no Porto em 1977. É doutorada em Física pela Faculdade de Ciências e lecciona na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Frequenta actualmente o mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes da Faculdade de Letras da mesma universidade.

As linhas não existem é o seu primeiro livro de poesia.

:: Dia 11 | domingo


Piano bar, 21h00

Musik Rainbow

Descrição: cid:image022.jpg@01CC7BE5.EC465020


Brisas do Caribe

Selecção musical DJ Martin’s

*************************************************

EM EXPOSIÇÃO

Galeria da Cave

Exposição de fotografia e Escultura “Home sweet, empty home”, de Edoardo Gatti-Hessegatti

(Até ao dia 15)

Galeria piso 2,

Exposição de fotografia “Paisagens Invisíveis”, de Luís Bravo Pereira

(Até ao dia 15)


Sobre o autor:
Luís Bravo Pereira desenvolve a sua actividade enquanto fotógrafo e docente de fotografia aplicada (fotografia científica), leccionando actualmente na Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes – e, por convite, em cursos das áreas de fotografia, museografia e restauro no estrangeiro.

Das suas áreas de interesse constam a fotografia documental e de investigação científica. Através do recurso a aplicações de técnicas inovadoras, como a fotografia por infravermelhos, ultravioleta, radiografia ou multiespectral, realiza trabalhos de documentação e análise de Obras de Arte e de aplicação à Biologia. Por outro lado, explora estas técnicas na procura de uma nova abordagem artística à fotografia de paisagem e retrato.

Expõe regularmente deste 1990. De entre as mostras colectivas destacam-se a Exposição Colectiva de Fotografia de Natureza, Parque Biológico de Vila Nova de Gaia (2005), distinguido com o 1º Prémio; a Exposição Colectiva de Trabalhos de Docentes da Universidade Católica do Porto (2003); e a Exposição colectiva de Fotografia da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto (1990), igualmente premiado com 1º Prémio. Destaca-se ainda como exemplo de mostra individual a Exposição “Low Light”, que levou a cabo na Universidade Católica do Porto, em 2005.

Sobre a exposição: Paisagens Invisíveis “... uma paisagem invisível condiciona a paisagem visível...”(*)

O desenvolvimento e expansão da fotografia digital, mais acessível e permissiva à exploração de novas técnicas, abriu portas a uma nova realidade de “paisagens invisíveis” que a fotografia do visível não revelava.

As câmaras fotográficas digitais, quando dotadas de lentes e filtros particulares, são agora capazes de captar fotões que não são de luz, mas sim de radiação ultravioleta e/ou infravermelha. A realidade multiespectral (resultante da conjugação de diferentes comprimentos de onda numa única imagem, que não o habitual RGB), apresenta crescentes e diversas aplicações, que passam pela fotografia médica, forense, de documentação e análise não invasiva de obras de arte, fotografia aplicada à biologia, astronomia, entre outras.

Nesta exposição o autor apresenta o outro lado do visível numa viagem por diferentes paisagens, naturais e urbanas, em que a técnica se alia à invenção e se convida o visitante a redescobrir o mundo já conhecido através de um novo olhar.

(*) CALVINO, Italo; “As Cidades Invisíveis, Teorema (2008)

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: logotipo_CLP.jpg

Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt


Nenhum comentário: