quinta-feira, 13 de outubro de 2011

evento - Textos de Arthur Schnitzler e Milan Kundera são lidos na CAIXA Cultural






Acontece a oitava edição do projeto EntreMundos





A CAIXA Cultural apresenta mais uma sessão do projeto literário EntreMundos: Mundo da leitura, leitura do mundo, no dia 19 de outubro. O austríaco Arthur Schnitzler e o tcheco Milan Kundera terão suas obras lidas, acompanhadas pela harpa de Felipe Ayres, com mediação de Mariana Sanchez, direção de Luciana Barone e atuação de Marcio Mattana e Airen Wormhoudt.



Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, neste ano serão dez edições mensais de “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Enquanto nas iniciativas anteriores se focou na literatura de um determinado período, ou de um espaço geográfico, a nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.



Arthur Schnitzler

Do austríaco Schnitzler, será lida a obra “Crônica de Uma Vida de Mulher”. O romance conta a história da austríaca Therese Fabiani, a partir dos seus 16 anos. A menina vê sua família desmoronar depois do acesso de loucura do pai e passa a transitar por uma sociedade vienense que enfrenta perda de valores, ao mesmo tempo em que procura seu próprio caminho.

Nascido em 1862, Schnitzler é contemporâneo de Freud e estudou medicina antes de trocar a carreira médica pela de escritor. Em sua obra o escritor antecipou idéias da psicanálise de Sigmund Freud. Consagrado por dramas psicológicos, o austríaco é autor de “Breve Romance de Sonho”, texto que inspirou o filme “De Olhos Bem Fechados”, de Stanley Kubrick. Autor de muitos outros livros, entre os quais O Retorno de Casanova (1918), Senhorita Else (1924) e Breve Romance de Sonho (1926), Arthur Schnitzler morreu em Viena, em 1931.



Milan Kundera



O tcheco Milan Kundera, nascido em 1929, aparece com a obra “Risíveis Amores”. Nos sete contos, Kundera retira do amor e do sexo a seriedade que normalmente costuma recobri-los, com histórias que tentam repor alguma verdade na experiência amorosa. A mentira - ou a a arte de iludir e ser iludido - está sempre em foco, mas o engano, que se inicia como brincadeira, revela depois como o autoengano governa todos os aspectos da vida.



Kundera é também autor da célebre obra “A Insustentável Leveza do Ser”, também transposta para o cinema. Entre outros prémios, Milan Kundera recebeu, pelo conjunto da sua obra o Common Wealth Award de Literatura (1981), o Prêmio Los Angeles Times Book Prize (1984) por “A Insustentável Leveza do Ser” e o Prémio Jerusalém (1985).



Ficha técnica:

Direção: Luciana Barone

Mediação: Mariana Sanchez

Atuação: Marcio Mattana e Airen Wormhoudt

Músicos convidados: Felipe Ayres

Autores: Arthur Schnitzler e Milan Kundera



Serviço

EntreMundos – Mundo da leitura, leitura do mundo – 8ª edição

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 19 de outubro

Horário: quarta 20h

Ingressos: um livro não-didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: