quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EVENTO - CINEVIRADA


CINEVIRADA



EVENTO -

CINEVIRADA




LOCAL: LARGO DA ORDEM


Dia 5, a partir das 20h30

PROGRAMA 1

TEMA CURITIBA – FILMES RECUPERADOS E CURTA PARANAENSE

CINEMATECA DE CURITIBA

Total do programa: 50 minutos


L’ETAT DU PARANÁ – Década de 1920 / 06’36’

Botelho Filmes – Cine jornal silencioso - 2ª secção - 1ª parte

Intertítulos em francês.

Aspectos urbanos de Curitiba; instrução pública; vias de comunicação e belezas naturais; Affonso Camargo em seu segundo mandato (1928).


CINE JORNAL [GROFF JORNAL]

Data e autor não definidos – 08’38”

Cine jornal silencioso.

O progresso vertiginoso de Curitiba – cenas de Curitiba, obras nas ruas.


II CONGRESSO DE ENGENHARIA E LEGISLAÇÃO FERROVIÁRIA, 1938 / 5’55”.

Cine jornal sonoro. Realização - Tupi Filmes Brasileiros.

Estação Ferroviária de Curitiba; Chegada dos congressistas recebidos pelo Superintendente da RVPSC Eng. Alexandre Gutierrez; Solenidade no Clube Curitibano; Aeroporto do Bacacheri; Visita do Ministro Mendonça Lima.


O TIRO RIO BRANCO,1939 / 09’42”. Autor não definido.

Cine jornal silencioso.

Parada pelo Dia da Pátria pelo Batalhão Tiro Rio Branco com presença do Interventor Manoel Ribas.


CINE JORNAL FUTEBOL – 6'31'' - data e autor não definidos

Cine jornal silencioso.

Paraná fulminou Santa Catarina por 3x0; Construção de Estádio; Interessante exposição de trabalho Linholene; Real vendeu caro a derrota C.A.M.A 4x2; Aberta ao tráfego estrada ingleza;


EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA – (BR, 2008 – 14min) Direção de Estevan Silveira. Baseado em contos do escritor paranaense Dalton Trevisan, o filme registra as mudanças em Curitiba e também fala dos tipos que habitam a cidade.



PROGRAMA 2

CONSULADO GERAL DA ITÁLIA DE CURITIBA

Total do programa: 21 minutos


LE UNITÁ DEGLI ITALIANI (Itália, 2011 – 21min). Direção de Fabio Nardelli. Documentário realizado pelo Laboratório de Vídeo História da Fundação para as Ciências Religiosas João XXIII com imagens da Teche Rai e Instituto Luce.

Construído com as imagens dos grandes arquivos cinetelevisivos da Itália, foi pensado para ser projetado nas praças de toda a Itália na noite entre 16 e 17 de março deste ano, na comemoração dos 150 anos da unificação da Itália. O documentário percorre toda a história italiana desde 1861 até os dias de hoje, desde Garibaldi até as duas grandes guerras, passando pela enchente em Florença, o boom econômico, o terrorismo, o sucesso de atores e esportistas que renderam fama à Itália em todo mundo


PROGRAMA 3

INSTITUTO CERVANTES

FILMES ANIMADOS DA ESPANHA

Total do programa: 52 minutos


CIRURGIA | Cirugía (País Basco/Espanha, 2006 – 2min15seg). Animação de Alberto González.

Não faça caso deste tremor.


MIDORI (País Basco/Espanha, 2006 - 8 min). Produção: Koldo Almandóz, Mirian Fernández Pascal. Arte: Angel Aldarondo, Koldo Almandóz.

Um entomólogo participa de um congresso em Kioto. Um dia decide visitar um templo ao invés de assistir uma palestra. É um dia normal de primavera, até que Midori aparece diante de sua câmera...

O PRÍNCIPE DO LIXO | El Príncipe de las Basuras |(Andaluzia/Espanha, 2008 - 7 min). Direção e roteiro: Francisco Antonio Peinado. Animação: Raúl Carvajal, Oscar Carámbano, Juan Ledesma, Francisco Antonio Peinado.

O príncipe do lixo é a história de um menino que vive em um mundo paralelo ao real, seu mundo, onde tudo são ruínas e escombros. Entre decadências e lixo distingue uma luz que cruza livremente um céu escuro e contaminado. Em sua busca se encontrará com os mais baixos, cruéis e malvados seres que jamais havia imaginado, os homens, que não descansarão até acabar com ele.

ESPAGUETI WESTERN (Andaluzia/Espanha, 2008 - 12 min). Direção: Sami Natsheh . Animadores: Gonzalo Bendala, Santiago López, Mariano López, Joaquín Aldeguer, Nicolas Bendala, Hugo R. Ortiz de Pinedo.

Um espagueti trovador nos relata, ao som de seu banjo, as aventuras e desventuras do intrépido Spaghetti Kid, o espagueti mais rápido do Oeste, e seus ferozes inimigos: os temíveis Índios macarrões e o malvado Fideo Jack.

A LENDA DO LADRÃO DA ÁRVORE DOS ENFORCADOS | La leyenda del ladrón del árbol de los colgados (Andaluzia/Espanha, 2009 - 13 min). Direção: Sami Natsheh - Animadores: Mariano López, Santiago López, Fabrizio Giovanetti, Sami Natsheh, Gonzalo Bendala.

Em uma aldeia esquecida nos campos de Córdoba, entre a Serra Morena e a perigosa rota dos bandoleiros, existiu uma vez uma árvore maldita da qual pendiam uma infinidade de corpos enforcados. Esta é a história de Sir Owen Mc Kinlei, o jovem viajante inglês que, recorrendo a Andaluzia em busca de aventuras, se atreveu a passar o limite do proibido para conquistar o coração da mulher que amava.

O INIMIGO | El enemigo | (Andaluzia/Espanha, 2008 - 9 min). Direção: Juanma Sánchez . Animação: Salomé Rivas, Juanma Sánchez.

Em princípios do século XX, um aviador do exército alemão tem um acidente quando sobrevoa o oceano Pacífico e vai parar em um pequeno atol a meio caminho de parte alguma. Toma posse de seu novo território e nesse momento começa uma luta contra um inimigo difícil de derrotar.


PROGRAMA 4

GOETHE - INSTITUT CURITIBA

DESENHOS ANIMADOS DA ALEMANHA

Total do programa: 61 minutos


JAM SESSION (Alemanha, 2005 – 10min). Direção de Izabela Plucinska.

O apartamento de Theresa e Viktor, um casal de meia idade, encontra-se acima de um clube de jazz. Devido à música, os dois não conseguem dormir. Poderia ser que o barulho do bar e da música fossem a perfeita distração para eles?


JANELA COM VISTA (Alemanha, 2001 – 9min). Direção de Vera Lalyko.

Você também não agüenta mais as duas velhas cortinas? A mesma vista triste durante anos? Dê um basta nisto! Aumente o seu conforto com o avanço tecnológico! Janelas ilusórias – as janelas do futuro!


NENHUM LUGAR PARA GEROLD (Alemanha, 2006 – 5min). Direção de Daniel Nocke.

Após dez anos morando juntos, os companheiros de apartamento, a gnu Ellen, está envolvida nisto? Se foi intriga ou não – os anos selvagens de outrora ficaram na lembrança.


CAIR (Alemanha, 2004 – 6min). Direção de Peter Kaboth.

Duas pessoas caem do telhado. Porém, a história trata das pessoas que se reúnem no local para acompanhar o que está para acontecer.


JANELA DE IMAGENS/IMAGENS DE JANELA (Alemanha, 2007 – 6min). Direção de Bert Gottschalk.

Fotos individuais de filme super 8 são contrastadas com janelas de fachadas de construções de uma cidade grande. Diversas fotos, vídeos e filmagens (found footage) foram compilados, processados de maneira analógica e digital e deram origem a uma peça musical clássica na forma de colagem.


A MENSAGEM (Alemanha, 2000 – 6min). Direção de Raimund Krumme.

A notícia “Ele está de volta” foi transmitida. Dependendo de quem a recebe e de quem a transmite, a mensagem muda de conteúdo, até o momento em que surge a discussão sobre o seu verdadeiro significado.


QUERCUS (Alemanha, 2004 – 12min). Direção de Vuk Jevremovic.

Um velho carvalho conta a história de sua vida. Ele lida com 2000 anos de história cultural em apenas 12 minutos – um desafio intelectual, uma aventura fascinante e uma festa para os olhos.


SR. SCHWARTZ, SR. HAZEN e SR HORLOCKER (Alemanha, 2005 – 7min). Direção de Stefan Müller.

Sr. Schhwartz está aborrecido com o barulho na quadra de apartamentos em que vive e chama a polícia. No início eles não conseguem encontrar nada, até que uma sequência de eventos infelizes cria o pior caos que se pode imaginar.



PROGRAMA 5

ALIANÇA FRANCESA DE CURITIBA

CURTAS DE ANIMAÇÃO FRANCESES

Total do programa: 79 minutos


CONCRETO | Béton (França, 2006 – 7min). Direção de Ariel Belinco e Michael Faust.
O cotidiano do mundo militar é perturbado pelo surgimento de uma pipa negra atrás dos muros altos.


JAMES MUNDO | James Monde (França, 2005 – 2min). Direção de Soandsau.
Aprendendo a respeitar o meio ambiente.


LINHA DE VIDA | Ligne de vie (França, 2002 – 13min). Direção de Serge Avedikian.

Frente aos absurdos e horrores de um campo de concentração, os desenhos de um prisioneiro representam o último testemunho de sua vida para seus companheiros. Uma noite, enquanto desenha, ele é surpreendido por um guarda.


NAQUELA ÉPOCA... | À l'époque... (França, 2005 – 8min). Direção de Nadine Buss.
Alguns alemães se refugiaram na França após a Libertação. Foi o caso do meu pai. Seu maior pesadelo era que descobrissem sua nacionalidade.


PASSAROS BRANCOS, PASSAROS PRETOS | Les Oiseaux blancs, les oiseaux noirs (França, 2002 – 4min). Direção de Florence Miailhe.

Uma parábola do bem e do mal onde pássaros brancos são pensamentos bons e pássaros negros são maus.


PONTO CEGO | Blindspot (França, 2007 – 3min). Direção de Johanna Bessière, Nicolas Chauvelot, Olivier Clert, Cecile Dubois Herry, Yvon Jardel e Simon Rouby.

Assaltante entra numa loja de conveniências com a intenção de roubar. Uma vovozinha com péssima visão faz compras. De repente, dá tudo terrivelmente errado.


TADEUS (França, 2000 – 6min). Direção de Philippe Julien e Jean-Pierre Lemouland.

Novo aluno no quinto ano da escola primária, Tadeus é da Chechênia e intriga seus colegas. Será que o admitirão em seu círculo?


DIAS DE CÃO | Dog Days (França, 2006 – 16min). Direção de Geoffroy de Crécy.

Grace, um bebê recém-nascido de uma família americana de classe alta, é trocada por Doug, um cachorrinho, bebê, de uma família americana de classe baixa.


NASCIDO PARA VIVER | Born to be live (França, 2004 – 7min). Direção de Dimitri Cohen-Tanugi.
Gato com cabeça grande, rejeitado por todos, tenta se matar – em vão!


O LOBO BRANCO | Le Loup blanc (França, 2006 – 8min). De Pierre-Luc Granjon.

Uma criança consegue domar um enorme lobo branco e montá-lo…


TRABALHANDO | Workin'progress (França, 2004 – 5min). Direção de Gabriel Garcia.
Bons trabalhadores nunca trabalham sozinhos. Com números vem a eficiência, até que a linha de produção escangalha. Um musical urbano com música frenética.



PROGRAMA 6

CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA POLÔNIA

CURTAS DA POLÔNIA

Total do programa: 65 minutos


A GRANDE FUGA (Polônia, 2006 – 6min23seg). Direção de Damian Nenow.

Solzinho é um carinha simplório que ganha a vida participando no programa de previsão do tempo na TV. Não faz nada importante, faz parte da cenografia nos espaços de calor informados no mapa, e é assim faz anos. Já está cansado desta monotonia e quer algo a mais. Um dia escapa de sua aborrecida realidade e, de repente, se encontra no mundo do interior da caixa da televisão onde tem um mundo surreal dentre os cabos e a eletrônica. E onde não esta sozinho...

GATA (Polônia, 2008 – 5min). Direção de Micha Socha.

Uma história “verídica” da relação entre homem e mulher. No espelho torto vemos as fazes do começo da paixão e as suas consequências. O encontro com um homem, festa, dança, amor.

Selecionado para o Minimalen Short Film Festival 2010 em Trondheim.


A ARCA (Polônia, 2007 – 8min). Direção de Grzegorz Jonkajtys.

Um vírus desconhecido dizima os humanos. Os que sobreviveram, desconhecendo a verdadeira natureza do vírus, saem em enormes barcos em busca de uma terra livre desta praga. Começa o êxodo liderado por um homem...

Premiado em Siggraph 2007 e Prixars International Competition for Cyber Arts.

AULA DO INFINITO (Polônia, 2008 – 14min50seg). Direção de Jakub Jablonski.

Uma viagem surreal do náufrago cósmico. Cápsulas de resgate perdidas, planetas distantes e um encontro direto com um intrigante alienígena. A mulher e o seu companheiro robô, exploram os mistérios do planeta. O tempo e o espaço lhes fazem varias brincadeiras.

CAMINHOS DO ÓDIO (Polônia, 2010 – 10min). Direção de Damian Nenow.
Luta. Não importa o seu tamanho ou a ideologia por de traz dela, não importa se são dois homens ou milhões. Ela só deixa cicatrizes - rastros sangrentos, caminhos do ódio... O filme é a breve história sobre os demônios que dormem no fundo da alma do ser humano e empurram-na ao abismo do ódio, fúria e raiva. Abismo que conduz para uma aniquilação inevitável ..

Ganhador de muitos prêmios neste ano, entre eles do “Melhor Animação” no ComicCon San Diego, no ECU-European Independent Film Festival, prêmio do júri de Dallas International Film Festival, de SIGGRAPH em Vancouver e Annecy Film Festival, etc.

A CIDADE PERDIDA DE SWITEZ (Polônia, 2010 – 21min). Direção de Kamil Polak.

Século XIX, um jovem homem é forçado a interromper sua viagem em uma grande floresta sombria e esmagadora. Após um momento de lucidez, se encontra entre demoníacos cavaleiros galopantes entre as árvores. Em sua fuga, cai em um lago e ao chegar ao fundo, encontra a cidade medieval de Switez.. Uma fabulosa mistura da animação em 3D com técnicas de pintura. Ganhador de muitos prêmios neste ano, entre eles do “Melhor Animação” em Palm Springs e “Melhor Curta” em Las Palmas, Gran Canaria, premiado também em Annecy Film Fesival, Cracow Film Festival e Belgrade Film Festival.


Cinemateca

Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.

Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: