segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CAIXA CULTURAL ABRE TEMPORADA COM A PERCUSSÃO MÁGICA DO UAKTI




Grupo mineiro realiza três shows na capital paranaense





A Caixa Cultural apresenta o grupo Uakti, de 13 a 15 de janeiro, abrindo a programação do teatro em 2012. Um dos principais grupos de percussão do mundo, o Uakti - formado por Artur Andrés, Paulo Santos e Décio Ramos – comemora 33 anos de atividade com o show “Uakti 4 Tempos”, uma síntese dos últimos trabalhos do grupo. Haverá também um workshop gratuito com os músicos no sábado (14), às 15h.



A proposta radical de fazer música com instrumentos não convencionais rendeu fama mundo afora, com uma orquestra de instrumentos inusitados construídos com materiais como vidro e pedras, além da criação de linguagens e sonoridades absolutamente originais, que são hoje a marca do grupo.



Serão executadas músicas dos álbuns “Uakti – Águas da Amazônia”, com música feita por Philip Glass tendo como tema as águas do Rio Amazonas; “OIAPOK XUI”, baseado em ritmos brasileiros e nas obras de Tom Jobim, Ary Barroso e Milton Nascimento; “Clássicos“, transposição de temas da música erudita para o universo sonoro do Uakti e “Trilobita”, que mescla a música de Elomar e Milton Nascimento com temas de inspiração oriental feitos pelo grupo.



Capitaneado por instrumentos já tradicionais, como o trilobita, a marimba de vidro e a torre, o show é uma incursão pela música inclassificável do Uakti, com as presenças da pianista Regina Amaral e da percussionista Josefina Cerqueira. As duas dão mais peso e ampliam as possibilidades de uso dos mais de 50 instrumentos criados pelo grupo, a partir do trabalho original e de vanguarda desenvolvido por Marco Antônio Guimarães.



O grupo:

O Uakti leva ao palco os instrumentos criados por Marco Antônio Guimarães. Aluno do suíço Walter Smetak, na Universidade Federal da Bahia, Marco Antônio desenvolveu uma técnica de criar instrumentos a partir de materiais do cotidiano, como tubos de PVC, cabaças, borrachas, apitos, placas de vidro e metais, rodas de bicicleta e uma gama cada vez maior de elementos que, aos poucos foram se transformando num som plural, original e mágico como a lenda indígena que deu origem ao nome.



Diz a história dos índios tukano, da região do Alto Rio Negro, que Uakti era um monstro de forma humana, com o corpo aberto em buracos, por onde o vento passava e produzia música. Ele seduzia e maltratava as mulheres e, por isso, foi morto. No lugar onde seu corpo foi sepultado cresceram três palmeiras. Da madeira destas palmeiras foram feitos instrumentos que reproduzem o som que o vento fazia ao passar pelos buracos do corpo do herói Uakti.



Desde o primeiro show, que aconteceu em 1980, o grupo já se apresentou em todo o Brasil, no Japão, na Europa e nos Estados Unidos, onde é contratado do selo Point Music, do compositor Philip Glass. Milton Nascimento, Paul Simon, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Manhattan Transfer, Mônica Salmaso, Grupo Corpo e Skank são alguns dos artistas que já fizeram parcerias com o Uakti.



Serviço: Música: Grupo UAKTI Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: de 13 a 15 de janeiro de 2012 Hora: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) Workshop com o Grupo UAKTI Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 14 de janeiro de 2012 Hora: sábado às 15h Ingressos: Entrada franca. As inscrições devem ser encaminhadas para caixacultural08.pr@caixa.gov.br Informações: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Nenhum comentário: