terça-feira, 25 de outubro de 2011

evento - teatro - Galileu e Einstein se aventuram em peça infantil na CAIXA Cultural






“A Viagem de Zenão” traz diversão e história para as crianças





A CAIXA Cultural apresenta o espetáculo infantil “A Viagem de Zenão”, nos dias 29 e 30 de outubro, do coletivo Era Uma Galera, formado pelo autor e diretor Carlos Cardoso. A peça apresenta de uma forma divertida os cientistas Galileu Galilei e Albert Einstein, que juntos embarcam em uma aventura pelo tempo.



Ambientada na Itália do século XVII, quando Galileu Galilei era silenciado pela inquisição e impedido de publicar seu trabalho, “A Viagem de Zenão” aproxima o público infantojuvenil das figuras históricas do sábio toscano e de Albert Einstein. A aventura inicia com uma viagem no tempo, obra de um monge alquimista desafeto de Galilleu Galilei, que pretende provar que as teorias do italiano estão erradas. O feitiço do monge, no entanto, faz aparecer Albert Einstein, que participa da odisseia.



“A Viagem de Zenão” estimula nas crianças a busca pelo conhecimento, em razão dos personagens históricos, da época em que a peça acontece e dos problemas científicos a que alude. O espetáculo, contemplado no edital de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural, ganhou o Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil (2008) nas categorias de melhor texto e melhor cenário, além de ter sido indicado em outras três categorias (melhores direção, espetáculo e iluminação).



Sobre o coletivo:

O grupo Era uma Galera se dedica, desde 2003, à criação de espetáculos infantis. Em 2004, lançou “Um Soldadinho de Chumbo”, sendo “A Viagem de Zenão” sua segunda montagem. “Como ter uma ideia”, em 2009, foi a terceira obra do grupo, contemplada pelo Prêmio Funarte Petrobrás de Teatro Myrian Muniz (2008) e pela quarta edição do FATE (2009).



Ficha Técnica:

Texto e direção: Carlos Cardoso

Elenco: Márcio Freitas, Simone Franco, Maria Wilma, Andrea Santiago e Carlos Cardoso

Cenário: Carlos Cardoso, Marcelo Lipiani e Fernanda Donoini

Figurinos: Lia Arruda

Iluminação: Luiz Paulo Neném e Rogério Emerson



Serviço:



Teatro: A Viagem de Zenão

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: dias 29 e 30 de outubro

Horário: Sábado 15h e 17h e domingo 15h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: