quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Macário, ou do drama romântico em Álvares de Azevedo de Andréa Sirihal Werkema


Macário, ou do drama romântico em Álvares de Azevedo
de Andréa Sirihal Werkema


Coleção: Origem
2012. 252 p.

Ao ocupar lugar destacado em nossa literatura, não só pela qualidade de vários de seus textos, como por sua postura antinacionalista em tempos de ufanismo e também por seu marcado pendor para o exame crítico dos fenômenos estéticos, Álvares de Azevedo parece ser o protótipo do intelectual romântico, que une ao recuo para dentro da subjetividade uma preocupação com os processos inerentes ao fazer poético. Este livro toma como objeto de análise uma de suas obras, Macário, peça-problema que tornou imperativa a criação de um sistema crítico que a ela se adaptasse, por questões metodológicas, valorativas e históricas, assim como por consideração à singularidade da obra deixada pelo jovem autor.

Esta tese propõe uma leitura do drama "Macário", de Álvares de Azevedo, como exemplar de um gênero problemático no quadro das formas literárias do Romantismo brasileiro. Para isso buscamos traçar um rápido panorama teórico de correntes críticas e experimentais do movimento romântico, localizando no drama romântico problemático uma das formas do questionamento do Romantismo frente aos gêneros literários clássicos, ou já estabelecidos pelo cânone. A leitura de "Macário" seria a base para uma reflexão acerca dos caminhos que o Romantismo brasileiro tomou, a partir da encruzilhada entre um nacionalismo literário quase obrigatório e uma preocupação com a sondagem estética, como formas viáveis de estabelecer uma autonomia cultural entre nós.

A AUTORA
ANDRÉA SIRIHAL WERKEMA é doutora em Literatura Brasileira pela UFMG, onde atua como professora e pesquisadora em Literatura Brasileira, com ênfase no século XIX. Bolsista da CAPES, desenvolve pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG.

LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: