domingo, 4 de dezembro de 2011

Literatura contemporânea da França e dos Estados Unidos encerra projeto de leituras






Livros de Jean Genet e Alan Lightman serão lidos na última edição do EntreMundos



Escritores do século 20, o francês Jean Genet e o norte-americano Alan Lightman terão trechos de seus livros lidos na Caixa Cultural. As obras dos dois autores encerram o projeto EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo, que chega a sua décima edição em 2011. O evento será na quarta-feira, 7 de dezembro, a partir das 20h.



Quem se encarrega da direção na última leitura da temporada é o curador do projeto, Flávio Stein. Para o encerramento, Stein escolheu os livros “A Criança Criminosa”, de Jean Genet, e “Sonhos de Einstein”, de Alan Lightman, que serão lidos por ele e pelo ator Mauro Zanatta. A ideia não é encenar ou fazer uma leitura dramática das obras, mas sim vocalizar as palavras que os autores imprimiram em suas páginas, transformando um hábito que costuma ser individual em uma experiência coletiva.



“Os universos temáticos de cada um dos autores são muito diferentes. Enquanto Genet fala em suas obras sobre os que estão à margem da sociedade – homossexuais, criminosos, entre outros – e questiona os limites entre as dualidades bem e mal; certo e errado, Lightman fala das pessoas comuns – o sapateiro, o rapaz que trabalha na farmácia, uma bibliotecária etc. – colocando em xeque o que o senso-comum acredita ser uma boa vida e o que dá sentido a ela”, explica Stein.



Como de praxe no projeto, as leituras serão acompanhadas por um fundo sonoro, utilizado para completar a narrativa. Nesta edição, o músico Marcelo Torrone vai tocar teclado, ajudando a criar uma atmosfera sonora para as palavras. A professora do Departamento de Letras da UFPR Sandra Stroparo será a mediadora do debate entre o público e a equipe do projeto, num bate-papo sobre os autores escolhidos, suas obras, a leitura e a trilha sonora da edição.





Os autores



Nascido em 1910 e filho de uma prostituta e de um pai desconhecido, Jean Genet foi adotado por um casal da Borgonha, que o viu partir quando alcançou a juventude. Passando por prisões e reformatórios, Genet passou a se dedicar aos seus primeiros romances e peças ao mesmo tempo em que afirmava sua homossexualidade. O escritor manteve amizade com outros intelectuais, como Jean Paul Sartre e Michel Foucault e entre suas obras consagradas, estão “O Balcão”, “Os Negros” e “Os Biombos”. A partir de 1970, Genet dedicou-se a causas sociais, parando apenas em 1986, ano de sua morte.



Alan Lightman nasceu em Memphis, nos Estados Unidos, em 1948. Desde jovem, demonstrou interesse por áreas distintas: as artes e as ciências. Na dúvida, optou pelas duas. Já no colégio, dedicava-se a projetos científicos independentes e também à escrita de poemas, recebendo posteriormente prêmios tanto em humanas quanto em exatas. PhD em Física e professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, publicou o elogiado bestseller “Sonhos de Einstein” em 1993.





EntreMundos



Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, que focavam na literatura de um determinado período ou de um espaço, “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.



Nas nove edições anteriores, foram lidos trechos de Giovanni Bocaccio, Lima Barreto, Paulo Venturelli, Voltaire, David Foster Wallace, Italo Calvino, Julio Cortázar, Roberto Bolaño, Milan Kundera, Anton Tchekhov, Lygia Fagundes Telles entre outros.





Ficha técnica:



Direção: Flávio Stein

Leitores: Mauro Zanatta e Flávio Stein

Mediação: Sandra Stroparo

Músico convidado (teclado): Marcelo Torrone

Curadoria: Flávio Stein

Direção executiva: Leandro Daniel Colombo

Obras selecionadas: “A Criança Criminosa”, de Jean Genet (França), e “Sonhos de Einstein”, de Alan Lightman (Estados Unidos)





Serviço:



EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo – 10ª edição



Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: quarta-feira 07 de dezembro

Horário: 20h

Ingresso: um livro não-didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Informações: (41) 2118-5111

www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: