domingo, 18 de março de 2012

AGENDA - PROGRAMAÇÃO CLP - março

:: Dia 22| quinta - feira

auditório, 21h00

Palestra O Despertar da Consciência

:: Dia 23| sexta - feira

auditório, 21h00

1º CICLO DE LEITURAS FILOSÓFICAS – “ÉTICA” de Baruch Espinosa (sextas-Feiras de março, Clube Literário do Porto das 21h00 às 23h00

piano-bar, 22h30

Concerto pelos alunos do Curso de Canto Jazz

Prof. Sara Miguel

:: Dia 24| sábado

auditório, 17h00

Apresentação de uma conserva de atum dietético .

Esta conserva foi devidamente testada e aprovada pelo saudoso Dr. Emílio Peres, considerado o pai dos nutricionistas portugueses além do reconhecimento internacional que teve em vida como especialista em nutrição.

piano-bar, 17h30

Recital Canto e Piano

Ana Barros - Soprano

Isabel Sá - Piano

piano-bar, 21h30

Palestra
"Guilhermina Suggia e Pablo Casals:
história de uma relação artística e de amizade ao longo de três gerações".
pela Violoncelista Madalena Sá e Costa em conversa com o Violoncelista Jed Barahal
Momento musical
Religioso de Golterman para quatro violoncelos
com a coloboraçao dos violoncelistas Valter Mateus, Fernando Costa e Cíntia França

Cíntia França, violoncelo

Nasceu a 31 de Julho de 1990. Iniciou os estudos musicais aos 6 anos na Academia de Música de Espinho, aos 7 anos iniciou os estudos de Violoncelo na classe da professora Gisela Neves. Em 2003 foi Bolseira da Academia de Música de Espinho. Em 2004 fez um Curso de Aperfeiçoamento Musical de Violoncelo orientado pelo Professor Paulo Gaio Lima realizado na escola de Música de Fornos.

Em 2005 ganhou o 1º Prémio na Categoria B do Concurso Interno (Violoncelo) da Academia de Música de Espinho. Frequentou um Seminário de Violoncelo como executante orientado pelo professor Paulo Gaio Lima organizado pela Academia de Música de Espinho e frequentou os Cursos de Música Luiz Costa em Fralães na classe de Violoncelo sob a orientação do Professor Jed Barahal.

Em 2006 e 2007 frequentou Seminários de Violoncelo como executante orientados pelo professor Paulo Gaio Lima organizados pela Academia de Música de Espinho. Em 2007 obteve o 1°prémio nos Prémios de Mérito da Academia de Música de Espinho

Participou em 2007 num recital na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos.

Em 2008 participou na Master Class de Violoncelo orientada pelo violoncelista Romain Garioud inserida no Festival Internacional de Música de Espinho e frequentou os Cursos de Música Luiz Costa em Fralães na classe de Violoncelo sob a orientação do Professor Paulo Gaio Lima. Em 2009 obteve o 1º prémio na categoria A (Violoncelo) no Concurso Interno de Instrumentos de Arco. Participou no Ensemble de Violoncelos pelas Academias de Música de Espinho e Paços de Brandão.

Realizou um estágio como violoncelista na orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho sob a orientação do Maestro Cesário Costa e posteriormente um outro estágio com a Orquestra Clássica de Espinho sob a direcção do Maestro Pedro Neves. Participou em diversas actividades da Casa da Música entre as quais a "Ópera Brundibar", "Coro de Natal" com o Remix Orquestra e a "Ópera The Golden Vanity". Fez o exame de 8º grau em Julho de 2009 com 19 valores.

Fernando Costa

Fernando Costa, natural de V.N. Gaia, nasceu em 1991. Iniciou os seus estudos de Violoncelo em 1998 com o Professor Valter Mateus, no Conservatório Regional de Gaia, tendo no 1º grau a professora Isabel Delerue. Mais tarde, retomou os estudos com o Professor Valter Mateus. Conclui o curso complementar de violoncelo com nota máxima, no ano lectivo de 08/09. Actualmente frequenta o 3º ano de Licenciatura na ESMAE na classe de Violoncelo de Jed Barahal. Em 2010 foi distinguido com bolsa de mérito do Instituto Politécnico do Porto.
Trabalhou com professores como José Augusto Pereira de Sousa, Paulo Gaio Lima, Dimitri Ferschtman, Romain Garioud, Márcio Carneiro, Anne Gastinel, Natalia Gutman, Pavel Gomziakov, Filipe Quaresma, Lluis Claret, António Meneses, entre outros.
Obteve o 1º Prémio no Concurso Interno de Cordas do Conservatório Regional de Gaia (2004); 1º Prémio no 13º Concurso Santa Cecília (2011); 1º Prémio no Prémio Jovens Músicos 2011, Categoria Violoncelo, Nível Superior; Menção honrosa no Prémio Jovens Músicos 2009, Categoria de Violoncelo, Nível Médio. Foi laureado com o 3º Prémio do Prémio Jovens Músicos 2007, Categoria de Música de Câmara Nível Médio e Recebeu Menção Honrosa no "I Concurso de Composição Musical, Gaia 2008".
Apresentou-se como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, Filarmonia de Gaia e Orquestra Clássica do Conservatório de Gaia.
Integrou a Orquestra Filarmonia de Gaia, Orquestra Clássica do Conservatório Regional de Gaia e Orquestra Sinfonieta da Esmae. Em 2007, trabalhou em estágio numa orquestra de jovens pertencentes à União Europeia, BISYOC. Participa, também, como músico e co-arranjador na Orquestra Juvenil de Gaia e Orquestra Metropolitana (projectos de inclusão) e Orquestra de Câmara de Gaia.
Trabalhou sobre a direcção de vários maestros como Rui Massena, Pedro Neves, André Lousada, António Saiote, Nayden Todorov, Florin Totan, Pieralberto Cattaneo, German Cáceres, Harry Lyth, Eduardo Rahn, Julian Gibbons, Berislav Skenderovic, entre outros. Trabalhou em música de câmara com os professores Valter Mateus, Pilar Andrino, Dario Golcic, DimitrisAndrikopoulos, Marta Eufrázio, Ryszard Woycicki, Miguel Borges Coelho, entre outros.

Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com/

Nenhum comentário: