segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lançamento - A moça do vestido azul

A moça do vestido azul
Título Original: Girl in a blue dress
de Gaynor Arnold

Tradutor: Vera Whately

Páginas: 420
Formato: 16x23



O LIVRO
Em seus últimos dias de vida, Catherine, a esposa rejeitada do escritor britânico Charles Dickens, entregou à filha Kate uma coleção de cartas que recebeu do marido quando ainda eram namorados, em troca de um simples favor: que as correspondências fossem doadas ao Museu Britânico. O objetivo? “Para que o mundo saiba que um dia ele me amou”, explicou Catherine. A vulnerabilidade e a mágoa por trás desta declaração inspiraram a escritora Gaynor Arnold a escrever um romance baseado nesta conflituosa relação conjugal.

A MOÇA DO VESTIDO AZUL faz um mergulho ficcional no relacionamento do escritor com a bela jovem por quem se encantou na juventude, mas que acabou rejeitando ao longo dos anos de vida conjunta. O romance recebeu excelentes críticas na Inglaterra e nos Estados Unidos e foi finalista dos prestigiosos prêmios literários Man Booker Prize e Orange Prize. “Arnold informa que A MOÇA DO VESTIDO AZUL é uma obra de ficção e que tomou liberdades de romancista para mudar muitas coisas (mais especificamente os nomes dos personagens). Estas liberdades e mudanças deixaram-na livre para escrever uma história emocionante sobre o peso de se amar um homem universalmente adorado”, escreveu o crítico do jornal The Washington Post.

Na recriação de Gaynor Arnold, Dorothea e Alfred Gibson apaixonam-se e se casam, mas a harmonia dura pouco. Uma relação tensa entre um homem genial e charmoso, com imenso carisma e uma carreira literária de inigualável sucesso na época, com uma mulher típica da Inglaterra vitoriana. Um homem adorado pelo público e obcecado pela notoriedade e uma mulher ofuscada pelo brilho e o magnetismo do marido. Dorothea se transforma em uma mulher ciumenta e ressentida, enquanto Alfred Gibson se afasta e vive aventuras extraconjugais até expulsá-la de casa e aliená-la dos filhos. No entanto, mais do que um relato da vingança de uma esposa humilhada, A MOÇA DO VESTIDO AZUL apresenta uma mulher relutante em ceder ao ódio ressentido, ao mesmo tempo em que traça um retrato fascinante da vida de um dos mais famosos escritores ingleses na Londres vitoriana.


CRITICA
Uma fabulosa descrição da era vitoriana.. com uma caracterização complexa e uma prosa suave.” The Observer


“Maravilhoso... O conhecimento que Arnold tem de Dickens é impecável.” – The Times











UMA RESENHA
Como vimos no final de sua vida, Catherine, a mulher de Charles Dickens, deu as cartas que havia recebido de seu marido para sua filha Kate, pedindo a ela para doá-los para o Museu Britânico, "para que o mundo saiba que ele me amou uma vez. "A vulnerabilidade incrível e angústia evidentes sob a superfície desta observação inspirou Gaynor Arnold escrever Girl in a Blue Dress , um romance de estréia deslumbrante inspirado na vida desta mulher trágica e ao mesmo tempo devotada. Arnold traz o espírito de Catherine Dickens à vida na forma de Dorothea "Dodo" Gibson -uma mulher que está condenada a viver na sombra de seu marido, Alfred, o autor mais famoso do mundo vitoriano. A história começa no dia de funeral de Alfred. Dorothea não está entre a multidão presente quando é colocado para descansar. Seu luto deve ocorrer dentro das paredes de seu apartamento modesto, um presente de despedida de Alfred como ele conduziu-a para fora de sua casa comum e sua vida a mais de uma década antes. Mesmo os próprios filhos podem salvá-la - a filha Kitty não estão lá para lhe oferecer conforto. Eles foram envenenados contra ela. Embora ela se recuse a vestir o traje apropriado luto, Dodo não pode vir a demonizar seu falecido marido. Em vez disso, ela reflete sobre os seus tempos juntos, o namoro clandestino e apaixonado, quando ele foi uma força de natureza e ela uma seguidora disposta a tudo, e os dias de seu casamento, muito antes das crianças minarem sua vitalidade e seu interesse.

Ela descobre o poder assustadoramente hipnótico do autor e celebridade se casou. Agora libertada de seu poder sobre ela, Dodo encontra a coragem para enfrentar seus filhos adultos, a irmã que a traiu, e a atriz encantadora que alegou o amor do marido e deixou seu coração dolorido. Um conto varrendo de amor e perda, que foi indicado tanto para o Man Booker Prize e o Prêmio Orange. Girl in a Blue Dress é uma visão íntima para a mulher que estava atrás de um dos homens mais estimados nomes da literatura e uma ruminação fascinante sobre o casamento que irá ressoar através dos séculos.


A AUTORA
Gaynor Arnold nasceu e cresceu em Cardiff, País de Gales. Criança, ela cresceu em uma casa alugada com os pais (ambos trabalhadores do comercio), avós e tia. Quando tinha 10 anos ela pediu para seus pais uma máquina de escrever. Ela voltou-se para a leitura de ficção após a morte de seu pai quando tinha 11 anos. Foi então que leu David Copperfield pela primeira das muitas das vezes. Estudou no Colégio St. Hilda, em Oxford, onde ela atuou em muitas peças, principalmente durante o Festival de Edimburgo e em uma excursão de os EUA. Descreve seu tempo em Oxford como "felicidade" - "foi uma experiência tão hedonista que, quando eu saí, eu pensei que realmente devia fazer algo com minha vida. " Após dois anos de formação para o trabalho social que casou-se com Nicolas (que ela conheceu em Oxford, onde estudava história na Magdalen College). Mudaram-se para Exeter, no sul da Inglaterra, onde frequentemente visitavam algumas das famílias mais carentes e disfuncionais. Com o tempo, ela diz que o trabalho tornou-se cada vez mais cansativo. Falando para o Daily Telegraph , ela diz, "Eu levei algum tempo depois de ter meu segundo filho, e quando voltei a trabalhar com crianças em risco, tudo ficou cada vez mais difícil. Os problemas tornaram-se mais grave, e finalmente enfrentei a questão do abuso sexual, que ingenuamente achava, quando eu comecei, que quase nunca aconteceu . Todos os processos de proteção à criança tornaram-se mais entrincheirados, e tornou-se cada vez mais difícil fazer o trabalho. " Desde 1996, Gaynor Arnold, agora 63 anos, tem trabalhado para a cidade de Birmingham , como parte de uma equipe de recrutamento para adoção e fomento. Ela e Nicholas, hoje professor universitário aposentado, moram em uma casa vitoriana grandes terraços, nos arredores da cidade. Eles têm dois filhos adultos. Por quase 40 anos, "postos de trabalho, filhos e vida" ficaram no caminho de sua escrita. Entrou em um grupo de escritores nos anos noventa e redescobriu seu amor pela escrita. Seu primeiro romance, Girl in a Blue Dress , foi publicado no Reino Unido no início de 2009 (agosto 2009 nos EUA). O livro foi lindicado para os Prêmio Orange de Ficção e o Premio Man Booker.


Falando sobre o livro descreve quais foram os seus processos de pesquisa - " Eu tenho que confessar que eu fiz muito pouco das tradicionais de pesquisa para este livro, já sabia um bocado sobre o meu assunto . Eu li uma breve história social do século XIX na Inglaterra só para me lembrar de determinados fatos, e depois disso, eu só esperava que tudo soaria bem. Eu acho que o valor do dinheiro era meu maior pesadelo, e depois coisas como modos de transporte (barouche ou carruagem? Táxi ou o transporte Hansom Hackney?). Peças de vestuário, provavelmente veio a seguir ( Está tudo certo para Dodo que usar uma peliça em 1870?). Então eu tive que verificar coisas como a geografia de Londres, como eram vários pontos no século XIX, se existiam pontes, quando o aterro foi construído, onde as linhas ferroviárias estavam. Eu usei livros que eu já tinha em casa ou (ocasionalmente) da internet. Mayhew's London Life foi bom para dar um gostinho das ruas, mas no final eu achei voltando para os romances de Dickens. Eles foram a maior ajuda. Ele é o melhor cronista do século XIX, e cheio de todo o tipo de detalhe que você não pode achar em outro lugar."

UM LANÇAMENTO







VISITE TAMBÉM












Nenhum comentário: