segunda-feira, 10 de outubro de 2011

evento - 16/11 ESTREIA 2MUNDOS COM MARIANA MUNIZ




Universo da cultura surda inspira a bailarina e atriz Mariana Muniz, que traz espetáculo inédito para os palcos. A Estréia em São Paulo acontece no dia 16 de novembro no Sesc Pinheiros. 2MUNDOS

Inspirado pelo diálogo entre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), o silêncio

e as intersecções entre movimento e palavra, o novo espetáculo da

Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança pesquisa a comunicação através

do corpo/voz, dirigida ao público de ouvintes e não-ouvintes.

2Mundos_IMG_3142 (Lençóis Pta) - Foto Cláudio Gimenez_02



O espetáculo é um projeto de Dança-Teatro inspirado no

universo da cultura surda. Dirigido, também, para este público,

é concebido e realizado pela criadora e intérprete Mariana Muniz, sob a

supervisão geral do diretor Eduardo Tolentino de Araújo.







“Mesmo no silêncio e com o silêncio

Dialogamos”

Carlos Drummond de Andrade

As cenas, elaboradas no corpo da bailarina e atriz, comunicam o universo imaginário produzido pela pesquisa da relação entre o silêncio e os sentidos simbólicos das linguagens da dança e do teatro, em diálogo com a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, segunda língua oficial do país.

No contexto social dos surdos, uma cultura própria e sólida, o gesto corporal é a mais importante maneira de comunicação, transmitir idéias, pensamentos. Criar imagens e apreender sons, onde o silêncio convida a considerar o ato de ler como um modo de ouvir. “Para nós, ter a oportunidade de dialogar com este universo é um privilégio”, fala Mariana Muniz sobre a intensa relação com a cultura surda.

Fruto de investigações da criadora e intérprete, Mariana Muniz, em continuidade à pesquisa da Cia. sobre as intersecções entre dança e teatro, a dramaturgia e a concepção cênica se constituem no corpo – movimento, gesto, silêncio; corpo que fala, corpo/voz.

Para a Cia Mariana Muniz, pesquisar uma língua complexa e estruturada como é a LIBRAS, subvertê-la e explorá-la artisticamente em suas possibilidades lexicais e em sua sintaxe, é fazer poesia no espaço e no tempo, buscando algo que sirva como ponte entre o universo de ouvintes e de não ouvintes.

“Pensar as artes cênicas nessa intersecção Dança - Teatro nos permitiu olhar para a potência expressiva do gesto. Podemos nos comunicar tranquilamente através da palavra falada, mas quando diante de uma situação limite, de grande tensão ou emoção, as palavras não bastam e gesticulamos; e, assim nos comunicarmos com mais sinceridade em relação ao que pretendemos expressar”, fala Mariana Muniz sobre a obra, que surge do desejo de dialogar, ouvindo gestos e movimentos.


“Olho do mesmo modo com que poderia escutar.

Meus olhos são meus ouvidos.

Escrevo do mesmo modo com que

me exprimo por sinais.

Minhas mãos são bilíngües.

Ofereço-lhes minha diferença.

Meu coração não é surdo a nada

neste duplo mundo. (...)”

Emmanuelle Laborit


Serviço: Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança Apresenta: 2Mundos Supervisão Geral: Eduardo Tolentino de Araújo Concepção, interpretação e dramaturgia: Mariana Muniz Direção: Cláudio Gimenez Assessoria Técnica em LIBRAS e imagens projetadas: Carlos Avelino de Arruda Sampaio Data: dias 16, 23 e 30 de novembro – quartas-feiras Horário: 20h Espetáculo Gratuito 98 lugares Recomendação: Livre Local: SESC PINHEIROS - Auditório Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros Telefone: 11 3095-9400 Ficha Técnica Supervisão Geral: Eduardo Tolentino de Araújo Concepção, interpretação e dramaturgia: Mariana Muniz Direção: Cláudio Gimenez Assessoria Técnica em LIBRAS e imagens projetadas: Carlos Avelino de Arruda Sampaio Música Original: Ricardo Severo Figurino: Tânia Marcondes Iluminação: Ricardo Bueno Projeto Gráfico: Paula Viana Registro Videográfico: Osmar Zampieri Fotos: Cláudio Gimenez Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Produção: Cria da Casa Gestão Cultural (Cybelle Young e Priscila Wille) Assistente de Produção: Michelle Karine Agradecimentos Especiais: Maria Lúcia Lee, Alexandre de Freitas Guimarães e Carlos Martins e às Estagiárias: Tatiana Saltini e Luzia Bugno.

Nenhum comentário: