quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Camerata encerra temporada com o concerto “Magníficas”








A Camerata Antiqua de Curitiba faz neste fim de semana as suas últimas apresentações do ano, encerrando a temporada de concertos de 2011. A Camerata apresenta o concerto “Magníficas”, com regência de Wagner Polistchuk e solistas convidados. Além das apresentações na sexta-feira (16), às 20h, sábado e domingo (17 e 18), às 18h30, na Capela Santa Maria, haverá um ensaio aberto na sexta-feira (16), das 10h às 12h, quando o regente também se coloca à disposição para uma conversa sobre música com o público. A temporada 2011 da Camerata conta com patrocínio da Volvo.

O concerto deste fim de ano reúne um repertório de composições de autores eruditos contemporâneos, do Brasil e de outros países. Duas das composições escolhidas são versões atuais do tradicional cântico litúrgico Magnificat, criadas pelo inglês Gerald Finzi (1901-1956) e pelo italiano Marco Frisina (1954), ambas executadas em primeira audição pela Camerata. A soprano convidada, Natália Áurea, do Coro da Orquestra Sinfônica de São Paulo, atua como solista na execução do Magnificat de Marco Frisina.

A obra “Acordes Poéticos”, com textos da poeta Júlia da Costa (1844 – 1911), foi encomendada pela Camerata ao compositor cearense Liduíno Pitombeira (1962). Será uma oportunidade para os curitibanos conhecerem o trabalho de um dos mais premiados compositores brasileiros da atualidade. Sua música é reconhecida dentro e fora do Brasil. Tem sido executada por grupos estrangeiros, como Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Louisiana Sinfonietta, Red Stick Saxophone Quartet e New York University New Music Trio, e por brasileiros, como Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Outras novidades estão programadas para este concerto, que conta ainda com a participação como solistas da pianista Clenice Ortigara e do violoncelista Faisal Hussen. Fazem parte do programa também obras de Dimitri Cervo (Renova-te, Bachiana Brasileira), Stanislav Prokudin (Dois Intermezzos para Orquestra de Cordas) e Stuart McIntosh (A Vida de uma Mulher), todos eles compositores em plena atividade.



Serviço:

Concerto “Magníficas” – Camerata Antiqua de Curitiba

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Datas e horários:

16 de dezembro (sexta-feira), às 20h; 17 e 18 de dezembro (sábado e domingo), às 18h30

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

Ensaio aberto ao público: sexta-feira (16), das 10h às 12h (gratuito)

Nenhum comentário: