domingo, 4 de dezembro de 2011

GRUPO DO VIDIGAL DESCE O MORRO E SOBE AO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA





O espetáculo “Barrela” montagem do texto de Plínio Marcos revela a dura realidade carcerária do país



A CAIXA Cultural apresenta, a partir da próxima sexta-feira (9), a peça “Barrela”, obra do dramaturgo Plínio Marcos com atuação da companhia Nós do Morro, que fica em cartaz até domingo (11). Dirigida por Paulo Giannini, a montagem do grupo do Morro do Vidigal, favela do Rio de Janeiro, mantém as características do texto original e revela, de forma crua, a realidade carcerária do país.



Primeira peça de Plínio Marcos, “Barrela” é baseada em uma história verídica que aconteceu com um jovem na cidade de Santos (SP). Preso por uma briga de pequenas proporções, o rapaz foi estuprado por companheiros de cela. Solto, dois dias depois, jurou vingança e matou quatro dos presos que participaram da ação. Chocado ao ouvir o relato, Plínio Marcos decidiu contar a história em forma de diálogo, imaginando situações ocorridas antes, durante e depois do episódio do estupro.



“A peça fala sobre a disputa de poder entre os homens; sobre a reinvenção da ordem onde não há ordem; e sobre o ser humano, enjaulado e prestes a enlouquecer por terem tirado sua liberdade de se refazer, reaprender, renascer”, conta o diretor. A única alteração dada pelo Grupo à montagem original é a inclusão de um coro de atores para reforçar a ideia de superlotação. “O crescente interesse do público e as excelentes críticas ao espetáculo, na curta temporada do final do ano passado, nos deram a certeza da atualidade de Barrela e da importância de ampliar esse público”, completa Giannini.



“Barrela” teve uma única apresentação em novembro de 1959, quando foi proibida pela Censura Federal. Considerado forte e inadequado, o texto permaneceu censurado por 21 anos, sendo montado no início dos anos 1980.



O Nós do Morro:

Fundada em 1986, o Grupo Nós do Morro é uma associação cultural sem fins lucrativos com o objetivo de proporcionar o acesso à arte e à cultura para a população do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Sua trajetória é repleta de realizações, construídas a partir de uma filosofia de valorização do convívio coletivo, respeito à diversidade, solidariedade e busca da autonomia.



A qualidade da ação cultural desenvolvida pelo Nós do Morro obteve o reconhecimento da crítica e do governo brasileiro. Entre os prêmios recebidos, destacam-se a Ordem do Mérito Cultural e o Prêmio Escola Viva, concedidos pelo Ministério da Cultura, e a Menção Honrosa da UNESCO.



Ficha Técnica:

Texto: Plínio Marcos

Direção: Paulo Giannini

Direção de Produção: Zezé Silva

Diretor Artística: Guti Fraga

Elenco: Anderson Lugão, Artur Monteiro, Fábio Barcelos, Guilherme Coutinho, Hélio Rodrigues, Hélio Rosa, Hugo Alves, João Henrique Gago, Jonathan Azevedo, Leonardo Xavier, Luis Delfino, Nino Batista, Paulo Pereira, Luã Batista, Robson de Faria, Sander Santiago, Tiago Gomes

Duração: 60 minutos



Serviço:

Teatro: “Barrela”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 09 a 11 de dezembro de 2011

Horário: sexta-feira e sábado às 21h, domingo às 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 18 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: