quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Caixa Cultural apresenta “Música para Gente Miúda”







Projeto infantil conta com três espetáculos diferentes





A Caixa Cultural traz para Curitiba o projeto infantil “Música para Gente Miúda”, de 20 a 22 de janeiro. O espetáculo conta com três apresentações, cada uma em dois horários: “Brincantes da Palavra Cantada”, “O Menino Teresa – Banda Mirim” e “Auto-ContraBaixo” do músico Tibô Delor.



O projeto nasceu da vontade de criar uma programação artística de qualidade para o público infantojuvenil, difundindo cultura e estimulando a formação de plateias. A ideia é aproximar esse público de produções artísticas e culturais que apresentam pontos de vista diversos em relação ao mundo em que se vive, considerando que a televisão, a internet e o cinema, são as principais fontes de entretenimento e cultura desse público.



Programação:

20 de janeiro - Brincantes da Palavra Cantada – espetáculo do núcleo Palavra Cantada

O encontro é um espetáculo interativo com os quatro músicos brincantes da coleção Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Nele são desenvolvidos jogos e brincadeiras musicais - o público assiste e participa ao mesmo tempo, experimentando as atividades oferecidas pela coleção.

Com o repertório da “Palavra Cantada”, entremeado por outras canções tradicionais brasileiras, o público responde adivinhas, faz percussão com o próprio corpo, desvenda o enigma dos instrumentos e aprende alguns conceitos musicais. No repertório estão presentes algumas músicas consagradas da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, como “Fome-Come”, “Ora Bolas” e “Pomar”, e músicas do universo tradicional das canções infantis, como “Peixe Vivo” e “Escravos de Jó”.

21 de janeiro - O Menino Teresa – Banda Mirim

O espetáculo de música infantil conta a história de Teresa, uma menina que resolveu, por um dia, virar menino para descobrir os segredos de quem usa cueca. A montagem recebeu o Prêmio APCA 2008 - Melhor Cenário e Prêmio Coca-Cola/Femsa 2008 – Melhor Atriz e Melhor Cenário.



A Banda mirim é um coletivo composto por 14 artistas (atores, músicos, cantores e artistas circenses) e inúmeros colaboradores que se destacam com espetáculos destinados ao público infantojuvenil. Desde 2004 se dedica a inventar e produzir atividades cênicas que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir em poesia e linguagem lúdica o universo das crianças.



22 de janeiro - Auto-ContraBaixo – músico Tibô Delor

Neste trabalho solo, Tibô Delor realiza uma performance musical mostrando as várias facetas do contrabaixo. Durante a apresentação, o espectador se torna testemunha da luta que o personagem trava com o instrumento: no começo um objeto enorme, pesado e estranho que aos poucos vai se transformando em instrumento de poesia, que fala, dança e ri.



Natural da França, Tibô Delor se formou no conservatório de Nice, como saxofonista. Descobriu a paixão pelo contrabaixo com o mestre André Mariller, se tornando, aos 19 anos, baixista acústico do Conservatório Superior de Músico de Paris. Foi integrante da Orquestra de Ópera de Paris durante quatro anos e da L’Orchestre de Contrabasses, grupo parisiense com a proposta de música instrumental teatral.



Serviço:

Música: Música para Gente Miúda

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 20 a 22 de janeiro de 2012 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta, sábado e domingo às 15h e 18h

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: