sexta-feira, 9 de março de 2012

QUADRINHOS GANHAM VIDA NO PALCO DA CAIXA CULTURAL






Projeto literário “Cena HQ” vai encenar graphic novels de diversos autores nacionais






A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (14), o novo projeto literário “Cena HQ”, com direção de Paulo Biscaia Filho. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, serão realizadas, mensalmente, leituras dramáticas de graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. A curadoria dos autores é de José Aguiar e a curadoria dos encenadores é do próprio diretor. O encontro entre quadrinhos e cena deflagra discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com debate entre o encenador e o autor da obra de cada leitura.



A primeira graphic novel a ser adaptada será “Vigor Mortis Comics”, que terá adaptação para a leitura dirigida por Dimis Sores, da Cia Bife Seco (indicado como melhor diretor por sua peça de estreia, “Vivienne”, na última edição Troféu Gralha Azul). A obra foi lançada no ano passado, pela Zarabanata Books, e figurou nas listas dos melhores lançamentos nacionais em quadrinhos, em 2011.



“Vigor Mortis Comics” conta com oito histórias, inspiradas por personagens de montagens de Paulo Biscaia Filh, com a companhia Vigor Mortis. O roteiro é assinado por Biscaia e Aguiar e os desenhos são de DW e Aguiar. São histórias recheadas de humor e terror, que trazem as aventuras de Oswald o Morto Vivo, Tom o Cataléptico e do Homem Sombra, entre outras figuras bizarras do universo da companhia.



Depois desta primeira leitura, o projeto apresentará, mensalmente, novas obras de autores como Lourenço Mutarelli, André Diniz e Sandro Lobo, entre outros. As direções ficarão sob a batuta de grandes nomes do teatro curitibano, como Edson Bueno, Sueli Araújo, Nina Rosa, Marcio Mattana e outros. Mais informações podem ser encontradas no sítio da CAIXA Cultural (www.caixa.gov.br/caixacultural) e no blog da série (http://cenahqbrasil.wordpress.com).



Serviço:
Literatura: Cena HQ
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 14 de março de 2012 (quarta-feira)
Hora: 20h
Ingressos: Um livro não didático
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça-feira a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: