quinta-feira, 3 de novembro de 2011

AGENDA - PROGRAMAÇÃO CLP - Novembro


Novembro’11


:: Dia 3 | quinta -feira

Auditório, 21h30

Apresentação dos livros de canções Histórias de Cantar e O Segredo da Floresta de Margarida Fonseca Santos


Histórias de Cantar

Obra lúdica de carácter pedagógico.
Contém doze histórias para ler, cantar e aprender, as quais se encontram apresentadas em partitura para canto e piano.

Estas histórias podem ser ouvidas no CD incluído no livro.


O Segredo da Floresta

Depois do sucesso alcançado com o primeiro projecto de CantaStórias em 2009, com inúmeros concertos esgotados, chega agora o novo projecto O Segredo da Floresta, que uma vez mais “canta” as histórias para crianças.

Margarida Fonseca Santos, autora de livros infantis, voltou a juntar as suas histórias e músicas às orquestrações de Francisco Cardoso, à frente de um grupo de músicos experientes a comunicar para as crianças. As ilustrações são de Carla Nazareth.

Margarida Fonseca Santos

Nasceu em Lisboa, a 29 de Novembro de 1960. Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005. Começou a escrever em 1993 e neste momento dedica-se a tempo inteiro à escrita.

Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro. Orienta ateliers de escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens). Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!

É membro fundador do Clic – Clube de Literatura, Ilustração e Cª . É responsável pela rubrica histórias em 77 palavras na revista Pais & Filhos, com ilustrações de Francisca Torres. Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras, e pelo apontamento “Bicho-de-conta” (contos para crianças) na Antena 1, Programa “À volta dos dias”.

Ganhou vários prémios de onde se destacam Prémio Revelação Ficção APE/IPLB e Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca (1996). Paralelamente trabalha treino mental para a performance, bem como o uso pedagógico e terapêutico da metáfora.

http://margaridafonsecasantos.blogspot.com/

Piano bar, 21h30

Recordar 2010 com a «XII Grande Noite do Fado Académico»

Projecção do vídeo do espectáculo e do álbum fotográfico.

Participação do Grupo de Fados do ISEP e do Grupo de Fados de Farmácia da Universidade do Porto.

:: Dia 4 | sexta -feira

Auditório, 21h30

Apresentação do livro “O Último Cristão”de Sérgio Lorré


Piano bar, 23h00

Jazz no Clube

Sara Miguel Quarteto

A voz suave e intimista de Sara Miguel junta-se a um trio de excelentes novos valores do panorama do jazz nacional para apresentar alguns originais e revisitar standards de jazz, conferindo-lhes uma roupagem própria e original pela adição de influências de outros ritmos e sonoridades do mundo. Com Filipe Monteiro na bateria, Ricardo Pinto no piano e Sérgio Tavares no contrabaixo.

:: Dia 5 | sábado

Auditório, 17h00

Olhares Cruzados sobre a situação dos estudantes cabo-verdianos no Porto:

Integração, Associativismo, Desvio Social e Relação com as Autoridades

Daisy Correia da Silva (FEP)

Delila Leite (ERC)

Piano bar, 17h00

Abertura oficial da Exposição

«Tempo de Homenagem a António Portugal e António Pinho Brojo»

com entidades oficiais, convidados e amigos.

Porto de Honra e momento musical pela Tuna Feminina do ISEP.

Piano bar, 22h00

Fado no Clube

Fado de Coimbra com Trio Carlos Semedo

Piano bar, 23h30

"Eros e Psique: Palavras à Meia-Noite"

"Excursões às portas da Meia-Noite pelas palavras e pelos silêncios que Eros e Psique dizem e não dizem entre si. Eros e Psique, ou seja, o Fogo e a Borboleta, matérias mutuamente contrárias e atractivas que se tocam com e se transformam. A esta relação chama-se Vida e às suas expressões chama-se Arte. Com a intenção de apreender a unidade entre Eros e Psique, assim como entre Vida e Arte, estas excursões recorrem, em particular, ao transporte de Poiesis e à sua proximidade essencial com gestos musicais e dramáticos. Metodologicamente, este acontecimento visa estimular leituras, escritas e expressões originais, partindo de Criações contemporâneas e outras ainda sem forma bem definida, pós-contemporâneas, ainda no processo de viagem do Futuro para Agora - e vice-versa."

Os intervenientes serão sobretudo estudantes criativos de Psicologia e outras ciências leves.

Org.: Paulo Jesus

Galeria

Inauguração da exposição fotográfica evocativa:

« António Portugal e António Pinho Brojo - Um Dueto Concertante»

Produção de Adriano Ferreira Borges para o Grupo de Fados do ISEP

Cave, 16h00 - 18h00

Atelier Expressão Plástica para crianças “Efeitos de impressão” com Prof.ª Vânia Moreira


Crianças dos 5 aos 10 anos

Inscrições: 10 euros

Inscrições através do email clubeliterario@fla.pt ou na recepção do Clube Literário do Porto

“Gosto de tocar as cores. É como se tivesse o arco-íris na palma da mão”

(Isidro Ferrer, 2002)

Neste atelier a criança terá oportunidade de descobrir cores, texturas, imagens simples e complexas através da impressão. Os seus dedos transformar-se-ão em instrumento de desenho e de uma forma lúdico-criativa poderá criar uma série de formas/desenhos únicos.

Tal como não existem duas impressões digitais iguais também não existirão dois desenhos iguais. Com esta atividade, pretende-se que a criança, de uma forma empírica, adquira capacidade de analisar, compreender, refletir e agir/produzir, a partir de experiências que lhe sejam relevantes e significativas.

O objetivo deste atelier passa assim por possibilitar que a criança seja capaz de assumir o papel de intérprete do mundo e de refletir sobre o que a rodeia, tornando-se esta atividade num suplemento do trabalho realizado na escola e em casa.

:: Dia 6 | domingo

Cave, 14h30

«António Portugal e António Pinho Brojo - Um Dueto Concertante»

Produção de Adriano Ferreira Borges para o Grupo de Fados do ISEP

Café e Fado - Projecção integral do filme documentário e convívio com os participantes, grupos de fado, familiares e público.

(Entrada Livre)

Auditório, 17h30

Cooltiva-te


Para saber a programação, mais detalhes e informações sobre esta e futuras sessões, visite o website: http://cooltivate.wordpress.com/

Piano bar, 21h00

Musik Rainbow

Selecção musical DJ Martin’s

Early Years 70’s/80’s


:: Dia 7 | segunda-feira

Piano bar, 21h30

Obra Aberta

António Portugal e António Pinho Brojo em Fotografia e Filme Documentário

«António Portugal e António Pinho Brojo - Um Dueto Concertante»

Produção de Adriano Ferreira Borges para o Grupo de Fados do ISEP.

Apresentação e debate sobre exposição fofográfica e filme documentário

(concepção e estudos), com a presença do autor.

:: Dia 9 | quarta-feira

Auditório, 21h30

Obra Aberta - Design Gráfico

«Grande Noite do Fado Académico» e «Tempo de Homenagem»

Produção gráfica institucional do evento e da iniciativa cultural.

Apresentação e debate do trabalho seleccionado (concepção e estudos) com a presença do autor, João Castro.

Exposição dos restantes trabalhos apresentados a concurso pelos alunos da Escola Superior de Artes e Design ESAD), com a presença dos professores Susana Fernando e Elias Marques.

Piano bar, 20h00

Clube de Escrita Criativa

Apresentação exercício de auto-conhecimento: os monstros e os escudeiros

Inscrições prévias/entrada livre

Piano bar, 22h00

Tertúlia sobre charutos

(Oferta de 1 charuto por pessoa + venda de aguardente Aveleda a um preço simbólico - só nessa noite)

Parceria com Manuel Serrão e Aveleda

Participantes:

- Moderador: Manuel Serrão

- Convidados: Júlio Magalhães, Sérgio Oliveira (Casa Havaneza) e Manuel Soares (enólogo da Aveleda



:: Dia 10 | quinta-feira

Piano bar, 22h00

Quinta Essência

Tozéguitarras, música e voz

Manuela Leitão, declamação

:: Dia 11 | sexta-feira

Auditório, 21h30

“Crer em Deus e Saber Sobre Deuses”

Palestra com Onofre Varela

O anti-clericalismo da primeira República e o nacional-catolicismo do Estado Novo, são dois extremos que ainda hoje marcam a sociedade portuguesa na sua postura perante o fenómeno da Religião.

A ideia de Deus, sempre tão presente no nosso quotidiano, acaba por dominar as sociedades onde a crença religiosa tem mais penetração, mas, paralelamente, o pensamento ateu existe e goza de boa saúde.

A dicotomia entre crente e não crente é abordada através da leitura crítica do livro editado em Espanha “La fé explicada”, do padre católico norte-americano Leo J. Trese.

As suas perguntas primárias “Quem nos criou? Quem é Deus?” merecem a atenção do palestrante, que as confronta com outro pensamento que não o estritamente religioso, e conclui ser errado aquilo que Leo J. Trese afirma ser certo, e que as suas questões estão propositadamente mal formuladas com vista a seduzir os crentes menos avisados, mas que não colhem em pessoas mais informadas.

As razões dos crentes de várias sensibilidades religiosas, que em Fevereiro de 2007 se reuniram no pavilhão da Culturgest, em Lisboa, dando corpo a um ciclo de conferências subordinado ao tema “As Religiões dos filhos de Abraão”, são examinadas pelo raciocínio do não crente, que conclui ser “a dispensa do raciocínio” a condição essencial para se ser deísticamente crente, pois exime o religioso de pensar para além dos mandamentos da sua fé, de questionar e analisar os porquês dessa mesma fé que, não encontrando contestação nem dúvida, pode, no extremo, escravizar o crente.

Considerando que todos nós somos ignorantes, pois o conhecimento e o saber não será total para ninguém em tempo algum, conclui-se que a diferença existente entre o crer e o saber faz a qualidade do pensamento, e que em tudo, na vida, é incomparavelmente preferível saber do que crer.

Onofre Varela

Onofre Varela nasceu no Porto em Setembro de 1944. Iniciou-se no mundo do trabalho com 14 anos, como aprendiz de tipógrafo. Estudou Pintura Decorativa em regime de aulas nocturnas, enquanto exercia a profissão de desenhador litográfico.

Em 1965, ao serviço do Exército, partiu para a Guerra Colonial no território de Angola, onde colaborou com a revista Notícia, de Luanda, fazendo banda desenhada para o suplemento infantil Pica-Pau. A partir de 1968 exerceu funções de criativo gráfico em agências de publicidade de Lisboa e do Porto. Em 1970 entrou no mundo da imprensa.

Iniciou-se no jornal O Primeiro de Janeiro como maquetista, ilustrador e caricaturista, passando pelo Notícias da Tarde, O Jogo, O Comércio do Porto e Jornal de Notícias. Neste, exerceu o cargo de Ilustrador Principal. Em 1972 viajou a França e à Bélgica, com o intuito de por lá ficar a fazer banda desenhada, tendo-se avistado com Claude Moliterni em Paris, e falado com os chefes de redacção das revistas Tintin, Pilote e Spirou, em Bruxelas, e trocado correspondência com Hergé.

Colaborou com várias publicações periódicas, nacionais e regionais, (entre as quais O Tripeiro) e teve uma colaboração, na década de 80, na Rádio Televisão Portuguesa, no programa da manhã Às Dez, desenhando em directo a informação meteorológica.

Na RTP também participou em programas infantis executando desenhos a partir de traços iniciados por crianças. Expôs o seu trabalho em Portugal, Espanha, França, Turquia, Macau e Brasil, e foi premiado várias vezes, nacional e internacionalmente, pelo seu desempenho de gráfico e de cartunista.

Recebeu um prémio das Nações Unidas em 1984, pela criação de um logótipo tendo em vista a integração social dos delinquentes, e em 1998 foi-lhe atribuido o Diploma de “Profesor Honorífico del Humor”, pela Universidade de Alcalá de Henares, Madrid. É referido no Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX, da Porto Editora, publicado no âmbito da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, e no Dicionário Antológico de Artes e Letras de Gondomar (2008).

Após sair do JN (em 2000) com vista à reforma antecipada, estudou teatro no TEP e, como actor, representou teatro de Revista e Comédia no Teatro Sá da Bandeira e em grupos amadores de Gaia e Matosinhos. Interessado pelo fenómeno religioso desde a juventude, foi o iniciador do movimento que levou à criação da Associação Ateísta Portuguesa, da qual é membro dirigente. Atento ao discurso da Igreja, viu, leu e ouviu responsáveis eclesiásticos, que lhe forneceram material suficiente para escrever o livro "O Peter Pan Não Existe — Reflexões de um Ateu", publicado pela Editorial Caminho em Janeiro de 2007.

Neste momento tem no prelo um novo livro sobre o tema, com o título "O Homem Criou Deus", cujo lançamento deverá ocorrer ainda este ano de 2011.

Piano bar, 21h30

Dia de S. Martinho

Magusto tradicional e tertúlia com Fado e a presença do Dr. Augusto Camacho Vieira.

A «Lenda de S. Martinho» em Fado, pelo Grupo de Fados do ISEP.

Participação do Grupo de Fados de Farmácia da Universidade do Porto e do ilustre convidado, Dr. Augusto Camacho Vieira.

:: Dia 12 | sábado

Piano bar, 10h00-12h00

II Sessão «Guitarra Portuguesa para crianças»

Sessão de experimentação de guitarra portuguesa enlaçada com «estórias» de crianças crescidas.

Piano bar, 16h00

Palestra “Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império”

"Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império" pretende apresentar uma nova doutrina espiritista e espiritualista, racional e cintífica de base cristã que na História da Humanidade e pela primeira vez se apresenta como única, sendo completamente diferente de quaisquer correntes ou movimentos filosóficos ou religiosos então surgidos ou existentes estando naturalmente vocacionada para vir a ser um novo movimento idealista fundamentado nos princípios científicos do Evolucionismo e mobilizador de uma nova missão dos Portugueses no mundo".

Orador: Jacinto Alves

Auditório, 18h00

Lançamento do livro

«O Canto e a música de Coimbra Fotobiografia de Augusto Camacho Vieira»

Apresentação e tertúlia com a presença do autor - Eng.º Manuel Fernando Marques Inácio - e a participação do Dr. Augusto Camacho Vieira e do Grupo de Fados do ISEP.

Momento Musical

...

Nenhum comentário: