terça-feira, 4 de outubro de 2011

evento - musica - A percussão de Marcos Suzano na CAIXA Cultural






Músico carioca se apresenta na Série Solo Música





A CAIXA Cultural apresenta o percussionista Marcos Suzano, na Série Solo Música, no dia 11 de outubro. O músico, percussionista de destaque no Brasil e no exterior, mostra um show solo com destaques de sua carreira.



Não é a primeira vez que o músico se aventura em um trabalho solo. Sua primeira experiência foi em 1996, com “Sambatown”, em que fez usos inovadores com o pandeiro e intensificou a batida samba-funk, além da utilização de sons mais graves. Em 2000, lançou “Flash”, seu segundo trabalho solo, com uso da música eletrônica.



Suzano desenvolveu uma técnica específica para tocar o pandeiro, em que o princípio é tocar o instrumento "ao contrário", isto é, tomando como tempo forte não a batida do polegar, mas a das pontas dos dedos contra a pele do pandeiro. O músico afirma facilitar a execução de ritmos fora do padrão do pandeiro, como compassos ímpares, por exemplo.



Marcos Suzano tem mais de duas décadas atuando na música e se consagrou como um dos grandes percussionistas brasileiros. Iniciou na música tocando surdo e cuíca, aderindo posteriormente ao pandeiro, inspirado por Jorginho do Pandeiro do grupo Época de Ouro. O músico, que se destaca pelo trabalho autoral, estudou ritmos africanos com Paulo Moura, tocou com Zizi Possi, Água de Moringa, Marisa Monte, Gilberto Gil, Lenine, Benjamin Taubkin (que também se apresentou na Série Solo Música), entre outros. Participou ainda do grupo Aquarela Carioca e integra o Pife Muderno, de Carlos Malta.



Sua discografia se completa com os álbuns “Satolep Samba Town” (2007), com Vitor Ramil, “Atarashii” (2008) e “Trio 3-63” (2009), com Paulo Braga e Andrea Ernst Dias.



Série Solo Música



Em seu terceiro ano de existência, a Série Solo Música se consolidou como realizadora de grandes shows na CAIXA Cultural. Os aspectos que consagraram o projeto vão da diversidade cultural e qualidade musical a ousadia em apresentar recitais raros e em formação solo.



Somente nesta temporada já se apresentaram Roberto de Regina (cravo), Moacyr Luz (samba), Edith de Camargo (cantora e pianista), Rodolfo Richter (violinista), Oleg Fateev (bayan), entre outros. A Série vai apresentar ainda este ano Daniel Migliavacca (bandolim) e Artus Andrés (flautas e marimba de vidro).



A Série Solo Música também inova ao se definir, de forma proposital, como uma série sem gênero definido, mesclando diversas tendências. Passa pela música erudita, pela música popular e pela world music, sem se esquecer do uso de novas tecnologias. O projeto oferece ainda masterclasses com alguns dos seus artistas, o que amplia seu caráter cultural e educativo.



Serviço:



Música: Série Solo Música – Marcos Suzano (Percussão)

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 11 de outubro – terça-feira

Horário: 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111(de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: