quarta-feira, 9 de novembro de 2011

evento - teatro Rosane Gofman estreia na CAIXA Cultural em peça sobre a história de Israel






“A Varanda de Golda” conta com texto de William Gibson e direção de Ary Coslov





A CAIXA Cultural apresenta o espetáculo “A Varanda de Golda”, de 18 a 20 de novembro, que retrata um dos períodos mais ricos da história de Israel. O monólogo conta com a atuação de Rosane Gofman, texto de William Gibson e direção de Ary Coslov.



A peça traz à tona os dois lados da vida política da fundadora do Estado de Israel, Golda Meir, uma mulher enraizada nos conceitos éticos do kibbutz, que durante a guerra do Yom Kippur, como primeira ministra em 1973, lutou para conseguir a ajuda dos Estados Unidos, a única esperança de sobrevivência de Israel.



Com mais de 30 anos de carreira em teatro, a atriz Rosane Gofman enfrenta o desafio de interpretar essa grande mulher. “É muito difícil interpretar uma personagem que existiu, ainda mais uma grande mulher como a Golda. É uma peça difícil, com muito texto, e traz um certo medo mesmo, mas estou alucinada com esse trabalho, apaixonada pelo diretor e isso me dá tranqüilidade para enfrentar a responsabilidade de interpretar alguém tão importante para a história mundial”, revela a atriz, que já viveu no palco a experiência de outro monólogo, “Amor Perfeito de Denise Crispum”.



Rosane Gofman fala da parceria com o diretor Ary Coslov com bastante entusiasmo. O projeto da peça já existia há cerca de quatro anos, mas Coslov só assumiu a direção este ano. “Estou aprendendo muito com ele e isso está sendo muito importante para a criação da personagem. O Ary sabe muito sobre essa parte da história e me traz todas as informações que eu preciso”. Por outro lado, o diretor garante que a atriz é perfeita para o papel. “é um texto muito vibrante, com alguns suspenses e algumas surpresas, apesar de todos já conhecerem a história de Golda. É um bom exemplo da dramaturgia americana da mais alta categoria”, garante Coslov.



Golda se reveza entre telefonemas desesperados para Henry Kissinger e o embaixador dos Estados Unidos em Israel, Simcha Dinitz, e seu chefe de equipe, David Elazar. Revivendo sua história pessoal, ela nos leva aos seus primeiros anos sob o comando dos russos, para sua infância em Milwakee e sua paixão simultânea pelo Sionismo e por Morris, o homem com quem se casou.



A história Golda Meir retrata uma mulher determinada a fazer mais do que apenas bolinhos motza, integrando sua vida com a do país que lutou para ver nascer, em 1948. A peça se move organicamente do presente para o passado e transcende do pessoal para o político. “A Varanda de Golda” é uma peça muito bem recebida pela comunidade judaica e já recebeu elogios do Nobel da Paz, Elie Wiesel, do representante permanente de Israel na ONU, Dan Gillerman, e de diversos outros representantes de organizações judaicas.



A atriz:

Rosane Gofman iniciou a carreira de atriz em 1975, quando entrou para O Tablado de Maria Clara Machado. Durante cinco anos fez parte do grupo O Pessoal do Despertar, do qual também faziam parte Maria Padilha, Miguel Falabella, Daniel Dantas, Fábio Junqueira e Zezé Polessa. Com eles, montou espetáculos antológicos como Despertar da Primavera e Delito Carnal.



Por sua atuação na peça infantil "Parabéns Pra Você", Rosane ganhou o prêmio Mambembe de melhor atriz, em 1981. Na TV, a atriz participou de inúmeras novelas, como “Louco Amor”, “Escrito nas Estrelas”, “Vale Tudo”, “Chocolate com Pimenta”, “Por Amor” e “Tieta”, em que interpretou Cinira, um de seus personagens mais marcantes. No teatro esteve recentemente em cartaz com as peças “Toc Toc”, do francês Laurent Baffie, e “Amor Perfeito”, de Denise Crispum.



O diretor:

Ary Coslov iniciou sua carreira profissional como ator em 1963, com a peça "Aonde vais, Isabel?", de Maria Inês de Almeida. Até 1980 participou de mais de 20 peças, tendo atuações destacadas em "A Tempestade" de W.Shakespeare (1964), "Mortos sem sepultura" de Jean-Paul Sartre (1965), "Pequenos burgueses" de Gorki (1967), "Titus Andronicus" de W.Shakespeare (1975) e "A Fila" de Israel Horowitz (1979).



Passou a se dedicar então, à direção no teatro e na TV. Em 2008 recebeu os prêmios Shell e APTR (Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro) como melhor diretor de teatro pela peça "Traição" de Harold Pinter. Depois de 30 anos, voltou ao teatro como ator em 2010 com a peça "Produto", de Mark Ravenhill. Na TV atuou em diversas novelas, dentre elas um dos maiores sucessos da TV brasileira, “Escrava Isaura”. Sua estreia na direção foi como assistente no seriado “Carga Pesada” (1979) e já foi responsável pela direção de mais de 50 produções, entre novelas, minisséries, seriados e musicais. Seus últimos trabalhos na TV Globo foram as novelas “Duas Caras”, “Caras e Bocas”, “Tititi” e a atual “Fina Estampa”.



Ficha Técnica:

Elenco: Rosane Gofman como Golda Meir

Texto: William Gibson

Direção: Ary Coslov e Marcelo Aquino.

Duração: 80 minutos



Serviço:



Teatro: A Varanda de Golda

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 25 a 27 de novembro

Horário: Sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h). A bilheteria estará fechada no dia 15 de novembro.

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: