quinta-feira, 3 de novembro de 2011

evento - Instituto Cervantes tem programação especial na Virada Cultural

No próximo sábado, dia 5, durante a Virada Cultural, o Instituto Cervantes de Curitiba estará exibindo uma mostra especial de filmes falados em espanhol. Em sessões corridas das 14 às 17 horas serão exibidos “Atrapados en el paraíso”, “El balancin de Iván” e “Bregman, el siguiente”.

“Atrapados em el paraíso” (2001), da diretora chilena Cecília Barriga, é um documentário sobre uma viajante que percorre a selva peruana. Em Iquitos ela se encontra com uma série de personagens que ficaram vivendo na região, e por alguma razão a viajante os sente como estranhos aventureiros que permanecem "presos no paraíso". Entre eles está Walter Saxer, que resolveu permanecer no Perú depois de ter produzido o filme “Fitzcarraldo” de Werner Herzog.

“El balancin de Iván” (2003) é um curta-metragem do diretor argentino Dario Stegmayer. A história começa nos dias de hoje quando Ana regressa para a casa onde passou parte de sua infância durante a ditadura da Argentina, em meados dos anos setenta. Ali ela recordará dos últimos momentos que passou junto a seus pais e a seu irmão Iván.

O que chama a atenção no filme é sua dimensão histórica já que nos mostra um período muito difícil da vida na Argentina. O diretor Dario Stegmayer consegue destacar a falta de compreensão das crianças diante da gravidade de um problema político. Este drama nos leva a refletir sobre o destino dos opositores ao regime ditatorial da época. O filme também é uma homenagem aos órfãos argentinos da ditadura dos anos setenta.




Já “Bregman, el seguiente” (2003), do diretor uruguaio Federico Veroj, retrata, com ternura e humor os momentos em que Rafael Bregman se prepara para realizar seu Bar Mitzvá, quando deixará de ser um menino para se tornar adulto. O filme mostra este processo de crescimento, no qual o entorno social desempenha um importante papel que contribui para que o personagem assuma sua ‘maturidade’ ao mesmo tempo em que perde a inocência. “Bregman, el seguiente” traça um singular retrato da comunidade judaica de Montevidéu.





Serviço:

Mostra de filmes falados em espanhol: “Atrapados en el paraíso”, “El balancin de Iván” e “Bregman, el siguiente”.

Data: 5 de novembro

Hora: 14 às 17 horas

Local: Instituto Cervantes (Rua Ubaldino do Amaral, 927)

Entrada franca.

Informações: 3362-7320

Nenhum comentário: