domingo, 18 de março de 2012

AS CORDAS DEDILHADAS DE GUILHERME DE CAMARGO NA CAIXA CULTURAL






Músico apresenta recital solo de alaúde na Série Solo Música


A CAIXA Cultural recebe, no dia 20 de março, o músico paulista Guilherme de Camargo. Um dos mais importantes instrumentistas de cordas dedilhadas no Brasil, Guilherme apresenta um recital com teorba, guitarra barroca e alaúde renascentista, exibindo uma amostra das possibilidades e particularidades dos instrumentos antigos. No programa estão obras inglesas, espanholas e francesas de Robert de Visée, John Dowland, Thomas Robinson, Gaspar Sanz e Santiago de Murcia.

Mestre em musicologia e bacharel em violão erudito pela Universidade de São Paulo, Guilherme vem se destacando como um dos mais importantes instrumentistas de cordas dedilhadas antigas do Brasil, realizando um trabalho pioneiro e empreendedor, levando às salas de concerto do Brasil e do exterior a música para alaúde, teorba, guitarra barroca, viola de arame e guitarra romântica. Além do trabalho como solista, realiza concertos junto às mais conceituadas formações brasileiras, como a Osesp, o Coro da Osesp, a Osusp, o Coral Paulistano, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras, bem como diversos concertos na Europa e América do Sul.
Atua como arranjador e produtor musical, dono de uma discografia que inclui oito CD’s, com destaque para o grupo Novo Ovo Novo, que propõe, através de arranjos ousados, uma releitura contemporânea do repertório dos séculos XII a XIX. Com este grupo lançou em 2008 o CD “Velho Mundo Novo”, e em 2009 o CD “Novo Ovo Novo”, dedicado ao repertório ibérico. Entre agosto e dezembro de 2009 gravou mais dois CDs, dedicados ao repertório brasileiro e ao registro integral do “l’Estro Armonico”, de Vivaldi.
Como professor tem praticado pela primeira vez no Brasil o ensino em alto nível dos instrumentos de cordas dedilhadas antigas, atuando junto a conceituadas escolas e em cursos de férias, como a Oficina de Música de Curitiba e o Festival Internacional de Juiz de Fora. Realiza também workshops e palestras em diversos estados brasileiros, levando a todo o país o ainda desconhecido universo das cordas dedilhadas antigas
Solo Música:
A série Solo Música pretende manter em 2012 a diversidade que a caracteriza. “Haverá recitais raros de música antiga, música indiana, jazz, música regional e de improvisação. Também vamos promover apresentações de instrumentos inéditos, como é o caso de viéle e da viela de roda”, conta o produtor da Série, Álvaro Collaço.

Programação 2012:
28/02 – Zé Miguel Wisnik – piano e voz
20/03 – Guilherme de Camargo - alaúde e outros instrumentos de cordas dedilhadas
24/04 – Marcelo Pretto - voz e corpo
29/05 – Cléa Galhano - flauta doce
26/06 – Rogério Gulin - viola brasileira
31/07 – Carmelo de Los Santos - violino
28/08 – Vivabiancaluna Biffi (Itália) – viel e voz
25/09 – Ratnabali (Índia) – voz e harmônio
23/10 – Marília Giller – piano e teclados
27/11 – André Abujamra – voz, guitarra e efeitos
11/12 – Germán Diaz – viela de rosa e caixinha de música

Serviço:

Música: Série Solo Música – Guilherme de Camargo (alaúde e instrumentos antigos de cordas dedilhadas)

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 20 de março de 2012

Hora: terça-feira 20h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h).
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: