quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

75ª Mostra Macunaíma de Teatro Até 23 de dezembro de 2011 mais de 50 montagens


75ª Mostra Macunaíma de Teatro Até 23 de dezembro de 2011 mais de 50 montagens

SALVE O PRAZER Data: 9, 10 e 11 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 1 Capacidade: 86 Gênero: musical Duração: 80 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Wanderley Martins Autor: Zeno Wilde Sinopse: A vida conturbada de Assis Valente, um sambista com uma obra importantíssima para o panorama musical brasileiro. Assis, como era bissexual, sofreu muito preconceito em sua época. Tentou várias vezes o suicídio. Sua obra paradoxalmente indica uma incrível vontade de viver.

O DOCE DELEITE DA MALDIÇÃO DO VALE NEGRO
Data: 9, 10 e 11 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Melodrama Duração: 80 minutos Recomendação (idade): 14 anos Direção: Lucas De Lucca Autor: Caio Fernando Abreu Sinopse: Uma donzela criada pelo padrinho e por uma velha governanta, impulsionada pelo sofrimento, busca suas origens e a reparação de erros do passado. A dona de um teatro e sua brilhante ideia de levar a novela - a grande paixão dos brasileiros - para o palco. Das telinhas para o proscênio - passando pelas coxias -, uma crítica e uma homenagem, repletas de paixão e fúria, mostrando o deleite - e a maldição - de ser ator.

A MENTIRA Data: 9, 10 e 11 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Tragicomédia Duração: 60 minutos Recomendação (idade): 7 anos Direção: Renata Hallada Autor: Nelson Rodrigues Sinopse: O que fazer para esconder a gravidez de Lucia, a filha mais jovem e “queridinha do papai”. Quem seria o pai da criança? Estaria longe? Ou tão perto que não ultrapassaria os muros de sua casa? Esses são alguns mistérios que rondam a tradicional família de Maciel e Ana.

ALEPH
Data: 10, 11 e 12 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Drama Duração: 55 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Adriano Cypriano Autor: Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Gabriel Garcia Marques, Itálo Calvino Sinopse: O questionamento da existência e suas angústias. O fazer artístico como vontade e como forma de evolução. A arte como caminho

ALEPH
Data: 10, 11 e 12 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Drama Duração: 55 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Adriano Cypriano Autor: Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Gabriel Garcia Marques, Itálo Calvino Sinopse: O questionamento da existência e suas angústias. O fazer artístico como vontade e como forma de evolução. A arte como caminho

O SOL ESTÁ QUENTE E A ÁGUA ESTÁ ÓTIMA Data: 12, 13 e 14 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 1 Capacidade: 86 Gênero: Comédia Duração: 100 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Zédú Neves Autor: Emílio Boechat Sinopse: Nas noites frias e sujas da cidade de San Francisco, a morte paira como uma bruma espessa por sobre a massa disforme de concreto armado onde se abrigam suas vítimas indefesas. Nesse mundo, onde o crime é uma constante, onde a lei não se atreve a penetrar, há sempre um assassino à espreita, esperando o momento certo de agir.

VAGÃO Nº 6
Data: 12, 13 e 14 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 2 Capacidade: 96 Gênero: Drama Psicológico Duração: 75 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Marcia Azevedo Autor: Nelson Rodrigues Sinopse: A partir de recordações e julgamentos, tenta-se descobrir quem se é. Em uma viagem pela vida, Vagão n. 6 nos transporta a um momento de reflexão. Inspirada na célebre obra de Nelson Rodrigues (Valsa n. 6), esta peça surpreende e questiona: o que vem a seguir?

OS PEQUENOS BURGUESES Data: 13, 14 e 15 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Drama Duração: 80 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Ariel Moshe Autor: Maximo Górki Sinopse: A crise de gerações dentro de uma família, também atordoada pelas mudanças sociais que não consegue e não quer absorver.

REI LEAR
Data: 13, 14 e 15 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Tragédia Duração: 90 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Felipe de Menezes Autor: William Shakespeare Sinopse: No fim da vida o olhar humano desloca-se para o passado à procura de algo que possa dar continuidade a sua existência. Um feito, uma marca, um reino, um filho... Tanto faz. O importante, para morrer em paz, é saber que ao menos na história ou na memória deixou-se algum vestígio da vida que se esvai. Rei Lear, é sobretudo, uma obra sobre este momento em que sanidade e loucura, senilidade e juventude, tradição e modernidade mesclam-se de forma tão intensa que as balizas temporais suspendem-se diante de nós fazendo com que o fio da vida, prestes a se romper, até suas duas pontas nesse ciclo magistral a que denominamos vida.

SACRA FOLIA Data: 16, 17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 1 Capacidade: 74 Gênero: Auto Satírico Duração: 70 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Lucas De Lucca Autor: Luís Alberto de Abreu Sinopse: Via Sacra da Família, Salve Salve-a da Folia, Desviada do destino Passa perto do perigo! Como então lhes ajudar? Se o sertão lhes confiar? Gente ágil sabe tudo, Guia esperto como um burro! Logo então vai começar, A saga sacra secular, O Rei Glutão há de saber, Menino Rei há de vencer! De que nada adiantar, O Rabudo-Cão pestanejar, Nem mateusa e boraceia, No Brasil tem gente honesta! Vinde, Vinde, ó família Vinde Viva a Folia, Vinde todos sertanejos Venha e faça o seu apreço, Do cordel deste momento, Será Deus "merrmo" brasileiro?

REVOLTA DOS PALHAÇOS Data: 16,17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Tragédia Duração: 75 minutos Recomendação (idade): Livre Direção: Wanderley Martins Autor: Chico Mário Sinopse: Somos apenas um amontoado de ossos, músculos e pele ou somos também capazes de sonhar... A partir desta indagação nossos andarilhos, ambulantes, vagabundos, acabam misturados nas artes circenses

REVOLTA DOS PALHAÇOS Data: 16,17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Comédia Duração: 70 minutos Recomendação (idade): Livre Direção: Luiz Baccelli Autor: Ariano Suassuna Sinopse: As aventuras de um sertanejo pobre e mentiroso, chamado João Grilo, o nordestino sabido, que luta pelo pão de cada dia, e atravessa vários episódios enganando a todos, ao lado de Chicó seu companheiro de estrada. Descritos como personagens picarescos pelo João Grilo e Chicó são os protagonistas desta história.

TEM CULPA EU? Data: 16,17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 5 Capacidade: 72 Gênero: Tragicomédia Duração: 60 minutos Recomendação (idade): 16 anos Direção: Zédú Neves Autor: Criação Coletiva Sinopse: A mente é sua própria soberana.

KASPAR OU A TRISTE HISTÓRIA DO REI DO INFINITO APRISIONADO EM SUA CASCA DE NOZ. Data: 20, 21 e 22 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Drama Duração: 90 minutos Recomendação (idade): 14 anos Direção: Reginaldo Nascimento Autor: Criação Coletiva Sinopse: Na Alemanha do século 19, o menino Kaspar Hauser foi mantido preso em uma cela, não se sabe por que, nem por quem. Privado, por anos, do contato com outras pessoas, o garoto não aprendeu a viver em sociedade. Não lhe ensinaram a falar, a usar talheres, não lhe ensinaram a cumprimentar falsamente, a mentir, a assumir modelos preconcebidos. Em 1928, Kaspar é arrancado de sua “casca de noz” e deixado à revelia na praça de Nuremberg. Está estabelecido o conflito: de um lado, um menino puro, cuja imagem traduz o modelo rousseauniano do “bom selvagem”; do outro lado, a sociedade, com suas regras, armadilhas e maldades.

ASSIM QUE PASSEM CINCO ANOS – LENDA DO TEMPO Data: 21, 22 e 23 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 2 Capacidade: 96 Gênero: Drama Duração: 70 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Zédú Neves Autor: Criação Coletiva Sinopse: O sonho se abate sobre o tempo flutuando como um veleiro. Ninguém pode abrir sementes no coração que sonha inteiro. Sombra do sonho, sem sintonia, cega-te e sufoca-te. Parece representar: um menino quer seu pedaço de pão em flores de aço transformar. O tempo se abate sobre o sonho afundando até os cabelos. A roda que gira do vento e do mar. Luas e mares sem abrir, ficam atrás; e a música do violino. Será que não existe... ?

Começou no dia 11 de novembro em São Paulo a 75ª Mostra Macunaíma de Teatro, com o tema “Razão e Sensibilidade”. Serão apresentadas mais de 50 montagens encenadas pelos alunos da escola, e dirigidas por seus professores, na maior mostra de teatro do país.
Uma novidade neste ano é que os alunos que freqüentam as aulas em Alphaville, Campinas e Mogi das Cruzes, também se apresentarão em suas respectivas cidades. Em São Paulo as apresentações acontecem na sede do Macunaíma, na rua Adolfo Gordo, 238, até o dia 23 de dezembro. O Macunaíma é a única escola que possui cinco teatros completos, para que os alunos possam exercitar, desde cedo, a interpretação em um palco de verdade. Uma vivência única, com técnicos especializados, iluminação e cenários de nível profissional. Cada turma funciona como uma unidade independente, onde o professor tem a possibilidade de escolher o texto e a interpretação de sua preferência. As Mostras de Teatro organizadas pelo Macunaíma têm sido a porta de entrada no mercado profissional de diversos atores consagrados. Elas são um diferencial que o Macunaíma tem em relação a outros cursos, por colocar todo semestre os alunos, os professores e profissionais para vivenciarem a prática teatral, num evento que envolve mais de 500 pessoas.

75ª Mostra Macunaíma de Teatro
De 11 de novembro a 23 de dezembro Ingressos: R$ 14,00 (R$ 7,00 meia) Bilheteria: na sede do Macunaima das 9h às 21h ou pelo site www.ingresso.com Tel: 4003.2330

eatros do Macunaíma 1, 2, 3, 4 e 5


www.macunaima.com.br Rua Adolpho Gordo, 238 – Barra Funda (11) 3217.3400

Nenhum comentário: