segunda-feira, 16 de abril de 2012

Arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, participa de bate-papo no MON




Nesta terça-feira, dia 17, inaugura no Museu Oscar Niemeyer a exposição “A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção”, que apresenta um recorte da trajetória de sucesso do arquiteto João Filgueiras Lima. A mostra é uma parceria do MON com o Museu da Casa Brasileira (MCB), que tem a curadoria do arquiteto e professor da Universidade de Delft, Max Risselada e do arquiteto e diretor técnico do MCB, Giancarlo Latorraca.

Antes da abertura da exposição, que tem os apoios do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná – CAU/PR e do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Paraná – IAB-PR, Lelé participa no auditório Poty Lazzarotto, às 19 horas, de um bate-papo, com entrada franca, com os arquitetos Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, e Sérgio Rodrigues. Na oportunidade eles irão conversar sobre a experiência do Instituto Habitat, que tem entre seus objetivos oferecer habitação adequada a populações carentes, com foco na melhoria das condições de moradia, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na consciência da preservação e desenvolvimento ambiental.

Carioca nascido em 1932, Lelé participou, quando tinha 25 anos, da equipe que construiu Brasília. Em 1967, um grave acidente automobilístico quase interrompeu sua carreira. Mas ele superou a adversidade e, a partir de então, repensou o fazer arquitetônico. Lelé passou a projetar hospitais, centros de reabilitações, além de outras edificações, sempre levando em consideração o bem-estar das pessoas.

A trajetória de Lelé

Nesta exposição do Museu Oscar Niemeyer será possível conhecer, por meio de maquetes, plotagens e audiovisuais, parte da obra de Lelé, que está presente em várias cidades, como Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.
Na opinião do antropólogo Roberto Pinho, um dos autores do livro A Arquitetura de Lelé: Fábrica e Invenção, “a trajetória de João Filgueiras Lima, o modesto Lelé, está pontuada por um extenso acervo de projetos relevantes na produção nacional de reconhecida importância, resultado de uma mente inquieta, investigativa, um espírito culto, ético e muito rigoroso”. Pinho, destaca, também, que os projetos de Lelé “atendem ao conforto ambiental da melhor forma possível, valendo-se da ecologia, da geografia, da luz solar, dos ventos dominantes, da topografia e da escala correta. São edificações implantadas em harmonia com o meio ambiente e com o terreno, como resultado de uma síntese entre todos os conhecimentos disponíveis, aplicados em cada caso do modo mais adequado”.

Serviço


“A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção”
Abertura: 17 de abril, às 19 horas. Bate-papo com a presença de João Filgueiras Lima (Lelé), Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues, no auditório Poty Lazzarotto do MON. Entrada franca.

Exposição: 18 de abril a 15 de julho de 2012.
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00.
No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)
Mais informações: (41) 3350-4400

Nenhum comentário: