quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Produtores de 200 cidades e 15 países se inscreveram para o Grito Rock 2012

O maior Festival Integrado das Américas chega a décima edição, alcança a Europa e propõe alternativas colaborativas e sustentáveis de produção e circulação de artistas, agentes e tecnologias



Idealizado em 2002, em Cuiabá, pelo Espaço Cubo - um dos coletivos que deu origem ao Fora do Eixo -, o Festival Grito Rock é uma alternativa ao Carnaval e uma plataforma independente de circulação. Este ano, o projeto ocorre de 17 de fevereiro a 17 de março e reúne produtores de 200 cidades e 15 países, o que representa um aumento de 55% em relação a 2011, quando 130 cidades e 10 países sediaram o festival.



As edições de cada cidade são produzidas de forma interdependente, e tudo, principalmente a logística entre elas, é construído colaborativamente, com o propósito de tornar sustentável a circulação de artistas, agentes, produtores, produtos e tecnologias.



Em 2011, pela primeira vez, o Grito Rock foi executado nos 26 estados brasileiros e em outros 8 países (com cidades da América do Sul e Central). Para 2012 já são 15 países, incluindo o continente europeu e o México.



Grito Rock Internacional

Reflexo da conexão com diversos países latinos, este ano o Grito Rock se soma a 15 países e se estabelece em 14 cidades estrangeiras. Vários representantes da América do Sul e Central participam da décima edição: Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Honduras e Nicaragua.



O Festival ocorre também na Cidade do México, Los Angeles e em Braga (Portugal), realizado por brasileiros em parceria com agentes locais. “Recebi um convite e achei ótima a ideia de fomentar um evento brasileiro junto com mexicanos que já trabalham com o cenário independente, é uma grande chance de conectar os dois países através da música” - comenta a brasileira Marina Paschoalli, que está na produção do Grito Rock na capital mexicana.



Balanço

Até o momento foram registradas 203 inscrições, sendo que 61 cidades estão realizando o Grito Rock pela primeira vez. Entre os produtores, 38 estão na Região Sul, 36 da Região Nordeste, 81 no Sudeste, 13 no Centro Oeste e 19 na Região Norte. Boa parte desses produtores ainda não desenvolveram relação com o FdE, mostrando que o projeto transcende o Circuito e atrai produtores diversos para a realização do Festival.



Para os produtores, as inscrições aconteceram entre 22 de dezembro de 2011 e 12 de janeiro. Pra quem perdeu o período de inscrição e ainda quer participar, pode acionar os produtores e integrar a equipe de produção de alguma das cidades cadastradas.



A partir de 16 de janeiro, os produtores abrem as vagas para receber atrações nos festivais e os artistas interessados devem se inscrever via Toque no Brasil: são aproximadamente dois mil shows em todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes. A curadoria e o período de inscrição fica a cargo de cada produtor e os convocados serão informados com antecedência mínima de 10 dias da apresentação. As inscrições são todas gratuitas e online.



O Grito Rock América Latina é uma iniciativa apresentada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. É realizado pelo Fora do Eixo e Fora do Eixo América Latina.



Fora do Eixo
Rede de trabalho, colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 100 pontos que há cinco anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura.


Saiba mais: foradoeixo.org.br/institucional

Nenhum comentário: