quinta-feira, 13 de outubro de 2011

evento -CINEMA E SUAS LINGUAGENS CINEMA E JUVENTUDE

20/10 –

15h45 Houve uma vez dois verões (BR, 75 min, cor, 2002).

Sinopse: Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

18h Sessão filmes paranaenses: Paisagem de Meninos (27’) direção de Fernando Severo. PAX (14’) de direção de Paulo Munhoz. Lavanderia Shermer (20’) direção de Wellington Sari. Coloridos (10’) direção de Christopher Faust & Evandro Scorsin. Programa com 72’. Curadoria da programação paranaenses de Alexandre Rafael Garcia e Christopher Faust.

19h30 - Sessão filmes paranaenses: Dias na Escola (12’) direção de Anderson Simão & Evandro Scorsin. Vila das Torres 2014 (15’) do projeto Olho Vivo. Filme de Amor do projeto Experiência do Olhar (5’). Garoto Barba (15’) direção de Christopher Faust. Curitiba - Em Busca da Identidade Perdida (17’) de direção de Paulo Munhoz. Programa com 64’. Debate com os diretores dos filmes apresentados durante o dia.

21/10

15h45 - Antes que o mundo acabe (35 mm, cor, 2009, 100’)
Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.

18h – Sessão filmes paranaenses: Vamo Junto Comê Defunto (13’) e Polaco da Nhanha (20’) com direção de Elói Pires Ferreira. A Flor (10’) com direção de Irmãos Wagner. Jeniffer (15) com direção de Moacir David e PAX (14’) de direção de Paulo Munhoz. Programa com 73’

19h30h - Exibição do filmes do Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens (Divercine) de Montevidéu, Uruguai e debate com o diretor do festival Ricardo Casas. Programa com 54’.

Tonky (Uruguai, 2007, 1 min 30s)
Direção de Walter Tournier e produção: TVE Brasil y Tournier Animation.

Tonky é menininho que vive uma serie de aventuras em cada capítulo, criado por um dos melhores realizadores de animação do continente para a TVE Brasil, quando estava dirigida por Beth Carmona. Será exibido o capítulo 1 de uma serie de 13. Recomendado a partir de 3 anos.

Amigaozão (Brasil 2006, 1’)

Direção: Andrés Lieban. Produção: TVE Brasil y 2DLab

Sinopse: Um menino e um elefante se vêm envolvidos em uma experiência única e enfrentam juntos os desafios de crescer com muita imaginação e cumplicidade.. Os dois são valentes mas tem medo de algo: o menino tem medo de atravessar a rua e o elefante da escuridão. Recomendado a partir de 3 anos.

Tiruriru (Argentina,2005, 2’)

Direção e produção: Pablo Rodríguez Jáuregui

Sinopse: É uma ilustração sobre a música do uruguaio Mashliah, em que o humor surrealista do músico é interpretado brilhantemente pelo animador.Recomendado a partir de 5 anos.

La grúa y la jirafa (O Guindaste e a Girafa – Argentina 2006, 3’)

Direção e produção: Vladimir Bellini

Sinopse: História de amor entre um solitário guindaste portuário e uma girafa muito fofa. Animação 2D digital, 100% realizada à mão por um jovem de Buenos Aires, seu pai e seu irmão. Recomendado a partir de 4 anos.

Lapsus (Argentina 2007, 3’)

Direção: Juan Pablo Zaramella. Produtora: Silvina Cornillón. Produção: JPZtudio

Sinopse: Nunca subestimemos o poder do lado negro... O cineasta de "Viaje a Marte" não pensava em apresentar este curta em festivais de cinema infantil, até que o filme entrou na programação e foi premiado no Divercine. Recomendado a partir de 6 anos

Roubada (Brasil 2000, 4’)

Direção: Mauricio Vidal, Renen de Moraes y Sérgio Yamasaki

Produtor: Maurício Vidal.

Sinopse: Uma mulher idosa numa cadeira de rodas vê como um ladrão assaltou sua enfermeira. Imediatamente entra em ação para perseguir os criminosos, produzindo uma série de situações realmente engraçadas. Recomendado a partir de 4 anos.

Aquarela ( Brasil, 2003, 5’)

Direção: Andrés Lieban y André Breitman

Produtora: Carla Scheider. Produção: 2DLab

Sinopse: Baseado na música de Toquinho, um músico da Bossa Nova, o filme constrói uma metáfora da vida, desde o nascimento até a morte, utilizando a técnica da aquarela. Recomendado a partir de 3 anos.

Tachuela, Varilla y Lechuga ( Uruguay 2003, 5’)

Direção: Walter Tournier. Produção: Cofac y Walter Tournier

Sinopse: Três personagens tentam construir uma plataforma, mas não conseguem fazê-lo sozinhos. Então eles se unem e assim atingem o objetivo que é ver, juntos, um show bem animado.Recomendado a partir de 3 anos.

Yo y los otros (Eu e os outros – Bolivia, 2006,6’)

Direção: Jesús Pérez. Produtora: Elisabeth Hüttermann

Produção: Luciérnaga.

Sinopse: Um amplo espaço navegam à deriva uns monigotes desenhado em pedaços de papel. Eles não sabem, mas está em movimento um mecanismo cósmico. Consciência que, eventualmente, levar para a liberdade. Recomendado a partir de 6 anos.

El árbol de la vida ( A árvore da vida - Cuba 2004, 8’)

Direção: Mario Rivas.

Sinopse: Um exemplo do que pode ser criativa animação, com personagens que não substituem animais ou humanos, embora tenham olhos e boca e falar como os humanos, eles são "pitusa". Uma história sobre cuidar do meio ambiente, mas com inteligência. Recomendado a partir de 5 anos(com diálogos em espanhol)

Leonel pé de vento (Brasil 2006, 15’)

Direção: Jair Giacomini

Produção: Jair Giacomini y Cartunaria Desenhos.

Sinopse: Leonel nasceu ao pé do vento e, por isso, vive isolado de tudo, até o dia em que sua existência é descoberta. Então sua vida começa a mudar, Mariana se torna sua amiga e, juntos, eles descobrem a importância de viver com as diferenças. Recomendado a partir de 5 anos.

22/10

15h45min Sessão filmes paranaenses: Garoto Barba (15’) direção de Christopher Faust. Memórias do Meu Tio (13’) com direção de Alexandre R. Garcia e Alvaro Zeini Cruz. Menino Quadradinho (15’) de direção de Diego Lopes. Meu medo (12’) de direção de Murilo Hauser. Bonequices (9’) direção de Rodrigo Alonso. Programa com 63’.

18h – Sessão Divercine - Tonky (Uruguai, 2007, 1 min 30s), Amigaozão (Brasil 2006, 1’), Tiruriru (Argentina,2005, 2’), La grúa y la jirafa (O Guindaste e a Girafa – Argentina 2006, 3’), Lapsus (Argentina 2007, 3’), Robada (Roubada – Brasil 2000, 4’), Aquarela (Brasil, 2003, 5’) e Tachuela, Varilla y Lechuga (Uruguay 2003, 5’). Yo y los otros (Eu e os outros – Bolivia, 2006,6’), El árbol de la vida ( A árvore da vida - Cuba 2004, 8’) e Leonel pé de vento (Brasil 2006, 15’).

19h - Antes que o mundo acabe (35 mm, cor, 2009,100’). A diretora Ana Luiza Azevedo e Maria Angélica dos Santos estarão presentes para debate após a sessão.

Sinopse: Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.

Ana Luiza Azevedo - cineastra e integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre.No final de 2007, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Antes que o Mundo Acabe, baseado no livro de Marcelo Carneiro da Cunha, que foi apresentado e premiado em festivais, antes mesmo de seu lançamento comercial, em maio de 2010.

Maria Angelica dos Santos - desenvolve o Programa de Alfabetização Audiovisual junto às Secretarias da Educação e da Cultura, promovendo o uso da linguagem audiovisual nas Escolas Públicas de Porto Alegre. Realiza o Festival Escolar de Cinema Brasileiro, que anualmente leva a Sala de Cinema P. F. Gastal, estudantes de todas as idades da Rede Pública. Membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e também responsável pelo Acervo da Cinemateca Capitólio, em fase final de implantação.

23/10

15h45min - Sessão de filmes paranaense: O Lobo (12’) com direção de Jaqueline Souza. Intervalo (9’) direção de Alexandre R. Garcia. Mimese (12’) com direção de Alvaro Zeini Cruz. Naftalinas, Doces e Traças (13’) com direção de Nathália Tereza & Rodriane Lima. Monique ao sol (14’) de direção de Wellington Sari. Máquina de Sorvetes (16’) com direção de Christopher Faust. Programa com 76’

18h – Sessão Antes que o mundo acabe (35 mm, cor, 2009,100’).

20h – Sessão cinema paranaense (69’) e Divercine (29’) programa com 98’.

Exibição dos filmes paranaenses: Eu não sei andar de bicicleta (15’) direção de Diego Florentino. O Muro (5’) direção de Diego Florentino. Play (10’) direção de Eduardo Colgan. Alícia e os Felinos (15’) direção de Beto Meira & Kleber Wlader. Caleidoscópio (12’) direção de Gustavo Ribas & Murilo Wesolowicz. Sob a Luz da Vela (12’) direção de Karina Souza. O Rio e Eu (15’) direção de Diego Lopes.

Exibição dos filmes do Divercine: Yo y los otros (Eu e os outros – Bolivia, 2006,6’), El árbol de la vida ( A árvore da vida - Cuba 2004, 8’) e Leonel pie de viento (Leonel pé de ventoBrasil 2006, 15’).

Nenhum comentário: